terça-feira, 1 de novembro de 2011

INFRAESTRUTURA NO RN


Governadora se reúne com dirigentes da CBTU e pede agilidade na instalação do metrô de superfície


A governadora Rosalba Ciarlini se reuniu hoje com representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).Na pauta do encontro a modernização e ampliação do sistema ferroviário na Região Metropolitana de Natal, que inclui a instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), através de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Ministério das Cidades.
O projeto inclui a substituição dos trens antigos pelo VLT e a recuperação da malha ferroviária até o limite entre as cidades de Natal e Extremoz. Na segunda etapa, o Governo do Estado seria responsável pela ampliação do sistema ferroviário.
Durante a reunião, Rosalba Ciarlini destacou a necessidade do município de Parnamirim ser incluído no trajeto do VLT. “No momento em que modernizarmos essa malha, podemos atrair investimentos para essa região’, afirmou.
A governadora se mostrou entusiasmada com o projeto e pediu aos representantes da CBTU que se unam ao Governo do Estado. “Precisamos somar esforços para ver isso concretizado. Meu interesse é dar agilidade a esse processo para que as coisas aconteçam o mais rápido possível”, disse Rosalba.
Fonte: Tribuna do Norte

POLÍTICA E RELIGIÃO


 Aniversário do Deputado estadual Tomba Farias 
Tomba participou de missa de inauguração da Capela de São José, construída por ele no sítio Lagoa do Feijão, em Tangará. A celebração foi presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese de Natal, Pe. Aerton Sales, e com participação de diversos padres que estão ou passaram por aqui como Pe. Vicente Fernandes, Pe. Jorge Alves, Pe. josé Neto, Pe. Lenilson de Morais, entre outros.
Entre os políticos, o prefeito de Tangará, Jorginho Bezerra e lideranças de Santa cruz e Tangará participaram do evento.
Vejam as fotos:

INFORMÁTICA

Windows 8 poderá ser lançado em agosto de 2012

 De acordo com um roteiro da Microsoft que vazou na internet, a versão final do Windows 8 pode ser lançada em agosto de 2012 e não no fim do mesmo ano, como se era esperado. A versão beta do tão esperado Windows 8 será apresentada em janeiro de 2012 durante a Consumer Electronics Show.

Junto com esta nova versão do Windows 8, a Gigante de Redmond anunciará também o Windows Phone 8 e o Xbox Store. Também no âmbito do plano da Microsoft, o Windows 9 será apresentado ao mundo na CES 2014. A causa no avanço do Windows 8 pela Microsoft, pode ser dado ao aumento do número de tablets, um mercado que pode trazer muitos benefícios.

TRÂNSITO NO RN

Acidente envolvendo professora é registrado na BR-226 no interior do RN



 (2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar/Divulgação)
Um grave acidente de carro foi registrado na tarde desta segunda-feira (31/10), em um trecho da BR 226, próximo ao município de Patu, interior do RN. Por volta das 14h30, o motorista natalense Antonio Laurentino Ramos Neto, conduzia um veículo tipo Honda Civic de cor preta, quando colidiu com a moto honda CG 125 titan, de cor azul, sem placa, que estava sendo conduzida pelo agricultor José Olegário Francelino, de 60 anos, e sua esposa, a professora Maria Tereza Filha Francelino, de 61.

Durante uma manobra no trânsito, o agricultor tentou entrar numa estrada próximo a BR-226 e acabou colidindo com o veículo que vinha logo atrás. As duas vítimas que estavam na moto, viajavam sem capacetes e sofreram lesões graves na cabeça e em algumas partes do corpo, com surgimento de fraturas expostas. O casal foi socorrido para o Hospital Municipal de Patu, onde recebe atendimento médic e o motorista ficou no local, aguardando a chegada da PM. 

Fonte: Diário de Natal

DETRAN RN

Detran divulga lista de motoristas com habilitações suspensas no RN



De Lamonier Araújo especial para a redação do Diário de Natal
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) publicou através do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (1), a suspenção do direito de dirigir de 123 motoristas que se encontram em situação irregular junto a instituição. De acordo com a publicação, as suspensões variam de 1 (um) a 12 (doze) meses de acordo com a gravidade da multa registrada no trânsito.
A medida foi publicada pelo Chefe da Procuradoria Geral, Francisco Canindé Alves Filho na sessão do Poder Executivo página 13 do DOE, sessão do Detran RN. No local é possível encontrar com detalhes o nome do condutor e a suspensão aplicada.
Os motoristas também podem verificar se seu nome se encontra na lista, acessando a versão on-line do DOE na internet.

