Disciplina e organização influenciam na produtividade do funcionário
Os piores erros do profissional desorganizado são esquecer compromissos, chegar atrasado e não cumprir prazos. Veja dicas de especialistas.
“Ser disciplinado é o ponto principal para você começar a construir boas relações”, afirma Paulo Roberto de Alencastro Júnior, diretor de planejamento e gestão.
Principalmente boas relações com o chefe, porque o funcionário disciplinado produz mais, inspira confiança, tem mais chances de crescer na empresa.
Os três piores erros do desorganizado são, esquecer um compromisso, chegar atrasado e não cumprir prazos. “Quando se esquece de um compromisso, você deixa as pessoas esperando e não cumpre com o que foi acordado, prejudica a agenda da pessoa”, alerta Alencastro.
Cinco minutos é um tempo tolerável de atraso. “A pessoa pode visar que vai atrasar um pouquinho, isso é suficiente para que a pessoa tente adequar agenda”, diz o especialista.
Não entregar as tarefas dentro do prazo também é um erro grave. Isso acontece se a pessoa administra mal a agenda ou se assume mais trabalho do que pode fazer. Para fugir dessas situações, siga um pequeno manual do profissional disciplinado:
- tenha uma agenda - de papel ou eletrônica - para anotar datas de reuniões, prazos, e as atividades. No dia anterior organize como vai ser o dia seguinte.
- faça uma lista das prioridades. O que é urgente e o que dá para deixar para o fim do dia.
- logo que chegar ao trabalho leia primeiro os correios, depois revise a agenda e faça as ligações logo pela manhã. As pessoas estão mais disponíveis esse horário.
Algumas empresas não são tão rígidas em relação ao horário e também permitem que os funcionários se sintam mais à vontade no ambiente de trabalho, e possam até dar uma cochilada no meio do serviço. É possível aproveitar as regalias, mas não exagere.
No setor administrativo de uma empresa de cosméticos, todos os horários dos 70 funcionários são controlados. Entrada as oito, saída as seis e intervalo de uma hora e quinze para o almoço. Para a diretoria, a disciplina é um dos fatores responsáveis pelo sucesso do negócio. O ponto eletrônico é digital para ter a certeza da presença do funcionário. Quem precisa ir ao médico para consultas preventivas tem que avisar a chefia com antecedência. “Toda segunda-feira tem reunião e os gestores informam sobre as faltas ou dispensas para que o departamento possa se planejar”, diz Manoela Bossa, diretora da empresa.
Quando a empresa permite que o funcionário trabalhe em casa é muito importante se organizar. Luciana Duarte, diretora de compras, percebeu que tem que seguir algumas regras, inclusive usar roupa de trabalho, mesmo estando em casa. “Eu acho que a gente tem que ter essa disciplina, eu estou trabalhando, então eu me visto como se tivesse indo para o escritório, a minha sensação é que estou nesse horário trabalhando”, afirma.
Disciplina para quem trabalha em casa
- comece a trabalhar sempre no mesmo horário. Almoço ou lanche também tem que ter hora marcada.
- escolha um ambiente da casa e deixe esse cantinho com cara de escritório.
- evite ficar na cama ou no sofá. É muito mais fácil se desconcentrar quando você fica nestes lugares da casa.
- evite ler os emails pessoais toda hora. Separe um tempo para isso e depois esqueça deles.
- e para não exagerar, também marque um horário para terminar o serviço.
É possível se organizar para ser disciplinado. “Todas as pessoas têm que se desenvolver, algumas são mais disciplinadas, outras não, mas todos estamos num aprendizado”, diz Fabrícia Guimarães, gerente de loja.