sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

FUTEBOL: COPA DO NORDESTE INCIA NESTE SÁBADO (19/01).

Copa do Nordeste está de volta. Depois de três anos, a competição terá início neste sábado com 16 times de sete estados. O maior campeão é o Vitória, detentor de cinco títulos. Na sequência Bahia e Sport, cada um com duas conquistas, e o América-RN, com uma.  
ABC E AMÉRICA são os representantes do RN , já os representantes da Paraibanos são os times do Sousa e Campinense.
As 16 equipes são divididas em quatro grupos de quatro equipes, que se enfrentam dentro da própria chave em confrontos de ida e volta. Os dois mais bem colocados de cada grupo se classificam para as quartas de final. Quartas, semifinal e final são disputadas no sistema mata-mata com jogos de ida e volta.

EstadoClubes
AlagoasASA e CRB
BahiaBahia, Feirense e Vitória
CearáCeará e Fortaleza
ParaíbaCampinense e Sousa
PernambucoSalgueiro, Santa Cruz e Sport
Rio Grande do NorteABC e América
SergipeConfiança e Itabaiana
A novidade da competição para o ano que vem é a vaga ao campeão da Copa do Nordeste para a Copa Sul-Americana.

 Neste sábado, os duelos são Ceará x ABC, Bahia x Itabaiana, Salgueiro x ASA, Feireinse x Campinense.

No domingo:
 Confiança x Fortaleza, Sousa x Sport, América-RN x Vitória, Santa Cruz x CRB.
 
Via Notícias da Serra 

FAMA: SUPOSTO VÍDEO DE SEXO COM VIVIANE ARAÚJO CAI NA NET

Mais um suposto vídeo de estrelas da Tv cai na net. Desta vez foi Viviane Araújo. Depois de Renatinha BBB12 e de vários Brothers da casa, a internet é o paraiso dos garimpeiros de vídeos"perdidos". Para os Curiosos resta saber que Viviane já foi estrela de um vídeo adulto, porém ela foi a única protagonista. Viviane araújo está participando de "A Fazenda 5" e talvez por este fato o vídeo tenha caido na internet
 
Via NOS-ON-LINER

SANTA CRUZ/RN: Caixa Econômica Federal oferece oportunidade para menor aprendiz em Santa Cruz

A agência da Caixa Econômica Federal de Santa Cruz está oferecendo oportunidade para estágio através do programa Menor Aprendiz.
Os candidatos devem ter idade entre 14 anos e 06 meses completos e 16 anos incompletos; estar cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental ou o equivalente no EJA; ter acesso a internet; ter carteira de trabalho não assinada e renda familiar de no máximo um salário mínimo e meio.
Os estudantes interessados na vaga deverão encaminhar o currículo até quarta-feira, dia 23 para o endereço eletrônico: pedro_varela@cieesp.org.br com o título (assunto) do e-mail: Vaga CEF Santa Cruz.

Fonte: Édipo Natan

RN: MPF cobra fim de poluição nas praias centrais de Natal

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) encaminhou à Justiça um requerimento para a realização de uma audiência com representantes da Caern e da Prefeitura do Natal. O objetivo é cobrar providências e definir prazos para que os dois entes ponham em prática medidas concretas que impeçam a poluição das praias centrais de Natal, garantindo a efetividade da sentença que já deveria estar sendo cumprida desde 2011. O MPF emitiu nota sobre o assunto nesta sexta-feira (18).
Além do prefeito de Natal, Carlos Eduardo, e do diretor-geral da Caern, o requerimento pede intimação dos secretários municipais de Obras (Semopi) e de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), do diretor geral do Idema e do perito judicial que vem acompanhando a execução da sentença. A perícia apresentada no último dia 7 aponta que pouco do que foi determinado pela Justiça Federal foi executado.
Apesar de alguns avanços (da Caern) no cumprimento da sentença, convém destacar que permanece a poluição das praias centrais de Natal em razão de ações e omissões dos executados, principalmente da Caern e da Prefeitura de Natal (especialmente da Semopi), destaca o procurador da República José Soares, que assina o requerimento, enviado à 1ª Vara Federal.
De acordo com o representante do MPF/RN, o cumprimento da sentença iniciou-se em 30 de setembro de 2011, com os trabalhos periciais de acompanhamento e fiscalização, mas ainda não surtiu grandes efeitos. O procurador da República aponta uma lentidão inquietante por parte da Caern, como se não fosse um grave problema de saúde pública lançar esgoto diretamente na praia e no mar, onde se recreiam crianças e adultos, especialmente no verão.
Saiba mais
Fonte: G1/RN

