quarta-feira, 16 de novembro de 2011

POPULAÇÃO DO RN


Censo 2010: mais da metade da população do RN é parda

Pela primeira vez, o Rio Grande do Norte tem menos da metade da população que se classifica como branca. No Censo 2010, dos 3.168.027 habitantes do estado, 1.303.592 se classificaram como brancos, o que corresponde a 41,14%. A maioria da população do estado se classifico como parda.


Ao todo, 1.662.645 pessoas se consideram pardas, o que corresponde a 52,48% da população, enquanto 166.090 são negros (5,24%), 32.796 são amarelos (1,03%) e 0,08% são indígenas.

No Censo 2010, registrou-se uma redução da proporção brancos e o crescimento dos pardos em todo o país. Assim como no Rio Grande do Norte, foi a primeira vez que um Censo Demográfico registrou uma população branca inferior a 50% no Brasil.
Fonte: Tribuna do Norte

POLÍTICA E EDUCAÇÃO NO RN


Professora que virou fenômeno na Internet será candidata a vereadora em Natal



A professora Amanda Gurgel, que ganhou fama no país depois de um discurso inflamado durante audiência pública no mês de março, na Assembleia Legislativa, onde era discutida a situação dos professores da rede pública, será candidata a veredora em Natal. O PSTU, partido a que a professora é filiada, confirmou que a professora está na nominata de pré-candidatos da legenda para disputar vagas na Câmara Municipal do Natal.
Andreia MunfordProfessora Amanda Gurgel ganhou notoriedade após discurso inflamado em defesa dos professores
Professora Amanda Gurgel ganhou notoriedade após discurso inflamado em defesa dos professores


De acordo com a direção do PSTU, a professora é "a melhor alternativa política para defender uma educação pública, gratuita e de qualidade na Câmara Municipal". A professora, que já disputou eleições dentro do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), afirma que quer dar uma alternativa "revolucionária e socialista" à população.



"Queremos oferecer para os trabalhadores e a população pobre de Natal uma verdadeira alternativa socialista e revolucionária para a educação de nossa cidade, capaz de enfrentar o descaso que há décadas aflige nossas escolas em função dos ataques desses partidos tradicionais.", disse a professora 



A professora de Português Amanda Gurgel ganhou notoriedade quando, num vídeo, gravado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, reclamava sobre a situação atual dos professores potiguares. O vídeo, divulgado na internet, foi visto por milhares de pessoas e Amanda foi convidada para participar de programas nacionais de televisão.



À época, a professora não estava ensinando. Devido a um problema de saúde que ela prefere não revelar qual era, ficou um ano longe das salas de aula. No período de readaptação, trabalhou na biblioteca da Escola Estadual Myriam Coeli. De volta às salas de aula desde julho, quando foi encerrada a maior greve da categoria no estado, Amanda Gurgel retomou sua rotina.
Fonte: Tribuna do Norte

VIII CIRCUITO DE TECNOLOGIAS EM APODI


Emparn e Emater promovem a segunda etapa do VIII Circuito de Tecnologias

Por Assessoria de Imprensa Emparn
A segunda etapa do VIII Circuito de Tecnologias Adaptadas para a Agricultura Familiar constará da Oficina de Caprino e Ovinocultura, a ser realizada no período de 16 a 18 de novembro no IFRN de Apodi. Participarão, além da EMPARN, EMATER-RN, SEBRAE, Banco do Nordeste, Embrapa Caprinos e Ovinos e Embrapa Semiárido, EMEPA, IFRN, UFPB,  APASA, ACOSC, FETARN, IDS, COOPAGRO, entre outras instituições que vão mostrar as diversas experiências vitoriosas de assentamentos, associações e agricultores familiares.
A promoção do Circuito de Tecnologias é da  Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) e da EMATER-RN, que levarão seus pesquisadores e técnicos para discutirem a transferência de conhecimentos para agricultores de todas as regiões do Estado em que o circuito será realizado, até o mês de maio de 2012. O principal objetivo é a consolidação da "Rede Potiguar de Ciência, Tecnologia e Informação para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar".
Leia mais
Fonte:http://www.rn.gov.br/

CIÊNCIA


Cientista tenta desvendar mente de psicopata que matou menina

Brian Dugan já foi condenado por estupro algumas vezes e por mais dois assassinatos
 Cientistas nos Estados Unidos examinam o cérebro de um assassino serial como parte de um estudo para tentar entender a ligação entre comportamento anti-social e a estrutura cerebral.


