segunda-feira, 24 de outubro de 2011

BRASIL: EDUCAÇÃO


Marcha a favor dos 10% do PIB para Educação chega a Brasília dia 26

Participantes se concentrarão às 9h em frente ao ginásio Mané Garrincha e marcharão até o Congresso Nacional.

Por Chico Rabelo
A Marcha Nacional "10 mil pelos 10% do PIB para a Educação" será realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação na próxima quarta-feira (26) em Brasília. 

O objetivo é pressionar o Congresso Nacional para garantir que 10% do PIB sejam destinados para a Educação, e não 7% do PIB, como está no texto original do Plano Nacional de Educação.

 Neste dia, os participantes se concentrarão às 9h em frente ao ginásio Mané Garrincha e marcharão até o Congresso Nacional. Os 43 sindicatos filiados à CNTE de todo o Brasil marcarão presença na mobilização, que promete reunir cerca de dez mil pessoas. 

Às 11h da quarta-feira, membros da CNTE participarão da reunião da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados (CEC), ocasião em que entregarão ao presidente da Casa, deputado federal Marco Maia, à presidenta da CEC, deputada federal Fátima Bezerra, ao relator do PNE, deputado federal Ângelo Vanhoni, e ao presidente da Comissão Especial do PNE, Lelo Coimbra, abaixo assinado com 140 mil cartões postais de apoio aos 10% do PIB para a Educação. 

Os manifestantes também defendem a aplicação plena da Lei do Piso Salarial Nacional para o magistério pelos estados e municípios e a obrigatoriedade de planos de carreira e 1/3 da jornada para atividades de planejamento e formação. 

Fátima Bezerra, que apoia o movimento, também convidou para o encontro na CEC o presidente do Conselho Nacional de Educação, Antônio Ronca, e representantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e da União Nacional dos Estudantes (UNE).


* Com informações da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.
Fonte: nominuto.com

NOTÍCIAS DO RN : GOVERNO DO RN


A pressa de Rosalba


Publicado em Política
Dia intenso após mudanças e decisões que fizeram uma reviravolta no Governo Rosa(do).
Até essa hora, a governadora Rosalba Ciarlini está na Governadoria.
Recebe para despacho o secretário-cidadão Thiago Cortez para tratar das Centrais do Cidadão.  E ordenou (finalmente) a ocupação das 88 vagas iniciais da penitenciária de Alcaçuz, totalizando 402.
A Rosa quer melhorias. Já!
Dia cheio, nomeou secretários, exonerou auxiliares, despachou com a Comunicação, Planejamento e Finanças, Saúde. etc e tais.
Recebeu até sindicalistas, onde pediu compreensão às categorias do DETRAN, Fundação José Augusto e EMATER para o impedimento jurídico e financeiro que o Estado tem para poder conceder reajustes no momento.
Do lado de fora, muitos comentários nos corredores.
De uma liderança política, as asas-abelhudas captaram: - “É engraçado ver Robinson (Faria) criticando líderes políticos que tentam preservar ou atrair o apoio de outras lideranças, como se o direito de tentar manter ou encorpar o próprio grupo político – que é um dos fundamentos da política – fosse um privilégio exclusivo dele”.
Fonte: Tribuna do Norte

NOTÍCIAS DO RN : POLÍCIA


PM prende quadrilha de traficantes em Jaçanã


A Polícia Militar do Rio Grande do Norte conseguiu prender quadrilha de jovens traficantes da Paraíba que atuavam no interior potiguar. Os PMs de Jaçanã, a 147 km de Natal, receberam denúncia sobre carro roubado que estava na cidade e efetuaram a prisão de dois adolescentes, de 13 e 16 anos, além de José Maciel Santos da Silva, 19 anos.


De acordo com o sargento José Ari, que comandou a operação, o carro tipo Fiat Uno, de cor vermelha e placa MQB-3025, de Campina Grande (PB), foi encontrado em uma residência onde também estavam os traficantes. Dentro do veículo, os policiais encontraram pequena quantidade de crack e cocaína, além de celulares, equipamento de som e um caderno onde havia dados sobre movimentação financeira relacionada à venda de drogas por parte da quadrilha.