SEGURANÇA: MAIS DE 20% DO EFETIVO DA PM DO RIO GRANDE DO NORTE ESTÁ CEDIDO A OUTROS ÓRGÃOS OU ESTÁ DE LICENÇA MÉDICA

Caso fosse devolvido, efetivo cedido seria capaz de dobrar patrulhamento na Região Metropolitana
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte possui cerca de 20% do seu efetivo total à disposição de outras repartições do serviço público. No total, são 1.776 homens deslocados do patrulhamento de rua para serviços administrativos ou atividades diversas, como guarda patrimonial ou ocupação de guaritas em presídios. Apesar de admitir que a quantidade de policiais cedidos representa um déficit significativo, o Comando da Corporação diz que não pode obrigar as instituições a devolvê-los.
á casos em que PMs estão prestando serviço em áreas aparentemente adversas à segurança pública, como na Secretaria de Saúde e também na Secretaria de Agricultura e Pesca. O tema da cessão de policiais militares foi retomado ontem, quando o Tribunal de Justiça divulgou o planejamento de devolver integralmente em um período de dois anos todos os PMs que estão lotados lá.

A iniciativa própria da instituição se mostra como única alternativa para a corporação reaver os seus servidores. O efetivo total (9.434 homens), que já se mostra deficitário, é prejudicado pela cessão e também pela quantidade de afastamentos por motivo de saúde. Dados do segundo semestre do ano passado apontam o afastamento - definitivo ou temporário – de 507 policiais militares. Assim, são 2.283 PMs fora das ruas, representando 24,2% do total.
Quantidade de policiais militares cedidos

Secretaria de Justiça
(Guarda de Presídios) – 714
Secretaria de Segurança - 419
Gabinete Civil – 151
Tribunal de Justiça – 118
Fundação da Criança e do Adolescente (Ceducs e Ciads) – 107
Polícia Civil (Delegacias) – 52
Assembleia Legislativa – 51
Ministério da Justiça – 40
Procuradoria-geral de Justiça – 34
Detran – 23
Vice-governadoria – 19
Tribunal de Contas
do Estado – 18
Procuradoria-geral do Estado – 8
Exército Brasileiro – 6
Justiça Federal – 4
Tribunal Regional Eleitoral – 3
Secretaria de Agricultura e
da Pesca – 2
Departamento Estadual de Imprensa, Polícia Militar/DF, Secretaria de Saúde, Fundação José Augusto, Secretaria de Administração e Recursos Humanos, Secretaria de Tributação Secretaria do Trabalho e Ação Social – 1

Total à disposição: 1776, sendo 91 oficiais e 1685 praças
Efetivo total da PM: 9.434


Fonte: Novojornal

EDUCAÇÃO: Cadastramento e matrícula dos aprovados na UFRN começaram hoje(18/01).

O cadastramento e matrícula para os aprovados na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para os aprovados no vestibular e no Sisu começaram nesta sexta-feira (18). Em Natal, o processo está acontecendo no ginásio de esportes do Campus Central e, no interior, nos campi de Caicó, Currais Novos e Santa Cruz.

Às 8h, horário marcado para começar o cadastramento dos aprovados, a fila no ginásio percorria quase toda sua extensão, porém, às 10h, poucas pessoas aguardavam para realizar o procedimento. A estudante Carolynne Medeiros, 18 anos, aprovada em Ciências Atuariais através do Sisu, afirmou que esperou cerca de duas horas para concluir todo o processo de cadastramento e matrícula. Segundo ela, que tentou vestibular para Direito, mas não foi aprovada, o Sisu é muito burocrático e exige muita atenção do candidato que precisa ficar atento à nota de corte. Mesmo sendo aprovada na UFRN, Carolynne ainda vai cursar Direito  em uma faculdade particular.

Já a estudante Raiany Barbosa, 17 anos, aprovada no segundo vestibular em Engenharia Têxtil, os candidatos locais acabam sendo prejudicados pela seleção através do Enem, porque o seleção vira nacional e todo o processo é mais burocrático.

O cadastramento e matrícula acontecem hoje e na segunda e terça-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Os horários são divididos de acordo com os cursos. Os documentos exigidos para o processo são diploma, certificado ou certidão de conclusão do Ensino Médio, cópia autenticada da carteira de identidade e do CPF, certidão de quitação eleitoral e, para os aprovados do sexo masculino, prova de estar em dia com as obrigações relativas ao serviço militar.

Fonte: TN Online

Chuvas no primeiro trimestre de 2023