Quando Brian Dugan se declarou culpado pelo estupro violento e assassinato da menina Jeanine Nicarico, de sete anos de idade, ele parecia se enquadrar no estereótipo do assassino serial.
Ela foi morta em 1983, embora o crime só tenha sido confessado em 2009. Naquela época, ele já havia sido condenado por estupro algumas vezes e por mais dois assassinatos: uma outra menina de sete anos e uma enfermeira de 27 anos que ele atropelou antes de violentar e matar.
Se a pena de morte não tivesse sido suspensa no Estado americano de Illinois, Dugan teria sido executado.Curiosamente, ele não mostrou remorso por nenhum de seus crimes. Cientistas acreditam que a falta de empatia possa ter relação com isso.
O neurocientista Kent Kiehl da Universidade do Novo México examinou seu cérebro como parte de um estudo.
- Ele tem dificuldade para entender porque as pessoas se importam com o que ele fez. Clinicamente é fascinante.
Kiehl é considerado um pioneiro em uma área avançada da neurociência comportamental: a que tenta entender as funções dos cérebros dos psicopatas e desenvolver tratamentos para suas condições.
Ela é controversa porque, por milhares de anos, homens como Dugan foram rotulados não como doentes, mas malignos. Na literatura e no cinema, o termo psicopata não é usado para diagnosticar alguém por quem deveríamos ter simpatia, mas sim medo.
- Tendo a ver os psicopatas como pessoas que sofrem de uma desordem, portanto não usaria o termo 'mau' para descrevê-los.


Culpa

Então o que exatamente é um psicopata?
- Clinicamente a definição é alguém com uma pontuação alta em traços como falta de empatia, culpa e remorso. Eles são muito impulsivos: tendem a não planejar ou pensar antes de agir. Eles têm a tendência de se envolver em problemas desde muito jovens.
Sabemos há tempos que muitas pessoas em prisões apresentam sintomas de psicopatia, mas até hoje sabemos pouco sobre a condição.
Para entendê-la usando a neurociência, Kiehl construiu em seu laboratório um inédito scanner cerebral móvel. Ele é equipado com a mais moderna tecnologia magética e transportado em um caminhão, para poder entrar em prisões de segurança máxima.
Ele o usou para dois tipos de análises do cérebro de Dugan: para examinar sua densidade e suas funções.
- O cérebro de Brian tem níveis baixos de densidade em um sistema que chamamos de paralímbico.


O sistema paralímbico é um 'circuito comportamental' no cérebro que inclui regiões como a amígdala e o córtex pré-frontal. Cientistas já sabiam que estas áreas são associadas com o processamento das emoções.

Ao longo do século passado, pessoas com danos cerebrais nestas áreas foram estudadas porque seu comportamento mudava repentinamente e eles se tornavam anti-sociais.
- Concluímos que estes sistemas não se desenvolveram normalmente em Brian.


A psicopatia parece envolver uma falta de desenvolvimento nestas regiões, o que pode ser geneticamente determinado.

Leia mais
Fonte: R7

BRASIL: POPULAÇÃO E ECONOMIA


IBGE mostra a persistência de dois 'Brasis'

Taxa de analfabetismo cai, mas é superior a 25% em 1.310 municípios. Proporção de pessoas pardas ou negras que não sabe ler caiu pela metade desde 1991, mas é mais que o dobro da registrada entre brancos

Lucila Soares e Rafael Lemos
Moradora do Morro dos Macacos, na Vila Isabel
Moradora do Morro dos Macacos, na Vila Isabel (Apu Gomes/Folhapress)
Um país urbano, com taxas de crescimento populacional próximas das nações desenvolvidas, avanços sociais notáveis e desigualdades flagrantes, que mantêm atual a ideia da coexistência de dois "Brasis". Este é o Brasil retratado pelo Censo Demográfico de 2010, que teve mais uma etapa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira. O conjunto de informações divulgado consolida as características da população e dos domicílios brasileiros levantadas em visitas a 67,5 milhões de domicílios, nos 5.565 municípios das 27 unidades da federação.
Leia mais
Fonte: Revista Veja

CONCURSO DO ESTADO DO RN

Já estão disponível a confirmação de inscrição e o local da prova do concurso para professores e suporte pedagógico no site da  Cesgranrio
Vejam aqui
E a quantidade de inscritos no concurso da Secretaria de Educação do Estado do RN
Vejam aqui
Fonte: Fundação Cesgranrio

ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO


Messi e Agüero decidem, e Argentina vence a Colômbia de virada

Argentinos voltam a vencer nas eliminatórias e encostam no líder Uruguai


Bolivar e Messi, Colômbia x Argentina (Foto: AP)
Messi melhorou no 2º tempo e deixou sua marca

(Foto: AP)
A Argentina visitou a Colômbia nesta terça-feira, em jogo válido pela quarta rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, foi dominada no primeiro tempo, mas melhorou com a entrada de Agüero na segunda etapa e conseguiu a virada, vencendo por 2 a 1. Os argentinos, que vinham de duas partidas sem vitória, voltaram a encostar no líder Uruguai. As duas equipes têm sete pontos, mas os uruguaios são superiores no saldo de gols.
No primeiro tempo, a seleção argentina foi completamente dominada pelos donos da casa, que tinham uma avenida no lado esquerdo do ataque. Armero, Pabón e Ramos tinham liberdade para jogar, liderados pelo maestro Rodríguez. Os visitantes tinham apenas uma jogada, já mundialmente conhecida e, desta vez, ineficaz: as arrancadas de Messi, que jogava sem apoio e sem opções para tabelar.
Leia mais
Fonte: G1

VESTIBULAR DA UERN


Provas da Uern serão aplicadas em março

        

Uma boa notícia para os estudantes potiguares que pleiteiam vagas em universidades públicas do Estado. A Universidade Estadual do Rio Grande do norte (UERN) divulgou o edital para o Processo Seletivo Vocacionado 2012 (PSV 2012), com oferta de 2.472 vagas nos cursos de graduação. Um aumento de 126 vagas em relação ao oferecido no certame anterior. Após uma greve de 103 dias que atrasou inclusive a convocação dos aprovados no vestibular 2011, as provas do vestibular 2012, antes previstas para dezembro deste ano, serão realizadas somente em março, nos dias 4 e 5.


