segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Governo do Estado do RN adia a segunda parcela do 13° para dezembro

Os servidores estaduais terão que ter um pouco mais de paciência para receber o 13° salário. Isso porque a segunda parcela foi adiada para dezembro deste ano.
O acordo inicial do Governo do Estado era de que a primeira parcela de 20% seria paga no mês de julho, a segunda, também de 20%, seria paga neste mês e o restante de 60% em dezembro. A primeira parcela foi paga dentro do prazo.
De acordo com informações do secretário de Comunicações do Estado, Paulo Araújo, o motivo para adiar o pagamento é a situação financeira do RN. “No Relatório de Avaliação das Receitas do Tesouro Estadual foi apresentado o balanço do primeiro semestre que justifica o pagamento ter sido adiado para o final do ano, ficando os 80% para o dia 20 de dezembro”, informou.
O relatório também aponta que com a retração da indústria nacional que teve queda de 0,8% em relação ao semestre anterior e com a queda do Produto Interno Bruto (PIB) marcando apenas 0,2%, a arrecadação de impostos do Rio Grande do Norte, em especial sobre Produtos Industrializados (IPI) teve uma retração de cerca de R$ 150 milhões prejudicando as contas públicas.
Fonte: Nominuto

Band suspende Datena por 2 dias por agredir Milton Neves

O apresentador José Luiz Datena foi suspenso por dois dias pelo Grupo Bandeirantes por invadir um estúdio da Rádio Bandeirantes e agredir verbalmente o colega Milton Neves, neste domingo. Datena, que apresenta o telejornal Brasil Urgente, programa mundo-cão da Band, será substituído pelo repórter Lucas Martins nesta segunda e terça.
Neves apresentava seu programa Terceiro Tempo na Rádio Bandeirantes, onde falava sobre a relação de Datena com o ex-jogador José Hidalgo Neto, astro do Coritiba nos anos 1960 e 70 que hoje trabalha como comentarista esportivo no Paraná. Depois de dizer que Hidalgo deu casa e comida a Datena no início de carreira e que até hoje se orgulha de ter sido seu companheiro em Curitiba, o apresentador do Brasil Urgente entrou no estúdio esbravejando. “Que m... é essa? Que m... é essa?”


Neves então pede para um operador cortar o som – “Segue aí, ô, criançada”, diz. E vai ao ar a vinheta do programa. Antes da invasão, Neves também disse que Datena era agradecido pela acolhida recebida de Hidalgo, que na casa do jogador Datena esteve melhor do que na pensão em que ele, o próprio Neves, morou no começo da carreira, e que Datena hoje era uma estrela e que lhe mandaria um vinho de presente.

O que exatamente incomodou Datena, só ele sabe. Mas esta não é a primeira vez que o apresentador e Milton Neves se desentendem. Ainda em 2003, uma briga dos dois iniciada no palco de uma premiação foi parar na polícia. Após trocar farpas com Datena no palco, Neves registrou um boletim de ocorrência dizendo que o colega ameaçou “quebrá-lo” caso o chamasse de “cachorro louco” no ar. 
A Band confirma a suspensão, mas não a causa.

Fonte: Revista Veja

Presidenciável Luciana Genro sofre acidente de trânsito em Porto Alegre

A candidata à Presidência da República pelo P-Sol, Luciana Genro, sofreu um acidente de carro na manhã desta segunda-feira (25), em Porto Alegre. A colisão foi leve e ela não se feriu.
“Antes que a informação saia e gere preocupações: tive um pequeno acidente de carro, mas não me machuquei”, postou ela no Twitter. Luciana estava dirigindo o carro do marido, o jornalista Sérgio Bueno, e outro veículo passou no sinal vermelho, provocando a batida.
“Estou com pena do senhor que me bateu. Ele estava sem habilitação. Poderia ter sido grave. O carro do meu marido ficou destruído na frente”, completou ela.
Jornal de Comércio via BG

Confira a Agenda dos Candidatos a Governo do RN para esta segunda (25).

Araken Farias (PSL)
9h – Sabatina com demais candidatos ao governo para um jornal impresso.
14h00 – Reunião com comitê de campanha.
Henrique Eduardo Alves (PMDB)
11h – Participa do painel SINDIFERN.
16h – Caravana saindo do bairro Nazaré.
21h30 – Debate sobre segurança pública em uma emissora de TV.
Robério Paulino (PSOL)
7h – Entrevista ao portal G1
10h20 – Participa da Participa de sabatina sobre política de incentivo a leitura.
15h30 – Participa do II Painel Fisco e Sociedade no Sindicato dos Audiores Fiscais do Tesouro Estadual RN
18h – Entrevista a uma emissora de rádio.
21h30 – Debate sobre segurança pública em uma emissora de TV.
Robinson Faria (PSD)
11h – Participa do 8º Seminário Potiguar “Prazer e Lazer”.
16h – Participa de caminhada no Bairro Guarapes.
21h – Debate sobre segurança pública em uma emissora de TV.
Simone Dutra (PSTU)
11h – Participa de Debate com educadores no IDE.
20h – Debate sobre segurança pública em uma emissora de TV.

Ex-gari de Brasília fez mais de 40 concursos públicos

Ex-gari, o baiano de Itabuna (BA) Jailson Pereira Santos é um exemplo de persistência. Mesmo com pouco estudo, ele decidiu que seria servidor público. Sem dinheiro para pagar um curso preparatório, desenvolveu o próprio método de estudo e parou de contar quando o prestou o 35º concurso. Hoje estima que tenha feito mais de 40 provas até chegar ao sonhado posto de trabalho: técnico em financiamento e execução de programas e projetos educacionais do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). 