Fonte: Diário de Natal

NOTÍCIA POLICIAL


Policia prende sete acusados de tráfico de drogas no interior do RN


Sete pessoas acusadas de assossiação ao tráfico de drogas e receptação de material roubado, foram presas na tarde desta segunda-feira (31), no município de Goianinha, interior potiguar. A ação liderada pelos Policiais civis da Delegacia de Goianinha realizou além da prisão dos acusados, a aprreenssão de drogas e vários objetos roubados.

Os presos foram identificados como Willames Silva Araújo, de 23 anos;  Maria da Conceição da Silva, vulgo “Ceiça”, 35; Leandro Silva de Souza, 22; Cristiane Jaqueline Santos da Fonseca, 25; Fabiana da Costa Bastos, 28; Ana Aline Leôncio da Cruz, 21 e José Ferreira de Lima, 60.

As prisões aconteceram após ocorrências de arrombamentos a residências e a comércios durante o último final de semana. A polícia recebeu informações de que o material estava na residência de Ceiça. De acordo com o chefe de investigações, Alex Gama, ela já vinha sendo investigada a algum tempo por suspeita de tráfico de drogas. “Fomos até a casa dela onde encontramos o material roubado e prendemos a quadrilha que se encontrava no local no momento da abordagem”, disse.

Foram apreendidos 28 gramas de crack, 14 gramas de maconha, além de uma vasta quantidade de objetos roubados, entre aparelhos celulares, capacetes e eletrodomésticos como TV, aparelho de som, liquidificador etc.

O chefe de investigações explicou que os objetos foram entregues pelos arrombadores em troca de drogas e que a polícia está em diligências para prender também esses criminosos. “Já temos dois nomes de pessoas envolvidas nesses arrombamentos e estamos efetuando buscas para prendê-los”, revelou Alex.

Ceiça foi autuada por receptação e tráfico de drogas enquanto o Padrasto dela, José Ferreira, foi autuado apenas por receptação, já que na casa dele foram encontrados outra parte do material roubado. O restante do bando foi autuado por associação ao tráfico de drogas. “Esses outros são usuários que trabalhavam para Ceiça ajudando na comercialização em troca de drogas para o consumo”, contou. A polícia descartou o envolvimento do bando nos arrombamentos.

Fonte: Diário de Natal

NOTÍCIAS DO GOVERNO DO RN

Governadora assina protocolo de intenções com empresa têxtil catarinense para implantação de fábrica em Macaíba


A governadora Rosalba Ciarlini assinou na manhã desta terça-feira (1º) um protocolo de intenções com a empresa de catarinense Volgelsanger, do ramo de produção fabril têxtil, para a instalação de uma unidade de produção em Macaíba. O total do investimento privado será de R$ 15 milhões, resultando em 300 empregos diretos e 450 indiretos. A empresa passa a funcionar no estado no primeiro semestre de 2013.

Rosalba Ciarlini reforçou que o trabalho do Governo do Estado, em união com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), vem atraindo indústrias para o estado, gerando oportunidade de alavancar o desenvolvimento potiguar, criando mais emprego e renda para a população da região onde as unidades são instaladas.
Elisa Elsie/AssecomRosalba Ciarlini, deputado e empresários participaram da assinatura do protocolo de intençõesRosalba Ciarlini, deputado e empresários participaram da assinatura do protocolo de intenções

"Estamos procurando levar indústrias para todas as regiões do estado, como é o caso do Distrito Industrial de Goiaininha e na área da exploração de minérios no Seridó, Oeste, região Central. O estado deve aproveitar o potencial de cada região, lembrando da capacitação das pessoas. Assim os empregos vão surgindo naturalmente. O desenvolvimento se faz com mais justiça social", declarou.

Segundo o diretor da empresa, João Paulo Vogelsanger, a ideia de instalar uma filial da companhia no Rio Grande do Norte se deu a partir de outra visita, ocorrida em agosto deste ano. O empresário declarou que os incentivos fiscais do Proadi e Progás, além da cessão do terreno para a instalação da empresa, foram determinantes para a escolha do estado.

