sábado, 26 de novembro de 2011

SERRA DA TAPUIA: 10º ANIVERSÁRIO DO GRUPO JUEC E PERSEVERANÇA

Neste sábado (26/11) os Grupos de Jovens: JUEC & PERSEVERANÇA estão comemorando os 10 anos de sua existência.  Os grupos que fazem parte da Igreja Católica de São Francisco de Assis da Serra da Tapuia.
Coordenadores dos Grupos: Walkíria, Daiane e Valdeci
Componentes:
Iranilson, Leidiana, Samara, Solange, Raiane, Rafaela, Danila, Lidiane, Williana, Maria de Lourdes, Valéria, Magna, Samuel, Andreza,  Carol, Walclécia, Amanda, Carolaine, Amanda, Camila, Adhila, Claudiana, Catiane, Rita de Cássia, Danielle, Mariana, Kaíla, Mikaella, Kelly, Edilza, Luana, Emanuelly, Ravenna, Larissa e demais componentes  que estavam ausentes.
Vejam as fotos:

 Componentes dos Grupos de Jovens JUEC & PERSEVERANÇA
Fotos: Mariana
Componentes
 Coordenadora do Grupo de Jovens Valkíria

Os componentes dos Grupos:Valkíria, Magna, Daiane, Iranilson, Leidiana, Mariana, Danielle, Ravenna, Kaíla e Valdeci 
Momento da comemoração do 10º aniversário dos grupos de jovens da Serra da Tapuia
Parabéns pelo 10º aniversário
Vejam mais Aqui

POLÍTICA DO RN


Aliança do PSD com PT ou PDT na Assembleia depende de Gesane Marinho


Com dois deputados estaduais, o PSD precisa compor com pelo menos mais uma legenda para ter direito a voto no colegiado de líderes da Casa. Por isso, o deputado estadual José Dias (PSD) já articula uma aliança com o PT, do deputado estadual Fernando Mineiro, ou PDT, do deputado estadual Agnelo Alves.
Apesar do desejo de Dias, a decisão final será da deputada Gesane Marinho(foto), que ainda não externou posição na Assembleia, após o rompimento do vice-governador Robinson Faria (PSD) com o governo. “Eu quero formar esse bloco. Mas vai depender de Gesane”, afirmou Dias.

CIÊNCIA


Cientistas descobrem como paracetamol alivia a dor

Pesquisa pode dar origem a nova geração de analgésicos

Overdose: o consumo excessivo de paracetamol pode causar danos ao fígado, graças a um sobproduto tóxico formado a partir do metabolismo do medicamento no organismo
Overdose: o consumo excessivo de paracetamol pode causar danos ao fígado, graças a um sobproduto tóxico formado a partir do metabolismo do medicamento no organismo (Thinkstock)
Pesquisadores da Lund University, na Suécia, e da Faculdade de Medicina do King’s College, de Londres, descobriram como o paracetamol alivia a dor. Embora tenha sido descoberto há mais de cem anos, em 1890, e seja usado como analgésico desde 1950, seu mecanismo de funcionamento ainda era desconhecido pelos cientistas
O achado dos ingleses e suecos pode levar ao desenvolvimento de novas drogas menos tóxicas. Usado corretamente, nas doses indicadas pelos médicos, o paracetamol é perfeitamente seguro, mas a overdose do medicamento, mesmo em pequenas quantidades, pode causar sérios danos ao fígado, como apontou, esta semana, uma pesquisa britânica.
Os pesquisadores identificaram uma proteína chamada TRPA1, presente na superfície das células nervosas, necessária para que o paracetamol possa fazer efeito. No estudo conduzido com camundongos, os cientistas perceberam que, ao retirar a proteína dos animais, o remédio deixava de fazer efeito.
Também foi descoberto que não é o paracetamol que ativa diretamente a TRPA1, e sim um subproduto formado a partir do metabolismo do medicamento, conhecido como NAPQI. O problema é que o NAPQI é tóxico. Em pequenas quantidades, o fígado consegue neutralizá-lo. Em grandes, pode causar os problemas citados na pesquisa que mostra os riscos da overdose de paracetamol.
"O que vimos acontecer nos camundongos é que o produto formado pelo metabolismo do paracetamol estimula a proteína TRPA1. Quando ela é ativada, parece interferir na comunicação entre as células nervosas sensíveis à dor, reduzindo a transmissão dessa informação para o cérebro", diz Stuart Bevan, do King’s College, co-autor do estudo.
Os pesquisadores afirmaram que é possível identificar outros compostos analgésicos similares ao paracetamol que também ativam o TRPA1, mas sem provocar danos ao fígado. "O estudo valida o TRPA1 como o novo alvo para as drogas de alívio da dor", afirma David Andersson, pesquisador do Centro de Doenças Relacionadas com a Idade, do King’s College.

