sexta-feira, 2 de setembro de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO

21ª Rodada do Campeonato Brasileiro
 

Dia/Hora
Estádio
03/09/2011 - 18h
x
Raulino de Oliveira
Volta Redonda
03/09/2011 - 18h
x
Arena do Jacaré
Sete Lagoas
03/09/2011 - 18h
x
Orlando Scarpelli
Florianópolis
04/09/2011 - 16h
x
Pacaembu
São Paulo
04/09/2011 - 16h
x
Engenhão
Rio de Janeiro
04/09/2011 - 16h
x
Olímpico
Porto Alegre
04/09/2011 - 16h
x
Couto Pereira
Curitiba
04/09/2011 - 16h
x
Arena do Jacaré
Sete Lagoas
04/09/2011 - 18h
x
PV
Fortaleza
19/10/2011 - 20h30
x
Vila Belmiro
Santos


ENERGIA

Falha na transmissão de energia provoca apagão em quatro regiões

Apagão ocorreu em pontos do Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste do País. Situação já foi normalizada

iG São Paulo | 02/09/2011 19:45 - Atualizada às 20:39
Uma falha no sistema de transmissão da energia que é gerada usina de Itaipu provocou um apagão por cerca de 30 minutos nesta sexta-feira em áreas do Acre, Rondônia, Mato Grosso e em parte dos Estados das regiões Sul e Sudeste, informou o Operador Nacional do Sistema (ONS). A falha do sistema provocou o desligamento de quatro circuitos de transmissão entre a Usina de Itaipu e a subestação de Foz do Iguaçu (PR).
Leia também:
O ONS informa que houve perda substancial de geração de energia proveniente da Usina de Itaipu, provocando o abaixamento da frequência e o consequente acionamento automático do Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac). Esse sistema funciona preventivamente a fim de evitar um colapso no sistema como um todo. De acordo com o operador, ainda não se sabe o que causou o apagão.
Segundo a Itaipu Binacional, companhia que controla a produção de energia na usina, todo o problema ocorreu na transmissão de energia, o que não é de responsabilidade da empresa.
A Itaipu Binacional informou que às 16h43 ocorreu um problema no reator da linha de transmissão de 765kV, que liga Foz do Iguaçu a Ivaiporã, causando um curto-circuito. Em consequência do curto-circuito, houve o desligamento automático da linha de transmissão conectada ao reator e de todas as linhas que interligam a usina da Itaipu com a subestação de Foz do Iguaçu, isolando a produção de energia de Itaipu do Sistema Interligado Brasileiro.
A empresa informou ainda que as unidades geradoras de Itaipu não apresentaram nenhum defeito durante a perturbação e permaneceram "girando em vazio", ou seja, produzindo energia que não era transmitida.
Às 17h01, o sistema de transmissão começou a ser recomposto e, às 18 horas, atingiu o valor máximo solicitado pelo ONS. O setor da usina de Itaipu que gera energia para o Paraguai não foi afetado.
Estados
Em São Paulo, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), informou que, entre 16h43 e 17h, 147 mil clientes foram atingidos em algumas cidades que são atendidas pela empresa. Foram atngidas as cidades de Santos, Sorocaba, Jundiaí, Araçatuba, Americana, Praia Grande, São Vicente, Mococa, Pedreira, Itaí e Agudos, no estado de São Paulo; e Gravataí e Lagoa Vermelha, no Rio Grande do Sul.
No Rio de Janeiro, cerca de 275 mil clientes da Light das zonas norte e oeste da capital e alguns municípios da Baixada Fluminense, como Paracambi e Seropédica, tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido, entre 16h50 e 17h10.
Em Minas Gerais, a falha na transmissão de energia atingiu menos de 5% da carga de energia, segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). As pessoas afetadas ficaram cerca de 20 minutos sem energia elétrica. A empresa afirma, em nota, que o problema ocorreu às 16h43 e os afetados tiveram a energia restabelecida de forma gradativa, conforme autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS)
Outros apagões
Em fevereiro deste ano, mais de 13,5 milhões de clientes foram afetados por um apagão que deixou os Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe sem energia elétrica. Em novembro de 2009, 18 Estados brasileiros ficaram sem energia depois da queda de três linhas de transmissão que recebem energia produzida pela usina hidrelétrica de Itaipu e a transmite às regiões Sul e Sudeste.

Quando você sabe que está ficando velho?

As lembranças de tecnologias passadas são um dos principais sintomas de que a pessoa está ficando velha. Antes de elogiar aquele celular sem câmera, leia este artigo!
Por Felipe Arruda
Desenhos que não passam mais na TV, doces que sumiram das prateleiras do supermercado, roupas que saíram de moda. O fim da vida de produtos populares costuma ser um bom indicativo de que o tempo tem passado para o consumidor.
E nada melhor do que os avanços tecnológicos para nos darem a dica de que os fios de cabelo branco estão prestes a chegar. Por isso, preparamos um pequeno guia de produtos e tecnologias do passado. Caso se identifique com dois ou três itens desta lista, talvez você já não seja mais tão jovem assim.
Sei meu UIN de cabeça!