Mas o caminho para chegar ao cargo foi longo. Jailson chegou a Brasília aos 14 anos, após a vinda de uma de suas irmãs, que deu suporte para a mudança do restante da família. Para ajudar no sustento da casa, o técnico em financiamento parou os estudos na quinta série do ensino fundamental.  


E assim ele permaneceu até os 27 anos, quando trabalhava de gari. Incentivado por sua chefe, que tinha duas filhas estudantes de uma escola técnica, ele decidiu que queria mudar sua situação. Ele, que gostava de levantar cedo e trabalhar para receber seu salário,se sentiu motivado.  
— Antes eu tinha trabalhado em algumas empresas e recebia subsalários. Não tinha condições suficientes pra minha sobrevivência.   
A partir de então, o baiano passou a aproveitar suas horas vagas em bibliotecas e, apesar de ter passado bastante dificuldade no aprendizado, conseguiu concluir os ensinos fundamental e médio pelo Encceja (O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).   
Logo em seguida, entrou em uma escola técnica, onde conheceu sua esposa, que trabalhava em um cursinho preparatório para concursos. Empolgado pelo estímulo da companheira, Jailson – que já tinha feito alguns concursos – passou a mergulhar com mais intensidade neste mundo. E aí ele não parou mais.   
Dificuldade de aprendizado
O baiano de 34 anos conta que como não tinha base escolar, tudo era mais difícil. Sem condições de pagar um curso preparatório, o servidor público lembra que precisava desenvolver seu próprio método de estudo para entender o conteúdo.   
— Repetia tudo várias vezes, estudava com um MP3 player, repetindo várias vezes a mesma coisa pra ver se aprendia.   

No começo, o desempenho nos concursos era pouco satisfatório. Mas desistir não passava pela cabeça do baiano de Itabuna. Com a melhora nas colocações de outros concursos, ele se empolgou. Mas a necessidade, a família e a vontade de ter um salário melhor, o faziam manter o foco. 
— Chega um momento que o concurseiro não aguenta mais. Você quer desistir, você quer chorar, você não aguenta mais e acha que não vai dar certo. Eu tinha família e um filho de cinco anos na época. Eu queria dar uma condição melhor a ele.  
De tanto melhorar, Jailson foi chegando perto das notas de corte de concursos. Até que a tão sonhada aprovação chegou. Não, sem antes, passar por um pequeno susto. 

Ao fazer um concurso da Procuradoria de São Paulo, com representação em Brasília, Santos ficou em 19º colocado em seis vagas e foi convidado a ir ao local. Acreditando que iria assumir o cargo, ele se demitiu do emprego de motorista, apenas uma semana após o começo, contando que assumiria o cargo. Mas aí veio a surpresa negativa.  
— Eles falaram que era só pra tomar conhecimento de quem tinha interesse e que se os seis primeiros desistissem, eles chamariam. Fiquei desesperado. Voltei correndo para o meu antigo emprego e tinham acabado de contratar uma pessoa pro meu lugar. Depois disso me revoltei falei que não ia trabalhar pra ninguém. Acabei comprando uma churrasqueira e vendendo espetinho.  
Outra negativa foi no concurso do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), em que não pode assumir por não ter CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria D, no dia de tomar posse. Mesmo frustrado, desistir não fazia parte dos planos do servidor.   
Começo da mudança
Mesmo assim a venda de espetinhos não durou muito. Logo em seguida, Jailson foi convocado para o concurso dos Correios. Lá, ele trabalhou por três meses e em seguida foi assumir um cargo no IFB (Instituto Federal de Brasília), onde trabalhou apenas um mês.   
Depois, foi chamado ao FNDE para assumir o cargo que ocupa atualmente. Neste ano, conseguiu a aprovação em um concurso da Polícia Federal, mas não pretende assumir.   
Casado, pai de dois meninos, de quatro e 13 anos, com renda mensal em torno de R$ 4 mil, Santos acredita ser um exemplo aos filhos.  
— Eles podem olhar pra mim e podem ver o crescimento de vida através do estudo. Eu consegui, qualquer pessoa pode.  
Jailson, que hoje faz faculdade de Gestão em Recursos Humanos a distância, diz que mesmo após ter feito vários outros concursos deu uma pausa nos concursos. Para ele, o importante neste momento é se manter atualizado e continuar os estudos.

Via Blog do Joseilson

Delegados debatem segurança pública com candidatos ao Governo do RN

Na próxima quarta-feira (27), a Associação dos Delegados da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Adepol/RN) promoverá o Encontro de Delegados com os candidatos ao Governo do Estado. Na ocasião, os candidatos devem apresentar suas propostas para a Segurança Pública, em especial para a Polícia Civil do RN, e discuti-las junto aos profissionais da área.
O Encontro terá início às 10h com o candidato Henrique Alves (PMDB). Em seguida, às 11h, será a vez de Araken Farias (PSL). Já às 11h30, a candidata do PSTU, Simone Dutra, será ouvida pelos delegados. Às 12h será a vez do professor Robério Paulino (PSOL) apresentar suas propostas. Robinson Faria (PSD) encerrará a rodada com os delegados do Rio Grande do Norte às 14h.

Fonte: Portal no Ar

Chuvas no primeiro trimestre de 2023