VESTIBULAR DA UFRN TERÁ INÍCIO AMANHÃ 27/11


Mais de 30 mil candidatos concorrem as 6.209 vagas oferecidas pela Instituição, distribuídas nos campi de Natal, Currais Novos, Mossoró, Caicó e Santa Cruz.
Em Santa Cruz, cerca de 660 candidatos farão as provas em três prédios: Escolas Estaduais Professor Ribeiro e José Bezerra Cavalcanti (Pedagógico) e no prédio de Enfermagem da UFRN.
No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (Física, Química, Biologia e Matemática), além de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Estrangeira). No segundo dia do Vestibular 2012, além da Redação, serão aplicadas as provas de Linguagens e Ciências Humanas, distribuídas nas disciplinas de Português, Literatura, História e Geografia. Já as do terceiro e último dia, acontecem as provas discursivas específicas de cada área.
Fonte: http://ediponatan.com.br/

FUTEBOL: SÉRIE B


ABC vence Americana e se garante na série B

        

O ABC nem precisou da combinação de resultados para se garantir na série B do próximo ano. A garantia tardia ocorreu dentro da própria partida contra o Americana, que chegou ao Recife com remotas chances de conquistar a promoção para divisão de elite, mas não se portou com a gana necessária para isso. Atuando com inteligência e explorando principalmente os erros do adversário, os potiguares chegaram com certa tranquilidade aos 3 a 1, com dois gols de Leandrão e um de Jérson, para fechar o calendário futebolístico garantindo mais uma alegria para os seus torcedores. Fran fez o tento de honra para os visitantes.
Júnior Santos
Leandrão marcou dois gols na vitória abcedistaLeandrão marcou dois gols na vitória abcedista


Sem a pressão da torcida e acomodado com o resultado que era suficiente para manter a equipe na série B do próximo ano, independente de qualquer outra situação, o ABC optou por praticar um futebol burocrático, com muitos cuidados na defesa e pouca ousadia. O atacante Lins que passou no teste realizado minutos antes da equipe entrar em campo foi uma peça meramente figurativa na etapa inicial, uma vez que não conseguia armar contra-ataques nem encostar em Leandrão, que isolado entre os zagueiros adversários se tornou uma presa fácil para os seus marcadores.
Prova de que o time natalense queria ver apenas o tempo passar, é que até os 35 minutos os jogadores alvinegros só conseguiram dar dois chutes na direção do gol, ambos descalibrados e que passaram longe do travessão do goleiro Saulo: um com Cascata e outro com Jérson. 



Com remotas chances de chegar ao G-4, a Americana também fazia um jogo preguiçoso, mas ainda assim buscava atacar com mais frequência, por isso quase foi premiada aos 14 minutos, quando Válber foi lançado pela esquerda, ganhou de Ricardo Oliveira na velocidade e acertou um tirambaço no travessão abecedista. 



A partida continua se desenrolando com um ligeiro predomínio do time paulista, que, no entanto apresentava dificuldade em armar as jogadas de ataque. Foi num lance de pura individualidade de Cascata, aos 38 minutos, que o alvinegro abriu vantagem. O camisa dez fez fila driblando os seus marcadores, chegou à linha de fundo e cruzou para Leandrão, livre, tocar e marcar o primeiro gol da partida. Em seguida o Americana respondeu com André Luís, mas para sorte dos potiguares, o árbitro gaúcho anulou o lance marcando impedimento de forma equivocada e o ABC foi para o intervalo em vantagem.



Vencendo e com Makelelê no lugar de Lins, o ABC iniciou o segundo tempo com a tática bem definida: atrair o adversário e encaixar um contragolpe. A tática se mostrou perfeita, logo na primeira tentativa, a equipe ampliou o marcador com Jérson, aos 4 minutos, que após receber um belo lançamento de Cascata, se livrou com facilidade do zagueiro e ficou frente a frente com o goleiro Saulo, que não teve a menor chance de evitar o gol.
Leia mais aqui
Fonte: Tribuna do Norte

FUTEBOL: BRASILEIRÃO 37ª RODADA

VEJAM OS JOGOS DA 37ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2011 QUE SERÁ AMANHÃ 27/11

1-PALMEIRAS X SÃO PAULO :           17 HORAS ESTÁDIO: PACAEMBU
2-SANTOS X BAHIA :                       17 HORAS ESTÁDIO: VILA BELMIRO
3-FLAMENGO X INTERNACIONAL:     17 HORAS ESTÁDIO: CLÁUDIO MOACYR
4-FLUMINENSE X VASCO:                 17 HORAS ESTÁDIO: ENGENHÃO
5-GRÊMIO X ATLÉTICO- GO:            17 HORAS  ESTÁDIO: OLÍMPICO
6-ATLÉTICO - MG X BOTAFOGO:      17 HORAS ESTÁDIO: ARENA DO JACARÉ
7-FIGUEIRENSE X CORINTHIANS:     17 HORAS ESTÁDIO: ORLANDO SCARPELLI
8-CORITIBA X AVAÍ:                        17 HORAS ESTÁDIO: COUTO PEREIRA
9-AMÉRICA - MG X ATLÉTICO - PR:  17 HORAS  ESTÁDIO: PARQUE DO SABIÁ 
10-CEARÁ X CRUZEIRO:                   17 HORAS  ESTÁDIO: PRESIDENTE VARGAS

ESPAÇO: Jipe robô Curiosity decola rumo a Marte


Nave vai demorar oito meses e meio até chegar ao planeta.