"Os benefícios concedidos pelo estado, com o gás de baixo custo e bastante acessível, garande geração de energia, assim como a estrutura do município de Macaíba atende todas as nossas necessidades. Vimos no Rio Grande do Norte um potencial grande para o desenvolvimento de nossas atividades", falou o empresário.

Ainda de acordo com João Paulo Vogelsanger, a construção da unidade surgiu da necessidade de trazer a tradição e o conhecimento da indústria têxtil do sul para o consumidor potiguar. "O consumidor quer ser atendido rapidamente. Então, não existe a explicação de sair um caminhão do outro lado do Brasil para atender o consumo crescente que registramos no Nordeste", completou. "Esperamos que essa seja um de várias outras empresas que busquem abrigo e vejam no Rio Grande do Norte uma oportunidade para expandir seus negócios", disse o deputado estadual Dibson Nasser, que também assinou o protocolo de intenções.

A Vogelsanger atua na área de produção de malhas nobres desde 1926 e, no RN, terá capacidade de produção de 1,7 milhão de quilos de malha por ano. A estimativa é de faturamento anual superiora R$ 30 milhões até a estabilidade da produção.

No evento desta terça-feira, estiveram presentes os secretários de Estado da Tributação, José Aírton da Silva; e do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama; a prefeita de Macaíba, Marília Dias; o presidente da Assembeleia Legislativa, Ricardo Motta; e o deputado estadual Dibson Nasser.

Com informações da Assecom.

POLÍTICA: GOVERNO DO RN

Governo faz remanejamento para pagar folha salarial


A dificuldade orçamentária pela qual passa o Governo do Estado já reflete no pagamento da folha de pessoal, sobretudo da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), que não dispõem mais de reserva financeira para liquidar os salários de novembro e dezembro. Ambas as instituições também não têm saldo para pagar os 60% que ainda restam do décimo terceiro salário dos funcionários e a administração estadual tem recorrido para a transferência de recursos de outras pastas e rubricas (como custeio, investimentos, etc.) para sanar a falha. O déficit da Sesap é, até agora, de R$ 145 milhões e da Uern de R$ 30 milhões. As informações são do secretário de Planejamento e das Finanças (Seplan), Obery Rodrigues, que creditou a problemática a uma minimização na projeção da folha de pessoal, feita pelo Governo anterior. "A dotação aprovada para a folha salarial da Saúde no orçamento deste ano não foi suficiente para cobrir toda a despesa do órgão", observou o secretário.

Alex RégisDomício Arruda: nomeações em 2008 agravam o problemaDomício Arruda: nomeações em 2008 agravam o problema
O cenário preocupa e o déficit na folha obriga o Governo a anular um conjunto de despesas (custeio, investimentos, etc), inclusive de outros órgãos, para corrigir a lacuna constatada desde o início do ano. A projeção no OGE 2011 fixava R$ 1,2 bilhão para a folha da Sesap e R$ 167,1 milhões para a Uern. Cada montante desse é dividido em 12 cotas que deveriam ser suficientes para pagar os vencimentos de janeiro a dezembro e a integralidade do décimo terceiro salário.
Leia mais
Fonte: Tribuna do Norte

ESPORTE

Neymar é indicado ao prêmio de melhor do mundo pela Fifa
 
Neymar foi incluído na relação de candidatos ao prêmio Bola de Ouro, nesta terça-feira. O atacante do Santos é o único entre os 23 indicados que não atua na Europa. A premiação, dedicada ao melhor do mundo, é promovida pela revista "France Football" e, no ano passado, foi incorporada pela Fifa.
Neymar se livra de gancho e jogará pelo Santos contra o Vasco
Oito do Barça e cinco do Real na lista final de melhor do mundo
Leia mais sobre o Santos    Robson Ventura - 29.out.11/Folhapress  

Neymar comemora gol contra o Atlético-PR no estilo Pelé


 Entre os indicados deste ano, está também o brasileiro Daniel Alves, lateral do Barcelona. O time catalão conta com outros sete indicados. O Real Madrid tem cinco, enquanto Bayern de Munique e Manchester United têm dois cada. Completam a lista Anzhi, Inter de Milão, Liverpool e Manchester City, além do Santos (veja a relação abaixo).

 Também foram indicados dez treinadores. Figuram na lista Alex Fergunson (Manchester United), André Villas-Boas (Porto), Arsène Wenger (Arsenal), Joachim Löw (seleção da Alemanha), Jopep Guadiola (Barcelona), José Mourinho (Real Madrid), Jürgen Klopp (Borussia Dortmund), Óscar Tabárez (seleção do Uruguai), Rudi Garcia (Lille) e Vicente Del Bosque (seleção da Espanha).

