terça-feira, 19 de abril de 2011

RELIGIÃO


QUINTA- FEIRA SANTA HAVERÁ MISSA DE LAVA PÉS NA IGREJA DE SÃO FRANCISCO NA SERRA DA TAPUIA ÀS 15 HORAS

MISSA

EDUCAÇÃO: Comperve abre inscrições para isenção da taxa do vestibular 2012

Foram abertas nesta segunda-feira, 18, as inscrições para os alunos que desejam obter isenção na taxa de inscrição para o vestibular 2012 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os interessados devem fazer a inscrição por meio do site da Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE), até as 23h59 do dia 15 de maio deste ano.

arquivo/tn
Os interessados devem fazer a inscrição até as 23h59 do dia 15 de maio
Os interessados devem fazer a inscrição até as 23h59 do dia 15 de maio

O pedido de isenção é permitido somente aos alunos que tenham cursado, com aprovação, o 2º ciclo do ensino fundamental (6º ao 9º anos) e os dois primeiros anos do ensino médio em escolas públicas ou credenciadas no Conselho Nacional da Assistência Social e/ou Estadual e Municipal como filantrópicas, e que tenham cursado ou estejam cursando o último ano do ensino médio nas mesmas escolas citadas anteriormente.
O estudante que no vestibular 2011 foi selecionado como isento e não efetuou sua inscrição ou faltou há pelo menos um dia de aplicação das provas, não poderá concorrer ao processo de isenção.
Para se inscrever, o candidato deve acessar o site da COMPERVE, preencher na íntegra o formulário de inscrição, enviá-lo eletronicamente e imprimir o comprovante. Feito isso, entregar, de uma só vez, cópia dos seguintes documentos: comprovante de inscrição; histórico do ensino fundamental e do 1º e 2º anos do ensino médio; declaração de que está cursando, em 2011, o último ano do ensino médio; histórico do ensino médio (caso já tenha concluído); comprovante de que foi aprovado na disciplina que cursou por meio de progressão parcial (se for o caso) e documentos de identificação.
As cópias devem ser entregues nos dias úteis de 18 de abril a 16 de maio, das 7h30 às 11h30 ou das 13h30 às 17h30, na sede da COMPERVE ou enviadas via Correio, com Aviso de Recebimento, endereçada à COMPERVE. O resultado da seleção será divulgado a partir do dia quatro de julho no site www.comperve.ufrn.br.
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/comperve-abre-inscricoes-para-isencao-da-taxa-do-vestibular-2012/179023

Com informações da Agecom-UFRN


INTERNET: Brasil já tem mais de 38 milhões de conexões em banda larga


O número de acessos em banda larga fixa e móvel das prestadoras de serviços de telecomunicações no Brasil chegou a 38,5 milhões no final do primeiro trimestre de 2011, um avanço de 51,5% em relação ao mesmo período do ano passado. As conexões em banda larga móvel, que incluem acessos por modems e smartphones, tiveram uma evolução de 77,7%, passando de 13,7 milhões para 24,4 milhões no período. Na banda larga fixa, o crescimento foi de 20,5%, totalizando 14 milhões de acessos.

De acordo com a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), estudos de consultorias internacionais mostram que o Brasil já está na oitava posição do mercado mundial de banda larga móvel e em nono entre os países com maior número de acessos fixos.

A banda larga móvel está presente em 1.441 municípios e as redes fixas já estão em mais de 5 mil municípios brasileiros. Segundo a Telebrasil, 79% dos domicílios que têm computador já navegam na internet em alta velocidade e cerca de 80% das conexões são residenciais.

Os acessos em banda larga fixa com velocidades inferiores a 1 megabit por segundo (Mbps) estão em declínio e as conexões mais rápidas, acima de 2 Mbps, já representam 20% dos acessos. Segundo a entidade, várias prestadoras estão investindo na introdução de velocidades bem mais altas.

Recentemente, o governo federal determinou que a velocidade que deverá ser oferecida por meio do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) deve ser de, no mínimo, 1 Mbps ao custo de R$ 35 por mês.
http://www.nominuto.com/

METEOROLOGIA


Chuva provoca 34 deslizamentos em menos de 24 horas em Pernambuc

Segundo a Codecipe, cinco cidades foram as mais atingidas.

Em Jaboatão dos Guararapes choveu 126,9 milímetros desde segunda-feira.

Glauco Araújo Do G1, em São Paulo
A chuva que atinge Pernambuco desde segunda-feira (18) provocou 34 deslizamentos de terra em cinco cidades, segundo a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe). Não há registros de vítimas e o número de desabrigados ou desalojados ainda está sendo computado. (internauta enviou o vídeo ao lado pelo VC no G1)
Em Camaragibe (PE), foram registrados oito deslizamentos. Algumas casas foram parcialmente destruídas na madrugada desta terça-feira (19). Segundo a Codecipe, foram registrados 93,7 milímetros de chuva. A média história no mês de abril é de 261 milímetros.
Em Olinda (PE), foram registrados 43 milímetros de chuva e a média histórica é de 234 milímetros no mês de abril. Não houve deslizamentos.
No Recife, a Codecipe registrou 42,5 milímetros de chuva, onde a média histórica no mês de abril é de 207 milímetros. O temporal provocou 18 deslizamentos de terra na capital e o trânsito nas principais vias ficou congestionado.
Em São Lourenço da Mata (PE) foi registrado um deslizamento. Em Igarassú (PE) foram quatro casos de deslizamentos, sem vítimas. Em Cabo de Santo Agostinho (PE) foram três deslizamentos. Em Jaboatão dos Guararapes (PE), choveu 126,9 milímetros nas últimas 24 horas. A média histórica no mês de abril é de 234 milímetros.




Chuvas no primeiro trimestre de 2023