"Na ação, encontramos também duas armas longas, que foram apreendidas", completou o sargento Ari, dizendo que a prisão da quadrilha, que contou com a participação ainda dos soldados Moaby e Pascoal, já vinha sendo pretendida pela Polícia Militar. "Eles são de Nova Floresta (PB) e já estávamos em busca de prendê-los. Agora eles vão ser autuados em flagrante e ficarão à disposição da Justiça", explicou.
Fonte: Tribuna do Norte

PAN 2011


QUADRO DE MEDALHAS


Ouro Prata Bronze Total
Estados Unidos 57 55 45 157
BRASIL 26 17 25 68
Cuba 19 15 16 50
Canadá 18 24 25 67
México 16 16 25 57

POLÍTICA NO RN


Jader Torres avisa aos servidores que deixa Recursos Hídricos



O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jader Torres, comunicou hoje aos servidores do órgão que está de saída do governo. Ele ocupava o cargo por indicação do vice-governador Robinson Faria. Jader ficou por dez meses como secretário adjunto, período no qual Robinson acumulou o cargo de vice-governador com o de secretário de Recursos Hídricos.

Na reunião de hoje à tarde, Jader Torres também leu uma carta de despedida aos funcionários da Secretaria escrita por Robinson Faria, que rompeu politicamente com a governadora Rosalba Ciarlini e deixou o comando da pasta.

O governo ainda não divulgou oficialmente quem vai substituir Jader Torres na Secretaria. Um dos nomes cogitados é o empresário Sílvio Torquato, que foi adjunto da Indústria e Comércio no governo Garibaldi Filho. Atualmente, Sílvio Torquato é um um dos diretores da Federação das Indústrias do RN (Fiern) e preside o Sindicato da Indústria de Sorvetes, Congelados e Derivados do RN (Sindisorvete). Sílvio Torquato é irmão do diretor-geral do Dnocs, Elias Fernandes.

Fonte: Tribuna do Norte

CIDADES: SÍTIO NOVO


" Sítio Novo - RN " Moradores Temem Mal Cheiro de Pocilgas

Pocilgas

Alguns moradores que residem próximo a uma pocilga ( chiqueiros de porcos ) que fica  acerca de 100 metros aproximadamente de distância da cidade de Sítio Novo, já estão temendo os mal cheiros que possam surgir depois que ás chuvas típicas do mês de Dezembro caírem.

Pocilgas próximo a cidade
Mais informações aqui
Fonte:http://sitionovoemdestaque.blogspot.com/


PAN 2011


Fabiana Murer disputa o bicampeonato do Pan do salto com vara nesta segunda

Campeã mundial e do evento entra na pista a partir das 19h30 no estádio Telmex


Fabiana Murer fala sobre a preparação final para o Pan

Fabiana Murer chegou a Guadalajara no último sábado
Publicidade
No décimo dia de competições dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, os brasileiros vão parar para ver o que esperam ser uma medalha de ouro certa: Fabiana Murer, no salto com vara. Ela entra na pista do estádio Telmex às 19h30 (de Brasília), e a disputa já vale o pódio.


Atual campeã da prova, ela chega com o título do Campeonato Mundial  de Daegu (na Coreia do Sul) na bagagem. Mais favorita impossível. O torneio mexicano, porém, não é ápice de seu momento físico (foi no torneio coreano). 
Leia mais aqui
Fonte: R7

