terça-feira, 22 de janeiro de 2013

BRASIL: Balanço final do ProUni registra mais de 1 milhão de inscritos

O balanço final do Programa Universidade para Todos (ProUni) registrou 1.032.873 inscritos. Os números divulgados hoje (22) pelo Ministério da Educação (MEC) apontam que o total de inscrições foi 2.011.538, considerando que cada candidato teve oportunidade fazer até duas opções de curso.

O estado com maior número de candidatos inscritos na primeira edição do programa neste ano foi São Paulo, com 187.489; seguido por Minas Gerais, com 141.839, e Rio de Janeiro, com 75.935.

A primeira convocação de candidatos pré-selecionados será feita na próxima quinta-feira (24) e o prazo para matrícula na instituição de ensino vai até o dia 31.

Em 8 de fevereiro, será feita a segunda chamada de pré-selecionados. O candidato deve providenciar a matrícula e a apresentação de documentos até o dia 19 do mesmo mês.

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. Para o primeiro semestre deste ano, estão sendo oferecidas 162.329 bolsas, sendo 108.686 integrais e 53.643 parciais (cobertura de 50% da mensalidade).

Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar por pessoa até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa. Cada estudante pode optar por até dois cursos.

O estudante que conseguir apenas uma bolsa parcial (50% da mensalidade) pode custear a outra parte por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), sem necessidade de apresentar fiador. Para isso, é preciso que a instituição onde o aluno pretende se matricular tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo.

Estão dispensados dos requisitos de renda para a obtenção de bolsa os professores da rede pública em efetivo exercício do magistério na educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.

Fonte: Agência Brasil via TN Online

SÍTIO NOVO/RN: CONVITE DE MISSA DE 1º ANO DE VIDA ETERNA


SERRA DA TAPUIA: BALNEÁRIO ACQUA CLUB VAI FECHAR POR FALTA D'ÁGUA

O balneário Aqua Club localizado no distrito Serra da Tapuia, município de Sítio Novo, está com os seus dias contados para ser fechado. 
O motivo segundo o responsável pelo o local o, Erinaldo ( Zé do Queijo ) como é mais conhecido, é a falta d'água para abastecer as picinas. O balneário sempre foi movido por muita gente e festas todos os domingos. 
Mas, Zé do Queijo já está com outro projeto, é o seu novo local de eventos: O Bar do Zé do Queijo, que breve será localizado no sítio Tapuia, zona rural do município, e a 4 km de Sítio Novo.

O local contará com uma pista de dança, pauco e serviço de bar completo, e claro, sem contar com uma ótima paisagem.

Veja no mapa abaixo a localização do Bar do Zé do Queijo, que está previsto para ser inaugurado no início de fevereiro.

 Fonte: Sítio Novo em Destaque

SÍTIO NOVO/RN: VEJA AS FOTOS DO BLOG GIRO RN REGISTROU O MOVIMENTO ANTES DO INÍCIO DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO 2013

Diferente dos anos anteriores a movimentação antes da tradicional festa do padroeiro da cidade realizada no último sábado (19) foi considerada incomparável. Nas edições anteriores a movimentação no centro da cidade era intensa durante todo o dia, à noite o fluxo de veiculo na cidade era grande.

Este ano a movimentação foi bastante diferente, ou seja, quase não teve movimentação. Atendendo a alguns de nossos leitores que moram fora da cidade que insistiam em perguntar sobre a movimentação da tradicional Festa de são Sebastião, o blog Giro/RN foi ao centro da cidade às 22hs e registrou o que todos previam “o fracasso”. 
 
Com informações do Blog Giro/RN   

ACIDENTE: Deputado e ex-prefeito de Parnamirim sofre acidente de trânsito em Natal

O deputado estadual e ex-prefeito de Parnamirim, Agnelo Alves, sofreu na tarde desta segunda-feira (21) um acidente de trânsito na Via Costeira, em Natal, segundo informações da Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE). De acordo com o tenente Alam Santos, o veículo de Agnelo, um CRV Honda, colidiu transversalmente com um Prisma. Ninguém ficou ferido, mas a condutora do Prisma, que se queixou de dores, foi levada para atendimento médico no Pronto-Socorro Clóvis Sarinho.
“Quem guiava o carro de Agnelo era o motorista dele, que nada sofreu. Já a condutora do Prisma reclamou de dores e o Samu a socorreu ao hospital. Mas, segundo informações da unidade, ela não sofreu nenhum ferimento e foi logo liberada”, relatou o oficial.
O acidente, ainda de acordo com o tenente, aconteceu no trevo de acesso ao Centro de Convenções de Natal. “Somente o laudo do CPRE poderá indicar quem cometeu a infração”, ressaltou Alam, acrescentando que o veículo do ex-prefeito seguia em direção ao bairro de Ponta Negra e o Prisma, segundo relatos, estava entrando no Centro de Convenções quando houve a batida.
O jornalista Agnelo Alves, que é pai do prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves, também administrou a capital potiguar. Ele foi prefeito da cidade de 1966 a 1969, pelo antigo MDB. Pelo PMDB, em 2000, elegeu-se prefeito de Parnamirim, sendo reeleito em 2004. Ele também chegou a ocupar vaga de senador como 1º suplente de Fernando Bezerra (entre 3 de agosto de 1999 a 31 de dezembro de 2000).
Via Diário do Potengi

BRASIL: Consumo de energia subiu 4,2% em 2012, diz ONS

A carga de energia elétrica no País, que é medida pela soma do consumo e das perdas dos sistemas de transmissão, teve um aumento de 4,2% no ano de 2012. Somente no último mês de dezembro, ela cresceu 6,3% em relação ao mesmo mês de 2011. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (21) pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
Segundo nota do órgão, a alta carga verificada em dezembro de 2012 é reflexo das altas temperaturas, mais elevadas do que o esperado para esta época do ano nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.
— É importante ressaltar que a incorporação de novos aparelhos de refrigeração e ventilação para uso residencial e comercial, como resultado da melhoria de renda e da política de desoneração fiscal, tem feito com que a carga fique ainda mais sensível às oscilações de temperatura e sensação térmica.
Outro fator que explica a elevação é o nível da atividade econômica no País no período. O ONS disse em seu relatório que o Nível de Utilização da Capacidade Instalada da indústria cresceu de 84% para 84,1% entre novembro e dezembro, um pouco acima da média histórica dos últimos cinco anos, que foi de 83,6%.
De fato, quando observada a carga por região, o volume verificado no subsistema Sudeste/Centro-Oeste foi de 38,679 mil MW médios em dezembro de 2012, expressivo crescimento de 7% ante dezembro de 2011.
A região Nordeste apresentou a maior alta no período. Lá, o crescimento foi de 7,9%. Na região Sul, a expansão  foi de 6,4%. No Norte, o operador registrou queda de 3,4%, para 3,998 mil MW médios.
O ONS disse em seu relatório que a diminuição é explicada pela redução temporária de carga de dois grandes consumidores industriais, os setores de alumínio e de níquel.

Fonte: R7

Chuvas no primeiro trimestre de 2023