domingo, 31 de agosto de 2014

Fotos da Formação Inicial do RN Alfabetizado em Santa Cruz

 Os cinco encontros foram realizados na Escola Estadual José Bezerra Cavalcante em Santa Cruz nos dias 16,17, 23, 24 e 30 de agosto.
Da Serra da Tapuia participaram: João Batista, Cleziana, Maria Francisca e Francisca Bezerra.
Participaram os alfabetizadores e coordenadores dos municípios de: Santa Cruz, Japi, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Lajes Pintadas, Sítio Novo e São Bento do Trairi.






Vândalos quebram lâmpadas numa propriedade em Serra da Tapuia

Neste domingo 31 de agosto, quando os proprietários acordaram pela manhã se depararam com as lâmpadas quebradas em sua propriedade em Serra de Baixo nas proximidades do Distrito Serra da Tapuia.

A ação dos Vândalos. 

ABC e América podem fazer história na Copa do Brasil de 2014

Os dois principais clubes do Rio Grande do Norte estão fazendo história na Copa do Brasil e podem fazer ainda mais. A melhor campanha do estado na competição até o momento é a do Baraúnas. O clube mossoroense fez bonito em 2005, quando chegou as quartas de finais do torneio, sendo eliminado pelo Cruzeiro e conquistando a 7° colocação do certame.
Em sua campanha extraordinária, o Baraúnas eliminou times como América Mineiro, Vitória (BA) e Vasco (RJ).
Apesar de ainda não terem superado o feito do Leão do Oeste, a dupla natalense já igualou suas melhores campanhas na competição nacional. ABC e América chegaram juntos as oitavas de final da Copa do Brasil de 2000. Mas, naquela ocasião, as duas equipes não conseguiram avançar à quartas de final.
O alvinegro foi eliminado da competição de forma invicta. O time potiguar empatou com o Palmeiras em Natal pelo placar de 3 a 3 e voltou a empatar em São Paulo, mas dessa vez pelo placar de 1 a 1. Com isso o ABC foi eliminado por ter sofrido mais gols jogando em casa. Já o América perdeu as duas partidas para o São Paulo. Na capital paulista o alvirrubro foi derrotado por 3 a 1, já em Natal perdeu pelo placar de 3 a 2.
Com isso, os dois maiores clubes do estado têm novamente a chance de fazer suas melhores campanhas na Copa do Brasil, e quem sabe superar a grande campanha do time mossoroense.
Confira a campanha do Baraúnas
1ª Fase
Baraúnas 2 x 1 América (MG)
América (MG) 2 X 1 Baraúnas (Baraúnas 4 x 2 nos pênaltis)
2ª Fase
Baraúnas 1 x 0 Vitória (BA)
Vitória 1 x 2 Baraúnas
Oitavas de Final
Baraúnas 2 x 2 Vasco (RJ)
Vasco (RJ) 0 x 3 Baraúnas
Quartas de Final
Baraúnas 3 x 7 Cruzeiro (MG)
Cruzeiro (MG) 5 x 0 Baraúnas
Fonte: Nominuto

Setor de energia eólica vai investir R$ 15 bilhões em 2014

O setor de energia eólica vai investir neste ano cerca de R$ 15 bilhões e a perspectiva é manter este patamar de investimentos nos próximos anos, incluindo a participação nos leilões de energia promovidos pelo governo, de acordo com a presidenta da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeolica), Elbia Melo. Em dez anos, a energia eólica deve corresponder a 11% da  matriz energética brasileira, segundo o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Para Elbia, um dos maiores desafios do setor no Brasil é o desenvolvimento da cadeia produtiva para garantir o andamento dos projetos e manter o índice de nacionalização, critérios básicos para conseguir financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ela concorda com a exigência, mas lembrou que a cadeia produtiva tem que evoluir rapidamente para que os projetos possam entregar a energia contratada nos leilões.
"É um desafio que chamamos de emergencial. Temos que vencer rapidamente. Ano passado nós vendemos 4,7 gigawatts (GW). Isso significa que temos que fabricar equipamentos. O adensamento da cadeia produtiva talvez hoje seja o ponto de maior atenção. Não entendemos como um ponto intransponível, mas como uma questão que temos que vencer, que discutir e trazer soluções de curto prazo para seguir na trajetória de consolidação que a indústria está indo de sustentabilidade de longo prazo  ", disse à Agência Brasil.

IFRN Divulga o resultado do PROITEC 2014 na área do candidato

Os estudantes já podem conferir odesempenho individual em cada uma das provas de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania do ProiTEC 2014. O resultado está disponível na área do candidato (ingresso.ifrn.edu.br)
A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFRN também divulgou, nesta sexta-feira (29), ogabarito final da avaliação e as respostas aos recursos.  O aluno que realizou a avaliação terá direito a certificado de participação no ProITEC 2014, que estará disponível na área do candidato a partir do dia 23 de setembro.
O ProITEC prepara os estudantes de escolas da rede pública do ensino fundamental para o ingresso nos cursos técnicos de nível médio integrado do IFRN.  A Proen lembra que, apesar de serem isentos da taxa de inscrição,  todos os candidatos participantes do ProITEC 2014 terão que se inscrever novamente no Exame de Seleção 2015.
O edital do processo seletivo - única forma de ingressar no Ensino Médio do IFRN - está previsto para ser publicado na segunda quinzena de setembro. 

Fonte: IFRN

Chuvas no primeiro trimestre de 2023