terça-feira, 10 de maio de 2011

PREVISÃO DO TEMPO


 Previsão de chuvas fortes para a faixa leste da Região Nordeste do Brasil, entre o litoral de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.


Clique aqui para ampliar!http://www.noticiasagricolas.com.br/meteorologia/boletim-agricultura/88454-maio-comeca-com-tempo-seco-em-grande-parte-do-brasil.html

LOCAL

Aqui na Serra da Tapuia Nesta tarde de terça-feira está nublada com possibilidades de chuvas.  No momento temperatura 26ºC

NOTÍCIAS DO RN


Willian Vicente
 por açude particular em Campo Grande
O Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) é responsável direto pelo monitoramento e a manutenção de 19 reservatórios no Rio Grande do Norte.

Entre eles, a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, com capacidade para armazenar 2,4 bilhões de metros cúbicos de água no Vale do Açu.

Cabe a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, monitorar outros 26 reservatórios, entre eles a Barragem de Santa Cruz, com capacidade para 600 milhões de metros cúbicos de água em Apodi, na região de Médio Oeste Potiguar.

Na prática, estes reservatórios não têm oferecido risco a população, as rodovias, ao patrimônio público com possíveis rompimentos em decorrência do inverno forte. Apesar de a manutenção ser precária, tem funcionado até agora.

O grande problema tem sido os quase 2 mil açudes localizados em propriedades particulares, construídos sem outorga do Estado e estão sem a manutenção devida.

Já aconteceram vários rompimentos este ano, com destruição de rodovias estaduais e federais, como a que aconteceu nas cidades de Campo Grande, Tangará e Florânia.

De quem é responsabilidade pela fiscalização na construção e na manutenção destes açudes?

O secretário Robson Faria, da SEMAHR, já sinalizou positivo, através de sua equipe técnica, no sentido de firmar parcerias com as prefeituras para vistoriar todos os açudes particulares, considerando que a equipe do Estado é pequena para tantos açudes. Que assim seja.

Chuvas no primeiro trimestre de 2023