segunda-feira, 30 de julho de 2012

TELEVISÃO: Adolescente potiguar participa do programa Soletrando pela segunda vez

“Haraquiri”. A técnica de suicídio dos samurais. Esta foi a última palavra soletrada no ano passado pelo jovem adolescente potiguar Gabriel Cledson da
Silva, 15 anos, no quadro Soletrando, no Caldeirão do Huck, da Rede Globo. O garoto não venceu a competição porque soletrou a palavra sem o ‘h’. Ficou em
4º lugar. Agora terá nova chance. Gabriel se classificou na final da etapa estadual do programa e embarca nesta segunda-feira (30) à tarde no Aeroporto Internacional Augusto Severo para o Rio de Janeiro, onde grava as semifinais do programa no Projac. O garoto viaja acompanhado da mãe dele, Maria das Graças da Silva, e da professora de geografia, Glória Bezerra. Além de livros, leva na bagagem o sonho de vencer a competição, que conta com um representante de cada estado do país, totalizando 27 participantes.

Gabriel participou pela primeira vez do Soletrando quando tinha 14 anos. Agora ele terá uma nova chance de ganhar o primeiro lugar, R$ 100 mil e uma bolsa de
estudos. Este ano o programa homenageia o escritor baiano Jorge Amado. “Na primeira fase, eles disseram com antecedência quais eram as palavras que iriam
cair. Agora elas serão sorteadas. Vai ser uma surpresa”, conta Gabriel. O rapaz tem dedicado oito horas por dia para ler copiosamente o dicionário da
língua portuguesa. Outra parte do dia ele passa em sala de aula. Estuda na Escola Estadual Padre José Maria Bienzinger, em Jardim Lola, município de São
Gonçalo do Amarante. “É muito legal participar do Soletrando. Esse ano espero que seja ainda melhor do que na outra vez. Estou muito mais bem preparado”. 

Fonte: DN Online 
 

Santa Cruz/RN: Acusado de assassinar o jovem Herbert Diego se entrega a polícia na tarde desta segunda-feira 30.

Na tarde desta segunda feira (30), se apresentou na 9ª DRP Civil de Santa Cruz acompanhado de um advogado, Ivan da Silva Nascimento, vulgo Galeguinho do açude, (foto ao lado) residente na Rua Santo Antonio no bairro Paraíso.

Segundo informações ele é acusado de assassinar na madrugada do último sábado o jovem Herbert Diego Assan Souza da Silva, 27 anos, no bairro 3 a 1, em Santa Cruz. Na delegacia Ivan recebeu voz de prisão por haver um mandato de prisão preventiva decretada no dia de hoje pelo juiz de direito desta comarca, Dr. Ricardo Antonio M. Cabral Fagundes.
Vejam mais detalhes 

Via Serra da Tapuia Alerta 
 

QUADRO DE MEDALHAS DAS OLIMPÍADAS 2012

Fonte: R7

TELEVISÃO: Universal fará sessão de descarrego para retirar a Globo de dentro de Ana Paula Padrão

Ana Paula Padrão saiu da Globo, mas a Globo não saiu de dentro dela. Preocupados com a gafe de Padrão, que chamou o "Jornal de Record" de "Jornal da Globo", durante a cobertura das olimpíadas, os bispos da Universal convidaram a jornalista para uma sessão descarrego, para retirar a Globo de dentro da jornalista.


Esta não é a primeira vez. Ana Paula Padrão já trocou, em outra gafe, o nome da Record pela Globo.


Segundo um técnico da TV Record, sempre que Ana Paula entra nos estúdios, um funcionário da emissora avisa: "Lembre-se que você está na Record". Para reforçar, no teleprompter fica o tempo todo escrito: "Você está na Record", mesmo assim Padrão esquece e chama a emissora de Globo. 

Fonte: G17 
Acredite se quiser

RN: Ônibus escolar é flagrado em carreata política em Nova Cruz

No último domingo um ônibus escolar foi flagrado em uma carreata política pelas ruas da cidade de Nova Cruz.