Quem usava a internet por volta de 1996 deve se lembrar do sucesso do ICQ, o primeiro comunicador instantâneo a ser adotado amplamente, por pessoas do mundo todo. O software fez tanto sucesso que a Mirabilis, empresa responsável pelo desenvolvimento do programa, foi comprada pela AOL dois anos depois, por US$ 407 milhões.
Ainda hoje muitos recordam com saudosismo o apito de navio que soava ao se conectar no ICQ para bater papos com os amigos. A primeira regra para usar o ICQ à noite era verificar se as caixinhas de som estavam ligadas. Muitas vezes, por descuido, esse apito soava de madrugada, horário em que o acesso à internet era mais barato, e acabava acordando o resto da família.
Diferentemente do MSN, Google Talk e outros comunicadores instantâneos, o ICQ fornecia um identificador numérico para quem se cadastrasse no serviço. Esse número era conhecido como UIN e, na época, era tão importante decorá-lo quanto é saber de cabeça o telefone de casa. Felizmente, os tempos mudaram e hoje sabemos que passar um endereço de email é muito mais prático do que uma sequência de dígitos. Mas muitos ainda sabem, de cabeça, o próprio UIN, mesmo que não o usem mais.
Walkman e Discman
Hoje os jovens vão para a aula ouvindo músicas em MP3 players, dispositivos compactos e que funcionam durante horas, graças às baterias cada vez melhores. Mas na década de 80, o que fazia sucesso era um aparelho chamado Walkman que, além de sintonizar rádios AM e FM, também podia tocar fitas cassete.
Eram pesados, funcionavam com pilhas AA e, imagine você, não era possível pular para determinada música de uma fita sem ter que passar por todas as anteriores. Pior: usar demais os botões de avançar e recuar fazia com que as pilhas acabassem mais rapidamente.
Discman: músicas interrompidas pelo sacolejar da caminhada (Fonte da imagem: Wikimedia Commons)
Mais tarde, fitas e LPs começaram a ser substituídos pelos CDs. Não demorou muito até que surgisse o Discman. A desvantagem? Além do aparelho, que não era muito portátil, o usuário também tinha que carregar uma série de CDs para ouvir. E, com o sacolejar do ônibus ou da caminhada, a música era frequentemente interrompida, já que o laser parava de ler o disco.
Se você usou um desses aparelhos por muito tempo, deve achar fantásticos os MP3 players de hoje, mesmo os modelos mais simples.
Revelação de filme
Fotografar com filmes é bacana, mas um pouco caro e demorado (Fonte da imagem: Wikimedia Commons)
Poucas coisas nos fizeram gastar mais dinheiro e tempo do que as revelações de filmes fotográficos. Antes das câmeras digitais, era preciso controlar a ansiedade para saber se as fotos ficaram boas ou não. Além disso, podíamos tirar, no máximo, 36 fotos por filme. Uma piada se levarmos em consideração o número de imagens que cabe em um cartão de memória de 2 GB, tão comum hoje em dia.

TECNOLOGIA

Metralhadora com raio laser será usada no combate aos piratas modernosProtótipo testado pela Marinha norte-americana foi utilizado em simulação contra saques a navios.
Por Nilton Kleina

O Tecmundo noticiou em julho um acordo feito pela Marinha dos Estados Unidos e as empresas BAE Systems e Boing sobre a produção de uma arma que combina metralhadora e raio laser. A novidade da vez é que ela foi aprovada – e até testada em combate.
Segundo o Wired, o alvo inicial da Mk-38 foi “de mentirinha”: a metralhadora de 25 mm combinada com um raio laser “protegeu” a baía de Choctawatchee, na Flórida, contra um falso ataque pirata.
Os corsários, no caso, são os modernos, que há alguns anos assombram os litorais da África e da Ásia com saques a navios petroleiros ou de suprimentos caros. Como as embarcações piratas precisam chegar muito próximo do alvo, a metralhadora híbrida seria a arma mais adequada para o combate, pois os criminosos seriam mirados com precisão.
O começo dos disparos da Mk-38 é igual ao de qualquer outra arma de fogo: o laser é utilizado para ajustar a mira da metralhadora nos alvos inimigos. Em seguida, vem a parte futurista: o feixe de luz utilizado é substituído por um raio de 10 killowatts de potência, capaz de perfurar o motor de um barco de pequeno porte em menos de um minuto.
Para essa simulação, foi utilizado como base um teste prévio (e real) de uma versão anterior da Mk-38, feito em abril contra um ataque pirata na costa do Djibuti. O laser foi empregado para queimar as embarcações, obrigando os criminosos a abandonarem o navio.
A arma, entretanto, ainda apresenta limitações: o laser não sai diretamente do navio, mas de uma plataforma terrestre da Marinha. Com o sucesso dos testes, devemos observar avanços no uso da arma mais rapidamente.

Chuvas no primeiro trimestre de 2023