sábado, 28 de maio de 2011

PREVISÃO DO TEMPO PARA O NORDESTE

Mapa Nordeste
Neste domingo, o tempo fica instável no litoral sul da Bahia, onde o sol aparece entre muita nebulosidade e chove a qualquer hora. Já no centro-sul do Maranhão, do Piauí e do Ceará, no sertão de Pernambuco e da Paraíba, no Seridó potiguar e no interior da Bahia, o sol brilha forte e ainda não há condições de chuva. Nas demais áreas do Nordeste, chove rápido no decorrer do dia, mas o predomínio é de sol.

FUTEBOL INTERNACIONAL

Barcelona dá show e conquista a Copa dos Campeões pela 4ª vez
DE SÃO PAULO

Com um futebol bonito, o Barcelona derrotou o Manchester United neste sábado, por 3 a 1, no estádio Wembley, em Londres, na Inglaterra, e conquistou o título da Copa dos Campeões pela quarta vez na sua história.
O time espanhol já havia conquistado o torneio mais importante da Europa nas temporadas 1991/92, 2005/06 e 2008/09. Nesta última, justamente contra o Manchester, em Roma. Em 1992, ganhou o título também em Wembley, contra a Sampdoria.
No duelo entre dois campeões nacionais, o Barça, com um futebol envolvente e imprevisível, dominou o Manchester. Pedro abriu o placar aos 26min. Rooney, ainda no primeiro tempo, deixou tudo igual.
Nos primeiros 45 minutos, o time inglês acertou apenas um chute a gol --e foi certeiro. Depois do intervalo, o Barcelona voltou a impor o seu ritmo e contou com a velocidade do seu ataque. Aos 8min, Messi colocou a equipe espanhola novamente na frente do placar. O argentino marcou seu 12º gol na competição, artilheiro absoluto.
O argentino igualou o recorde do atacante holandês Van Nistelrooy, que também havia marcado 12 gols em uma mesma edição da Copa dos Campeões, em 2002/03. Aos 23min, Villa fechou o placar com um golaço.
Um show a parte do Barcelona, que terminou a partida com 63% da posse de bola e 19 chutes a gol, contra apenas quatro do adversário. O goleiro Van der Sar, que fez sua última partida como jogador profissional, teve que fazer oito defesas, enquanto Valdes quase não foi exigido.
O JOGO
O técnico Josep Guardiola surpreendeu e escalou o lateral esquerdo Abidal como titular. O argentino Mascherano foi improvisado na defesa no lugar de Puyol, que sentiu um desconforto muscular e ficou de fora. Na frente, o já famoso trio formado por Villa, Messi e Pedro.
Do outro lado, Ferguson mandou a campo um Manchester bem o seu estilo, com Rooney e Hernandez no ataque, Giggs no centro do meio de campo, ajudado por Carrick, Valencia e Park pelos lados.
Com uma marcação alta e lançamentos profundos, o time inglês sufocou o adversário no início. Mas o Barcelona precisou de dez minutos para colocar a bola no chão e fazer o seu jogo. Depois do começo nervoso, a equipe de Guardiola girou a bola pelo meio e encontrou espaços pelo lado direito, com Daniel Alves.
Aos 17min, Pedro teve a primeira chance após cruzamento justamente da direita. Villa, em um minuto, arriscou dois chutes a gol. No primeiro, a bola passou perto da trave. No segundo, Van der Sar fez boa defesa. Aos 26min, após um erro na saída de bola do Manchester, o Barça não perdoou.
Xavi achou Pedro pela direita e o atacante bateu rasteiro para abrir o placar. O Manchester sofria para fazer a bola chegar ao ataque. Mas conseguiu o empate em uma jogada bem tramada. Aos 33min, Rooney tabelou com Giggs na entrada da área e chutou de primeira para as redes.
O Barça, porém, não se abateu e voltou ainda mais veloz para o segundo tempo. No seu melhor estilo, com jogadas envolventes e improváveis, não foi difícil chegar ao segundo gol. Aos 8min, Messi arriscou de fora da área e surpreendeu Van der Sar.
A equipe espanhola tomou conta do jogo e bombardeou o goleiro holandês. Rooney era pouco para o Manchester. Hernandez quase não apareceu. Aos 23min, o Barcelona resolveu a partida. Villa chutou colocado da entrada da área e colocou a bola no ângulo esquerdo de Van der Sar.
Mesmo atrás do placar, o time inglês pouco fez para complicar o jogo para o adversário. Os comandados de Guardiola continuaram com o controle da partida e são donos da Europa pela quarta vez. A Catalunha não vai dormir tão cedo.

NOTICIA LOCAL

Volta a faltar energia aqui na Serra da Tapuia pela segunda noite seguida. Segundo a Cosern informou que o dispositivo não estava suportando a sobrecarga da energia. Portanto foi substituido por um de maior potência. A energia foi restabelecida após às 20:00 horas.

NOTICIAS DO RN

Ângela Paiva recebe o cargo de reitora da UFRN

Publicação: 28 de Maio de 2011
Adriano AbreuTransmissão do cargo de reitor da UFRN no Teatro Alberto MaranhãoTransmissão do cargo de reitor da UFRN no Teatro Alberto Maranhão


Com a presença de autoridades acadêmicas e políticas, a cerimônia de transmissão do cargo de reitor da UFRN teve início agora há pouco. A professora Ângela Paiva Cruz substitui o professor Ivonildo Rego à frente da Universidade.

O atual reitor Ivonildo Rego preside a sessão solente. Estão presentes a governadora Rosalba Ciarlini, o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, a deputada federal, Fátima Bezerra, o deputado federal Henrique Alves e o deputado estadual Fernando Mineiro.

Ângela Paiva será a décima pessoa a ocupar a reitoria da UFRN. Antes da sessão, a professora declarou que "ser reitora é o maior desafio da minha carreira profissional, por se tratar da maior instituição de ensino superior do Estado".
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/angela-paiva-recebe-o-cargo-de-reitora-da-ufrn/183136

Chuvas no primeiro trimestre de 2023