CLIMA DO BRASIL NOS PRÓXIMOS TRÊS MESES

LA NIÑA VOLTA A SE CONFIGURAR SOBRE O PACÍFICO EQUATORIALA previsão climática de consenso para o trimestre que inicia em novembro de 2011 e termina em janeiro de 2012 (NDJ/2012) manteve a maior probabilidade (75%) de ocorrência de chuva entre as categorias normal e acima da normal climatológica nos setores central e norte da Região Norte. Acompanhando a tendência de manifestação do fenômeno La Niña, a Região Sul continua com maior probabilidade (75%) de chuvas entre as categorias normal e abaixo da normal climatológica. Para a grande área central do Brasil, que inclui as Regiões Sudeste, Centro-Oeste e o sul e oeste da Bahia, onde o período mais chuvoso do ano já teve início, a previsão aponta para o padrão climatológico, ou seja, igual probabilidade de chuvas para as três categorias (abaixo, normal e acima da normal climatológica). Condições de excesso de chuva podem ocorrer em áreas isoladas da Região Sudeste e sul da Região Nordeste, em função da atuação de sistemas convectivos locais e possível influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Climatologicamente, as temperaturas ficam mais elevadas durante o trimestre NDJ, quando comparadas às condições de primavera, porém ainda não há previsão de desvios acentuados de temperatura para este próximo verão na maior parte do País. 


VIOLÊNCIA NO INTERIOR DO RN


Dois homens morrem e outro fica ferido após bebedeira no interior

Em comum, acusados bebiam com as vítimas e após discussões, as teriam agredidas com golpes de faca peixeira.

Por Tiago Medeiros
Pelo menos dois homens morreram e outro ficou ferido nesse final de semana, após beberem e discutirem com os acusados. Nos três casos registrados, todos foram atingidos com golpes de faca peixeira.

No sábado (22), Fábia Paula Dias, de 30 anos, foi presa em Assu, acusada de matar Ronaldo Ribeiro da Silva próximo a casa de prostituição em que mora. Presa, ela afirmou que teria sido agredida pela vítima e, para se defender, o teria golpeado com a faca.

Em Mossoró, a polícia prendeu, nesse domingo (23), Adriano Sousa da Silva, acusado de ter ferido o pescoço do seu tio com golpes de faca peixeira. De sorte, o auxiliar de pedreiro Edilson Pereira de Souza foi socorrido e resistiu aos ferimentos, mas permanece internado em estado grave.

Segundo testemunhas, acusado e vítima haviam ingerido bebida alcoólica durante toda a noite e pela manhã teriam discutido. Adriano, então, aguardou seu tio dormir e tentou matá-lo. 

Francisco Camargo Roque, de 21 anos, não teve a mesma sorte, e morreu após uma discussão com Antônio Ferreira da Fonseca Júnior, o “Juninho de Tonhera”, com quem bebia, em um sítio, na zona rural de São Rafael.

Segundo o popular que socorreu a vítima, Camargo e “Juninho de Tonhera” estavam bebendo juntos e teriam discutido. Acusado fugiu logo em seguida, em uma moto, e até o momento, os policiais ainda não conseguiram localizá-lo.
Fonte: nominuto.com

NOTÍCIAS DO RN


Ex-vereador é acusado, por aposentados, de estelionato

“Carlinho do Picolé” não foi localizado pelos policiais de Jardim do Seridó, mas ligou para a delegacia e disse que se apresentaria nesta terça-feira (25).

Por Tiago Medeiros
O ex-vereador de Jardim do Seridó, Carlos Roberto, o “Carlinhos do picolé”, foi acusado por vários aposentados do município, de Ouro Branco e de Santana do Seridó de oferecer-lhes empréstimos para a aquisição de computadores, quase nunca entregues. Segundo as vítimas, Carlinhos chegava a receber parte do valor adiantado, mas não entregava o material.

De acordo com policiais do município, o acusado não foi localizado para ser intimado a prestar esclarecimentos, porém nesse sábado (22), ele teria ligado para a delegacia do município informando que se apresentaria, com um advogado, nesta terça-feira (25).
Fonte: nominuto.com

SAÚDE: PESQUISA


POLÍTICA DO RN



Governadora começa o dia com o possível novo secretário do Gabinete Civil


A governadora Rosalba Ciarlini começou a agenda administrativa com o possível novo secretário chefe do Gabinete Civil, o então secretário de Administração Anselmo Carvalho.
Para hoje está sendo aguardada a divulgação oficial do nome do novo titular da pasta que sucederá Paulo de Tarso Fernandes. Anselmo é o mais cotado.

Fonte:Tribuna do Norte

    Chuvas no primeiro trimestre de 2023