Para se inscrever, o candidato deverá preencher o formulário disponível somente via internet, concordar com as informações constantes no edital e fornecer o número de seu CPF, condição exclusiva e obrigatória. As inscrições serão realizadas a partir das 9h do dia 09 de dezembro com prazo limite até às 23h59min do dia 30 de dezembro de 2011, observado o horário oficial local. O valor da taxa de inscrição é de R$ 110,00 (cento e dez reais).



O crescimento no número de vagas, segundo informações da Comissão Permanente de Vestibular (Comperve/UERN) foi autorizado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), com a abertura do Bacharelado em Educação Física (30 vagas), e a Licenciatura em Letras/Língua Espanhola (16 vagas), turno vespertino, no Campus Central (Mossoró).  Foram criados ainda o curso de Geografia (40 vagas), no Campus de Assu, e de Letras/Língua Portuguesa (40 vagas), no Campus de Patu.



O Edital do PSV 2012 prevê ainda que os candidatos que se enquadram no Sistema de Cotas - com reserva de metade das vagas para os estudantes que estudaram integralmente na escola pública - terão o prazo de 9 a 13 de janeiro de 2012 para entregar junto à sede da Comperve, a documentação exigida para comprovação de estar apto a concorrer.

Leia mais
Fonte: Tribuna do Norte

SÍTIO NOVO: POLÍTICA


Sitio Novo: Como nova líder da bancada Aninha deixa seu recado a oposição

Depois das confirmações já esperada feitas pelos vereadores Dailton e Branquinha que anunciaram total apoio a pré-candidatura de Nenên os vereadores Marcos de Bidoca e Missinho resolveram brincar com as vereadoras Aninha e Judrene que seguem firmes e fortes no apoio ao grupo da prefeita Wanira.

Ao destacar o apoio de seis vereadores a campanha de Nenên Marcos e Missinho deixou um convite no ar convidando as vereadoras a também fazerem parte da aliança. 

Foi ai que a vereadora Aninha tratou logo de responder aos colegas de forma clara e responsável. “Quero iniciar senhor presidente, agradecendo o convite do senhor e do colega Missinho, mas esclareço novamente com muita convicção que já tenho minha opinião formada, estou no grupo da situação onde vou continuar nele até o fim”. Respondeu Aninha.

Em seguida a vereadora tratou de salientar aos demais vereadores os conteúdos politiqueiros que vem sendo tratados nas últimas sessões tendo em vista que a eleição só acontecerá no ano que vem. A vereadora também cutucou os vereadores da oposição pelas inúmeras qualidades apontadas por eles com relação à Vereadora Branquinha, qualidades essas que segundo Aninha a vereadora já demonstrava há muito tempo e que não sabendo o porquê que só agora foram apontadas por eles.

Ao conceder a parte ao vereador Zé de Santiago que tratou logo de se dirigir a vereadora Aninha de Paulo como a nova líder da bancada para questionar informações sobre a solução de um pagamento de interesse particular do mesmo que segundo ele a prefeitura está em débito desde dezembro do ano passado, Aninha foi direta e objetiva com relação ao pagamento que é interesse do vereador.

Colega vereador, em relação a pagamentos, eu acho que não cabe a mim, ir a prefeitura procurar saber quem recebeu ou quem deixou de receber e explanar ao povo aqui nesta casa. E se fosse de interesse da população de Sitio Novo eu traria sim com certeza a resposta. Agora vereador, isso é de interesse particular do senhor, eu acho que o senhor está no seu direito se está sendo lesado o senhor deve procurar a prefeitura tomar essa informação para com o senhor, não eu ir até lá saber quando vão lhe pagar. O que se tratar de oficio, o que se tratar de um requerimento, o que se tratar de interesse do povo vou fazer o possível para atender a qualquer pergunta ou solicitação dos colegas”. Disse Aninha. 

O vereador Zé não gostou nada colocação da vereadora ao se referir que a pergunta feita por ele seria de interesse particular do mesmo chegando a dizer que a maior interessada em efetuar o pagamento deveria ser a própria prefeitura onde o mesmo já esteve e não obteve resposta.

Aninha encerrou sua participação no plenário deixando bem claro que não está na câmara para ser moleque de recado de vereador nenhum, já que o questionamento feito por Zé de Santiago não seria de interesse da população e sim do próprio vereador que deve sim receber o tal pagamento mais que não aceita ser usada para atender questionamentos de interesse particular de nenhum dos colegas e sim do povo de Sitio Novo. 

Fonte: Giro RN

Chuvas no primeiro trimestre de 2023