segunda-feira, 12 de maio de 2014

Consumo de álcool no Brasil supera média mundial

O abuso no consumo de álcool no Brasil supera a média mundial e apresenta taxas superiores a dezenas de países. Os dados são da Organização Mundial da Saúde que, em um informe publicado nesta segunda-feira, 12, alerta que 3,3 milhões de mortes no mundo em 2012 foram causados pelo uso excessivo do álcool, 5,9% de todas as mortes. Segundo a entidade, não apenas a bebida pode gerar dependência, mas também poderia levar ao desenvolvimento de outras 200 doenças. Entre os 194 países avaliados, a OMS chegou a conclusão de que o consumo médio mundial para pessoas acima de 15 anos é de 6,2 litros por ano.
No caso do Brasil, os dados apontam que o consumo médio é de 8,7 litros por pessoa por ano. Esse volume caiu entre 2003 e 2010. Há dez anos, a taxa era de 9,8 litros por pessoa. Mas as projeções até 2025 mostram que o consumo voltará a aumentar, ultrapassando a marca de 10,1 litros por ano por pessoa. Em 1985, o consumo não chegava a 4 litros por pessoa por ano.

Registro Geral das Chuvas Observado no RN Pela Emparn

O boletim pluviométrico da Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte registra boas chuvas entre às 7 horas da última sexta-feira (9), até a manhã de hoje (12). Foram 51 postos de monitoramento com chuvas, em todas as regiões do Estado.    No Oeste Potiguar as maiores precipitações ocorreram em Tabuleiro Grande, com 47 milímetros (mm); Pendências (32,7mm); Serra do Mel (25,5mm); Mossoró (20,8mm); Ipanguaçu  11,7mm; e Areia Branca e Carnaubais, com 11mm em cada município. Choveu também em Porto do Mangue, Parau, Alto do Rodrigues e Apodi.
No Seridó e Messoregião Central choveu nos municípios de São Bento do Norte (125mm); Lajes (63,6mm); Lagoa Nova (31mm); Pedro Avelino (28,2mm); Acari (Açude Gargalheiras, 22,1 milímetros) e  São  Vicente (16,2mm). Nas regiões Agreste e Leste, as maiores chuvas foram registradas em Campo Redondo (85,4mm); Barcelona (48mm); Lajes Pintadas (37,7mm); Parazinho (31,7mm);  Canguaretama (41,1mm) e Natal (13,0mm), entre outros municípios dessas regiões.
ABRIL
De acordo com o monitoramento pluviométrico da EMPARN, observou-se que as chuvas nas mesorregiões Oeste e Central variaram de normal a acima de normal, durante o mês de abril de 2014. Os maiores acumulados de chuvas ocorreram nos municípios de São Francisco do Oeste (337,5mm), Martins (265,4mm), Marcelino Vieira (256,6mm), Cruzeta (243,4mm), Caicó (236,2mm), Tenente Laurentino Cruz (223,3mm), São José do Seridó (217,1mm) e Jardim de Piranhas (203mm). No entanto, na faixa litorânea Leste e no Agreste, as chuvas apresentaram índices abaixo da normal climatológica para o mês.
Do Blog Serra da Tapuia Notícias
No Distrito Serra da Tapuia o acumulado de chuvas em abril ficou em 31 mm, e no mês de maio até hoje (12), o acumulado ficou em 55 mm. Sendo que no dia (06), choveu 1 mm, dia (07) choveu mais 7 mm e no dia (10), choveu 47 mm.

Tentativa de Assalto Acaba Deixando Jovem Baleado Próximo a Sítio Novo

Segundo informações da polícia militar de Sítio Novo, por volta das 02h30min da madrugada desta segunda-feira (12). Uma tentativa de assalto acabou deixando uma pessoa ferida vítima de um disparo de arma de fogo.

Segundo ainda às informações, o jovem sitionovense de 19 anos, identificado até o momento pelo o nome de Frank, filho de Carlo de Canuto, vinha na garupa da moto de seu amigo o professor, José Antônio dos Santos (Dé), como é mais conhecido. Os dois vinham da
cidade de Lagoa de Velhos, quando foram surpreendidos por dois indivíduos em uma moto que estavam parados próximo ao lixão no sítio Carrasco, zona rural de Sítio Novo. Os indivíduos pediram para o condutor parar, mas, José Antônio, acabou não dando ouvido e acabou fugindo dos bandidos, foi quando um dos elementos sacou uma arma e acabou efetuando dois disparos, onde um, acabou acertando o Jovem Frank pelas às costas.
Os dois conseguiram chegar até o hospital de Sítio Novo, onde a vítima atingida pelo o disparo recebeu os primeiros socorros e em seguida foi encaminhada para o hospital Walfredo, em Natal, onde até o momento, às informações é de que Francione, não corre risco de morte.

Chuvas no primeiro trimestre de 2023