sexta-feira, 14 de março de 2014

Proposta de promotor de Apodi/RN, carne de jumento é servido em almoço para convidados

A proposta de inclusão de carne de jumento no cardápio dos detentos do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte, de autoria do promotor Sílvio Ricardo Brito, da 2ª Promotoria de Apodi, está cada vez mais próxima de se tornar realidade na
culinária potiguar. Nesta quinta-feira (13), durante um almoço de degustação, autoridades convidadas marcaram presença, entre eles prefeitos, vereadores, juízes e representantes de unidades prisionais, que experimentaram pratos com carne do animal. O objetivo é mostrar que se trata de um alimento saudável, e pode dar um “rumo” aos mais de 600 animais apreendidos nas estradas federais na região Oeste do Estado.

Busto de 96 anos é encontrado dentro de açude no Sertão da Paraíba

Um busto esculpido em bronze, datado do ano de 1918, foi encontrado por um agricultor dentro de um açude na zona rural do município de Cajazeiras, no Sertão paraibano. Segundo a secretaria de cultura do município, o objeto só foi encontrado devido ao baixo nível de água do manancial. A pessoa com nome gravado no busto ainda não foi identificada pelos historiadores.
O secretário de cultura de Cajazeiras, Aguinaldo Cardoso, explica que no início deste mês, um agricultor estava caminhando nas margens do açude do Sítio Santo Antônio com um amigo quando avistou um objeto brilhando na lama que restava no fundo do manancial. “Com ajuda deste amigo, o homem escavou a terra e descobriu que o objeto era um busto de um homem, feito em bronze”, disse Aguinaldo.

Prédio histórico desaba e parte da estrutura atinge carros no Centro de Natal

Um prédio que fica ao lado do Tribunal Regional Eleitoral, na rua Padre Manoel da Costa, no Centro de Natal desabou no início da tarde desta sexta-feira (14). Um veículo da marca Hyundai Azira que estava estacionado ao lado do prédio foi atingido em cheio pelos destroços.Não há registro de feridos.
O prédio é datado de 1935, onde já funcionou a gráfica Nordeste. Informações apontam que a Arquidiocese de Natal é a proprietária do imóvel.A rua está interditada e ficará até que o Corpo de Bombeiros agilize os procedimentos técnicos. Funcionários da Secretária Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e da Defesa Civil também estão no local.

SEXTA-FEIRA (14),DE FUMAÇA NOS CÉUS DE NATAL

O registro foi feito pelas lentes do Blog do Marcos Dantas, nesta manhã de sexta (14) no bairro de Lagoa Nova em Natal.

TECNOLOGIA: Brasil confirma para dezembro o lançamento do satélite Cbers-4

A Agência Espacial Brasileira (AEB) confirmou para a primeira quinzena de dezembro o lançamento do Cbers-4, o quinto Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres feito em parceria entre Brasil e China. O equipamento teve sua produção adiantada após o fracasso na tentativa de enviar ao espaço o Cbers-3, em dezembro passado.

De acordo com a AEB, a montagem já é feita desde dezembro de 2013 na China e no Brasil. O Instituto Nacional de pesquisas Espaciais (Inpe), de São José dos Campos (SP), é o responsável pela produção nacional do material.

METEOROLOGIA: PREVISÃO CHUVAS PARA O TODO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Fortes áreas de instabilidade se formaram sobre a costa leste nordestina e provocaram chuva constante sobre o Rio Grande do Norte. Nas últimas 24 horas choveu um total de 111,4mm na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia em Natal, o que corresponde a 57% da média climatológica normal para o mês de Março.
Toda essa organização de nebulosidade se deve a presença de um Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis Atmosféricos (VCAN). Esse sistema favorece a formação de grandes nuvens carregadas e a permanência da chuva por longos períodos durante o dia, trazendo assim grandes volumes acumulados.
Nesta sexta-feira (14) novas áreas de instabilidade se formam e há o risco de novas pancadas de chuva sobre todo o Estado do Rio Grande do Norte.
 Fonte: Climatempo

Defesa Civil registra inundações e família é desalojada em Natal

As chuvas que caem em Natal desde o início desta quinta-feira (13) vêm causando transtornos no trânsito e prejuízos à população. A Defesa Civil do município já atendeu, até o momento, 17 chamados, sendo sete casos de residências inundadas - a maioria na zona Norte da cidade. Em Lagoa Seca, na zona Sul , uma família precisou ser desalojada e se mudou para a casa de parentes. Nesta sexta (14), ainda não há registros de residências alagadas.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Jeoás Santos, as outras ocorrências dizem respeito a casos de poças, alagamentos em geral e árvores caídas. “Nas últimas 24 horas choveu uma média 97,5 milímetros em toda a Natal. Somente na zona Norte, a média foi de 140 milímetros”, acrescentou.

Chuvas no primeiro trimestre de 2023