O ônibus que foi doado pelo governo do estado para prefeitura de Nova Cruz e estava transportando pessoas em uma carreata do atual prefeito da cidade que tenta a reeleição. Ao perceber que estava sendo fotografado o motorista tentou mudar sua rota mas o flagrante já tinha sido feito.
 
Fonte: Via Certa Natal 
 

ENEM 2012: Veja o manual do MEC sobre a correção da redação do Enem 2012

O Ministério da Educação divulgou, na tarde desta segunda-feira (30), o manual "A redação no Enem 2012 - Guia do Participante", um documento destinado aos mais de 5,7 milhões de estudantes que se inscreveram para a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 50 páginas, o manual esclarece com detalhes as novas regras de correção da prova de redação do exame, que acontece nos dias 3 e 4 de novembro. Ele foi criado para tornar mais explícitos os procedimentos da correção, já que, em 2011, mais de 120 estudantes entraram na Justiça para pedir vistas da prova, por não concordarem com o resultado. Até o fim de janeiro, em 79 casos a Justiça exigiu uma nova correção da redação, e apenas dois casos resultaram em alteração de nota.
A nota final da redação do Enem --que vai de 0 a 1.000-- é calculada pela média aritmética das duas notas atribuídas à prova por dois avaliadores independentes. Cada um deles avaliará cinco competências, que permanecem iguais às das edições passadas do exame (veja tabela abaixo). O candidato pode somar no máximo 200 pontos em cada competência.

VEJA AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO DO ENEM
Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Fonte: Inep via G1
Leia mais

ELEIÇÕES 2012: Justiça rejeita cinco candidaturas a prefeito no RN

A Justiça Eleitoral disponibilizou em seu sistema de Divulgação de Candidaturas os números do Rio Grande do Norte referentes à rejeição de quem tenta viabilizar uma vaga no  Executivo e Legislativo municipais em 2012.
De acordo com o DivulgaCand2012, cinco candidatos a prefeito tiveram seus pedidos de postulação negados pela Justiça. São eles: Abelardo Rodrigues (DEM - Alto do Rodrigues),  Felipe Muller (PP - Caiçara do Rio do Vento), Carlinho da Apami (PR - Campo Redondo), Mario (DEM - Rafael Fernandes) e Manoel Candido (PT - Serra do Mel).
Em Alto do Rodrigues, Caiçara do Rio do Vento e Serra do Mel restará apenas um candidato na disputa caso os recursos que os rejeitados apresentaram à Justiça sejam indeferidos.
Já no tocante à disputa das Câmaras Municipais, o número de candidaturas afetadas chega a 148, quase três vezes mais do que o parcial divulgado na semana passada pelo Nominuto.com. Pesou na alteração de números os indeferimentos registrados em Natal e Mossoró.
Na capital, uma coligação inteira - do grupo de Rogério Marinho (PSDB) - foi rejeitada pela Justiça em razão do não cumprimento da cota de gênero determinada pela legislação eleitoral. No total, 32 candidaturas ao Palácio Felipe Camarão caíram na malha fina da Justiça Eleitoral. Já em Mossoró, foram 14 os postulantes que podem ficar de fora do pleito deste ano.
A Justiça Eleitoral tem até 5 de agosto para julgar todos os recursos de regularização de candidaturas. No total, 413 pessoas apresentaram candidaturas ao Executivo no RN, e 7716 ao Legislativo.
Confira a lista dos indeferidos:
Alto do Rodrigues (Abelardo Rodrigues - DEM)
Caiçara do Rio do Vento Felipe Muller (PP)
Campo Redondo (Carlinho da Apami - PR)
Rafael Fernandes (Mario - DEM)
Serra do Mel (Manoel Candido - PT)
 Via Serra da Tapuia Alerta 
 

4ª ETAPA DE BAJA REALIZADO NESTE DOMINGO 29 DE JULHO, EM SERRA DA TAPUIA/SÍTIO NOVO/RN

Neste domingo 29 de julho de 2012, foi realizado a IV Etapa de Baja em Serra da Tapuia/Sítio Novo com a participação de vários motoqueiros do Estado do Rio Grande do Norte.
Fotos: Giro/RN
Vejam mais fotos

CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO 2012

Fonte: Folha de São Paulo

Chuvas no primeiro trimestre de 2023