Lá, missão levará dois anos terrestres para procurar condições de vida.


A agência espacial americana (Nasa) lançou com sucesso o jipe robô Curiosity rumo a Marte às 13h02 deste sábado (26).
Ao custo de US$ 2,5 bilhões, o Curiosity é o veículo mais avançado já projetado para explorar outro planeta.
A nave agora faz uma viagem de oito meses e meio até o planeta, onde deve pousar entre 10h e 10h30 de 5 de agosto de 2012. O Curiosity vai passar dois anos (terrestres) em Marte, procurando sinais de que há (ou houve) condições para abrigar formas de vida.
Foguete Atlas decola na Flórida levando o jipe robô Curiosity ao espaço (Foto: Reprodução/Nasa TV)Foguete Atlas decola na Flórida levando o jipe robô Curiosity ao espaço (Foto: Reprodução/Nasa TV)
Conheça abaixo mais sobre o robô e a missão marciana (caso não consiga visualizar o arquivo flash abaixo, veja a animação no vídeo ao pé da página):
Fonte: G1

MEGA-SENA ACUMULADA PARA ESTE SÁBADO 26/11


Mega-Sena acumulada deve pagar R$ 16 milhões neste sábado

Apostas para o concurso 1.340 podem ser feitas até as 19h.
Sorteio será realizado em Wenceslau Braz (PR), segundo a Caixa.

Do G1, em São Paulo

A Caixa Econômica Federal sorteia neste sábado (19) o concurso 1.340 da Mega-Sena, cujo prêmio acumulado está estimado em R$ 16 milhões. O sorteio vai ser realizado em Wenceslau Braz (PR), onde está o Caminhão da Sorte, após as 20h.
Segundo a Caixa, se um único apostador acertar os seis números, ele poderá garantir uma renda mensal de aproximadamente R$ 95 mil apenas investindo na Poupança. O dinheiro também é suficiente para montar uma frota de 640 carros populares ou ainda comprar mais de 100 casas no valor de R$ 150 mil cada.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer lotérica do país. Na Mega-Sena e na Timemania custam a partir de R$ 2. Na Lotomania o valor é único, de R$ 1,50.
Fonte: G1

POEMA: DEMOLIÇÃO DO MACHADÃO EM NATAL


Triste Fim do Poema de Concreto Armado da Lagoa Nova, por João Maria de Medeiros



Estive pensando na fúria cega com que os políticos e empresários se atiraram em destruir o Estádio João Machado, o conhecido Machadão, para erguerem um outro. Eles têm os seus motivos e, cá entre nós, sabemos quais são.
O Machadão vai infelizmente ruir. ”Não restará pedra sobre pedra que não seja derrubada”, como está escrito no Livro Sagrado, mas claro não se referindo ao nosso lindo e histórico estádio.
Não teve jeito. A força da verdade, da razão, da conscientização, da convicção de muitos homens de bem, dentre eles o ex-presidente do América, Jucier Santos ,que lutou com unhas e dentes pela manutenção do patrimônio histórico e material. Tudo isso foi suplantado pela força do capital,da propina,dos políticos ,quero dizer, dos politiqueiros e empresários.
No meu íntimo paira a decepção. Como pode meu bom Deus! Como pode um Estado onde ainda padece o seu povo de altos índices de analfabetismo, a saúde não vai bem, a violência aumenta a cada dia, seus governantes destruírem oque já está feito!
Até pergunto leitor – como fazia o grande escritor Machado de Assis nas suas crônicas-como pode um Estado nessas condições, destruir o que já existe, simplesmente em favor de uma minoria gananciosa e inconsequente?
Mas o que foi feito de mal ao povo e à história, essa mesma história vai provar um dia quem tinha razão. Aí, caro leitor, não será tarde demais? Os culpados ainda estarão aqui? Não estarão eles em outras paragens, aproveitando os seus dividendos?
Acho que quem vai pagar o preço de mais esse absurdo que se comete no nosso Estado serão as futuras gerações. Quem vai pagar o pato é o povo. Quem for viro verá.
João Maria de Medeiros – professor e poeta
Fonte: Blog do Wallace

Chuvas no primeiro trimestre de 2023