 A Bola de Ouro existe desde 1956 e, tradicionalmente, premiou apenas atletas que atuavam na Europa. Em 2007, a "France Football" mudou as regras e abriu a possibilidade de indicar jogadores que atuam fora do Velho Continente. No mesmo ano, o goleiro são-paulino Rogério apareceu como candidato ao título, mas não ganhou.

 No dia 5 de dezembro, será divulgada a lista com os três finalistas ao prêmio. O vencedor será conhecido no dia 9 de janeiro de 2012, em Zurique. Os finalistas da última edição foram Messi, Iniesta e Xavi. Todos do Barcelona. E o prêmio foi para Messi.

CONFIRA OS INDICADOS:

 Abidal (Barcelona)
 Agüero (Manchester City)
 Benzema (Real Madrid)
 Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
 Daniel Alves (Barcelona)
 Samuel Eto'o (Anzhi)
 Fàbregas (Barcelona)
 Forlán (Inter de Milão)
 Inieste (Barcelona)
 Messi (Barcelona)
 Müller (Bayern de Munique)
 Nani (Manchester United)
 Neymar (Santos)
 Özil (Real Madrid)
 Piqué (Barcelona)
 Rooney (Manchester United)
 Schweinsteiger (Bayern de Munique)
 Sneijder (Inter de Milão)
 Luis Suárez (Liverpool)
 David Villa (Barcelona)
 Xabi Alonso (Real Madrid)
 Xavi (Barcelona)

 Com EFE

HISTÓRIA

A ORIGEM DO DIA DE TODOS OS SANTOS


A Enciclopédia Católica define o Dia de Todos os Santos como uma festa em “honra a todos os santos, conhecidos e desconhecidos”. No fim do segundo século, professos cristãos começaram a honrar os que haviam sido martirizados por causa da sua fé e, achando que eles já estavam com Cristo no céu, oravam a eles para que intercedessem a seu favor. A comemoração regular começou quando, em 13 de maio de 609 ou 610 DC, o Papa Bonifácio IV dedicou o Panteão — o templo romano em honra a todos os deuses — a Maria e a todos os mártires. Markale comenta: “Os deuses romanos cederam seu lugar aos santos da religião vitoriosa.”

A data foi mudada para novembro quando o Papa Gregório III (731-741 DC) dedicou uma capela em Roma a todos os santos e ordenou que eles fossem homenageados em 1.° de novembro. Não se sabe ao certo por que ele fez isso, mas pode ter sido porque já se comemorava um feriado parecido, na mesma data, na Inglaterra. The Encyclopedia of Religion (Enciclopédia da Religião) afirma: “O Samhain continuou a ser uma festa popular entre os povos celtas durante todo o tempo da cristianização da Grã-Bretanha. A Igreja britânica tentou desviar esse interesse em costumes pagãos acrescentando uma comemoração cristã ao calendário, na mesma data do Samhain. . . . É possível que a comemoração britânica medieval do Dia de Todos os Santos tenha sido o ponto de partida para a popularização dessa festividade em toda a Igreja cristã.”

Markale menciona a crescente influência dos monges irlandeses em toda a Europa naquela época. De modo similar, a New Catholic Encyclopedia (Nova Enciclopédia Católica) afirma: “Os irlandeses costumavam reservar o primeiro dia do mês para as festividades importantes e, visto que 1.° de novembro era também o início do inverno para os celtas, seria uma data propícia para uma festa em homenagem a todos os santos.” Finalmente, em 835 DC, o Papa Gregório IV declarou-a uma festa universal.

O feriado do Dia de Finados, no qual as pessoas rezam a fim de ajudar as almas no purgatório a obter a bem-aventurança celestial, teve sua data fixada em 2 de novembro durante o século 11 pelos monges de Cluny, na França. Embora se afirmasse que o Dia de Finados era um dia santo católico, é óbvio que, na mente do povo, ainda havia muita confusão. A New Catholic Encyclopedia (Nova Enciclopédia Católica) afirma que “durante toda a Idade Média era popular a crença de que, nesse dia, as almas no purgatório podiam aparecer em forma de fogo-fátuo, bruxa, sapo, etc.”
Leia mais
Fonte:http://pt.wikipedia.org/

Chuvas no primeiro trimestre de 2023