terça-feira, 1 de abril de 2014

Terremoto de magnitude 8,2 atinge a costa do Chile

Um tremor de magnitude 8,2 atingiu a costa do Chile na noite desta terça-feira (1º), informou o Serviço Geológico dos EUA, o USGS. Segundo o centro, o epicentro do tremor - que teve a magnitude reajustada de 8 para 8,2 - ocorreu a uma profundidade de 10 km, a 99 km da costa da cidade de Iquique, na província de mesmo nome.

A Marinha do Chile afirmou que um tsunami já atingiu
algumas áreas no norte do país - há alerta para toda a costa latina do Pacífico. De acordo com o site do jornal “El Mercurio”, do Chile, nas regiões das cidades de Arica, Parinacota e Tarapacá, a população ficou com medo e foram registrados congestionamentos de carros que buscavam áreas mais seguras. O Sistema Nacional de Alarme de Maremotos (SNAM) disse que a alteração gerada pelo tremor já teria começado a chegar à região de Pisagua, também no norte chileno, onde há ondas de 1,5 metro.

Gesane Marinho sugere trancamento de pauta da AL como forma de pressionar Governo

A deputada estadual Gesane Marinho (PSD) sugeriu nesta terça-feira (1º) que a Assembleia Legislativa tranque a pauta de votações até que o Governo do Estado tome uma atitude mais efetiva no combate à criminalidade no Rio Grande do Norte. Após o assunto insegurança entrar em pauta na sessão plenária desta terça, a parlamentar fez um breve desabafo e em seguida propôs o trancamento.
“A insegurança chegou a níveis tão alarmantes que afetou nosso direito de ir e vir. Somos assaltados em farmácias, clínicas, estacionamentos, paradas de ônibus.

CORPO É ENCONTRADO ´QUEIMADO NO SÍTIO SAGU/ SANTA CRUZ

Foi encontrado Um corpo na tarde desta terça-feira (01/04) próximo ao sitio sagu município de santa cruz, com características de execução até agora foi identificado por Paulo Sergio silvestre de Oliveira 21 anos (Vulgo Juquinha) da comunidade Bubu da cidade de tangara Rua Galo de Campina( 2),segundo informações de populares ouviram aproximadamente 11 tiros.O ITEP foi acionado, para fazer a remoção do corpo.

Fonte: Mais FM Notícias de Lajes Pintadas

Guarda Municipal captura jiboia em Natal

Uma jiboia de aproximadamente 2,70 metros de comprimento foi capturada por agentes da Guarda Municipal Ambiental na manhã desta terça-feira (1º) na zona Sul de Natal. De acordo com o Ivanaldo Rodrigues, a cobra estava no canteiro central da avenida Omar O'Grady, nas proximidades do Parque da Cidade. Segundo o biólogo Douglas Brandão, do Aquário Natal, a jiboia é da espécie Boa constrictor e não é peçonhenta.
A cobra foi levada para o Aquário Natal onde passará por um quarentena. “Não sabemos se ela tem algum ferimento. Por isso é importante que ela vá para o Aquário para ser observada. Após a quarentena, o Idema e o Ibama irão indicar um local que seja adequado para ela viver”, disse Rodrigues.

Estudantes Brasileiros Têm Baixo Desempenho em Avaliação Internacional de Lógica

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou hoje (1°) o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) que testou a habilidade de estudantes de 15 anos em resolver problemas de raciocínio lógico relacionados a situações práticas do cotidiano. O Brasil ocupa o 38° lugar entre os 44 países que tiveram a habilidade de seus estudantes avaliada. 
Aplicado a cada três anos e voltado para leitura, ciências e matemática, o Pisa avaliou 85 mil estudantes e, pela primeira vez, mediu a capacidade de resolução de problemas mais elaborados de lógica e raciocínio. No Brasil, menos de 2% dos estudantes avaliados atingiram a performance máxima na solução dos problemas. 
O relatório da OCDE registra que, no país, as meninas tiveram desempenho melhor que o dos meninos e que a situação socioeconomica do estudante também tem impacto no resultado.
 Os países que lideram o ranking da OCDE são Cingapura, Coreia do Sul e Japão. 
As três últimas posições são ocupadas por Uruguai, Bulgária e Colômbia. 
Nos testes, os estudantes executaram tarefas em um aparelho MP3, tiveram que usar o controle remoto de um aparelho de ar-condicionado para controlar condições de temperatura e umidade e simular a compra de um bilhete de trem em um teclado sensível ao toque. 
 Em dezembro do ano passado a OCDE havia divulgado resultados do Pisa 2012 que mostram que, entre os 65 países comparados, o Brasil ficou em 58º lugar no desempenho dos estudantes nas três áreas de conhecimento avaliadas. 
 Com informações da Agência Brasil.

