quinta-feira, 9 de junho de 2011

SAÚDE

Médicas explicam por que pessoas soluçam e têm intolerância ao glúten

Bem Estar desta 5ª (2) recebeu a gastroenterologista Vera Lúcia Sdepanian.
Pediatra Ana Escobar também falou das causas de soluço e doença celíaca.

Do G1, em São Paulo
Todo mundo soluça, seja sempre ou raramente. Alguns acreditam que “engoliram” ar, mas na verdade o problema ocorre quando o diafragma, um músculo abdominal, se contrai involuntariamente.
O Bem Estar desta quinta-feira (2) falou sobre mitos e verdades do soluço, principalmente na hora de acabar com ele. Do estúdio, participaram a pediatra Ana Escobar e a gastroenterologista pediátrica Vera Lúcia Sdepanian, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
O soluço acontece quando o nervo frênico, motor do diafragma, envia um sinal de choque ao músculo, que puxa o pulmão para baixo e força a entrada de ar pela boca. Uma rajada a 120 quilômetros por hora “atropela” a glote e faz as cordas vocais vibrarem. É aí que sai o som. Esse ar chega até os pulmões e enche os alvéolos com pressão, o que às vezes causa dor.
Segundo a dra. Vera Lúcia, soluçar mais de dois dias deve ser um sinal de alerta – o normal é que esse seja um evento pontual e passageiro. E, de acordo com a dra. Ana, essa reação não é uma defesa do organismo, como a tosse ou o espirro, mas um espasmo que enche o pulmão de ar.
O álcool também pode provocar soluço, porque irrita o estômago e o esôfago, e tudo o que irrita ou distende o tubo digestivo desencadeia esse sintoma. O frio também pode contrair a musculatura do diafragma, principalmente em bebês e crianças. Amamentá-los e aquecê-los pode resolver a situação.
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/06/medicas-explicam-por-que-pessoas-solucam-e-tem-intolerancia-ao-gluten.html

INTERNET

Ministro prevê internet popular 'já no 2º semestre numa boa parte do país'

Segundo ele, oferta em todo o país depende de investimentos em redes.
Ministro estima prazo de dois anos a dois anos e meio para alcance total.

Darlan AlvarengaDo G1, em São Paulo
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou nesta quinta-feira (9) que a oferta de internet a preços mais acessíveis, por meio do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), deve estar disponível “já no 2º semestre” e “numa boa parte do país”.

Pelos acordos que estão sendo firmados, as empresas se comprometem a oferecer à população conexão de alta velocidade (1 megabit por segundo) a, no máximo, R$ 35 por mês.
saiba mais
“Nossa idéia é ter já no segundo semestre deste ano oferta numa boa parte do país”, disse Bernardo. “Eu digo que é em uma boa parte do país porque dificilmente vamos conseguir fazer no país inteiro a não ser talvez num prazo de dois anos, dois anos e meio. Mas a idéia é até o final do governo da presidente Dilma nós termos internet que eu chamo de popular em todo o Brasil”.

A declaração foi feita em São Paulo, onde participou de um participou de evento promovido pelo HSBC sobre mercados emergentes, com a presença de investidores nacionais e internacionais.

O ministro destacou que o início da oferta de internet "nas cidades média, de interior", vai depender de investimentos, sobretudo da iniciativa privada, em redes de fibras óticas. “Se não fizer investimento, não tem como oferecer no Brasil inteiro. Por isso eu digo que será progressivo”, disse.
Na quarta-feira, o presidente da Telebrás, Caio Bonilha, disse que deve fechar nos próximos dias pelo menos seis novos contratos com empresas interessadas em oferecer acesso à internet por meio do PNBL.

Segundo Bernardo, o governo irá estimular o investimento privado através de mudanças em vários marcos regulatórios na área de telecomunicações. Para Bernardo, o potencial de crescimento do mercado de telecomunicações é “enorme”.

“Tem muita gente que não dispõe da oferta, regiões inteiras, e se baratearmos o preço estaremos estimulando um grande mercado de consumo porque vai aumentar a venda de computador e de tablet – que desoneramos agora. Isso gera emprego e também vai aumentar o nosso desempenho na escola, a produtividade no trabalho e o acesso a novas mídias”, disse.
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/06/ministro-preve-oferta-de-internet-popular-no-pais-ja-no-2-semestre.html
 

FESTA DOS NAMORADOS NA SERRA DA TAPUIA

POLÍTICA LOCAL

PT define nome de Paulo Bola com pré-candidato a prefeito

O segundo capitulo da serie “Politicagem Sitionovense” que estreou nesta quarta-feira, trás hoje mais uma definição política para a corrida eleitoral de 2012.

Assim como já postamos anteriormente que o Partido dos Trabalhadores de Sitio Novo indicaria um nome para concorrer à sucessão municipal, sem muita surpresa foi definido o nome de Paulo Bola atual presidente do partido no município para concorrer ao pleito.

A informação chegou ao blog através do próprio Paulo que brevemente deverá definir um nome para compor a chapa encabeçada pelo PT.

O petista Paulo Bola foi o único representante sitionovense que já disputou as eleições estaduais concorrendo a uma vaga na Assembléia Legislativa. Paulo já disputou três campanhas duas como deputado estadual (2006/2010) e uma como vereador (2008).

Em 2008, como candidato a vereador o petista obteve 31 votos, já em 2010 quando concorreu ao cargo de deputado estadual, Paulo contabilizou 174 votos, 32 foram dados em Sitio Novo.
No próximo ano Paulo Bola colocará pela quarta vez seu nome a disposição de mais uma eleição, desta vez concorrendo ao cargo de prefeito do município de Sitio Novo.

http://blogdoedgleysn.blogspot.com/

Chuvas no primeiro trimestre de 2023