FAZ 33 ANOS DA MAIOR TRAGÉDIA DA HISTÓRIA DE SANTA CRUZ/RN

Há exatos 33 anos acontecia a maior tragédia já vista em Santa Cruz: 
A enchente de 1981. Naquele trágico dia, a vida dos santacruzenses ficou marcada. Mais de 1.000 casas destruídas, famílias inteiras perderam tudo que tinham, uma pessoa morta e outra desaparecida até hoje e a certeza de uma heroína: Maria de Fátima, a telefonista de Campo Redondo que salvou milhares de vidas. 
Após muita chuva durante a semana e no dia 1º de Abril, o Açude Mãe D'água em Campo Redondo rompia na tarde daquele dia, rompendo assim o de Santa Cruz já no início da noite, fazendo com que a força das águas invadisse casas em, praticamente, todos os bairros de Santa Cruz da época. 

A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SÍTIO NOVO PRATICAMENTE NÃO PARTICIPA DAS SESSÕES NA CÂMARA MUNICIPAL

Infelizmente nossa população tem demostrado omissão é falta de interesse com relação ao trabalho dos vereadores do município. É raro vermos a calorosa presença do povo no plenário da casa legislativa até mesmo quando é para acompanhar uma importante votação de um projeto que venha beneficiar uma determinada classe.

Na última sexta-feira (28) os vereadores discutiram e votaram a favor de um projeto de autoria do poder executivo que fazia alterações ao plano de carreiras dos professores da rede municipal. Mesmo assim nenhum profissional da área compareceu a sessão para companhar a opinião dos vereadores com relação a proposta que gerou uma certa discussão entre alguns vereadores durante a reunião das comissões. 

Alguns chegaram a alegar que existia profissionais que se quer tinham o conhecimento da existência do projeto. O que fez com que os vereadores tivessem a necessidade de ouvir a opinião da classe sobre a proposta. 

O projeto só foi para votação depois que alguns dos vereadores resolveram ligar para o professor Alexandre Avelino e Ana Maria. Só assim com a participação desses profissionais a convite dos vereadores foi dada inicio a votação do projeto.

Outro importante texto discutido e votado pelos vereadores recentemente foi o projeto de criação da Taxa de iluminação publica, o qual a grande maioria da população era contra, mas nem se que compareceram a casa para acompanhar os posicionamentos e as opiniões dos vereadores sobre o projeto. 
Com informações do Diário Sitio-Novense

Do Blog Serra da Tapuia Notícias

Esta é a nossa realidade de  não participarmos das decisões  importantes para o nosso município.

SINTERN REÚNE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SÍTIO NOVO NESTA QUARTA (02/04)



Parabéns a Aniversariante do Dia 1º de Abril

Parabenizo minha irmã Lena que está aniversariando neste dia 1º de abril, uma data especial para você, que passando por uma nova fase da vida.
Desejamos muita paz, felicidade, saúde, harmonia e muitos anos de vida.
São sinceros votos do Editor deste blog.
João Batista.

POLÍCIA RECUPERA MOTO ROUBADA EM SERRA CAIADA NA BR-226 PRÓXIMO A TANGARÁ

Na noite dessa segunda-feira(31), por volta dás 20:30 horas, a Polícia Militar de Tangará recebeu uma ligação, que havia sido tomada de assalto em Serra Caiada uma moto Honda Pop Vermelha, que o meliante estaria vindo em direção a Tangará. A guarnição da PM deslocou-se de imediato para as as margems da BR-226, montou campana próximo ao posto Alvorada.
A Polícia Militar de Serra Caiada juntamente com a de Tangará, conseguiram interceptar o elemento na moto, mas o mesmo conseguiu fugir deixando a moto e adentrou no matagal. Alguns tiros foram disparados mas o mesmo ainda conseguiu fugir.
A moto foi recuperada e será entregue ao proprietário em Serra Caiada, a polícia militar continua em busca para tentar prender o elemento.
Com informações do Blog Tangaraense

Chuvas no primeiro trimestre de 2023