quinta-feira, 23 de julho de 2015

Ministério da Saúde destina R$ 2,8 milhões para cirurgias eletivas no RN

O Ministério Público liberou, nesta quinta-feira (23), R$ 2,8 milhões para o Rio Grande do Norte investir nas cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Portaria 1.034/2015, que destina esses recursos, também redefine a estratégia para ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos de média complexidade, como cirurgias de varizes, ortopédicas, de urologia e otorrinolaringologia, incluindo retirada de amígdalas.

Os recursos fazem parte de uma estratégia do Ministério da Saúde para garantir o acesso da população aos procedimentos disponibilizados no SUS. A Portaria prevê o fim do repasse por componentes. Pelas regras anteriores, o gestor local só poderia receber novos recursos para cirurgias eletivas se tivesse gastado todo o montante passado para cada um deles. Ou seja, se usasse todo o dinheiro do componente II (Especialidades e Procedimentos Prioritários), não poderia receber mais incentivos financeiros sem que utilizasse o valor dos componentes I (Cirurgias de Catarata) e III (Procedimentos Cirúrgicos Eletivos de média complexidade, considerados relevantes para ampliação do acesso no contexto loco-regional).

Mulher fica pelada e desfila em movimentada avenida

Foto de mulher nua sempre chama atenção, agora imagina encontrar uma do ‘jeito que veio ao mundo’ em uma avenida bem movimentada da cidade. Isso aconteceu no centro de Sorriso – MT, na avenida Blumenau,
na noite de ontem (22). Como já era esperado a atitude da mulher chamou a atenção de quem passava pelo local. Além de estar ‘peladona’ na rua, a mulher ainda parava os carros que trafegavam pela via.
A Polícia Militar foi até o local, mas não conseguiu localizar a jovem. De acordo com informações de pessoas que presenciaram a cena, a mulher ficou cerca de 10 minutos posando nua na avenida e depois foi embora em uma caminhonete, Hilux.

Ministério Público realiza concurso para preenchimento do quadro de servidores

O Ministério Público vai realizar concurso público para o provimento de cargos efetivos na instituição. A informação foi confirmada hoje (23) pela Diretoria de Gestão de Pessoas (Dgep).
O certame tem previsão para ter as provas aplicadas em novembro deste ano. Serão ofertadas, inicialmente, 14 vagas para os cargos de Técnico do MPE/RN – Área Administrativa, de nível médio, além dos cargos de Analista do de nível superior, com especialidade em Engenharia Civil (02 vagas) e Contabilidade (03 vagas).
O último concurso para o cargo de Técnico do MPE/RN – Área Administrativa ocorreu em 2010 ofertando 14 vagas. Contudo, o último candidato nomeado foi o classificado na 200ª posição, em decorrência de vagas criadas a posteriori, com vagas que surgiram ao longo do período de validade do certame.

Empresa mostra carro voador híbrido que deve chegar em 2021


A empresa americana Terrafugia divulgou nesta semana o TF-X, um conceito de carro voador híbrido que funciona tanto no asfalto quanto no ar. O veículo tem espaço para até quatro pessoas e conta com um compartimento que abriga as asas e torna o automóvel fácil de estacionar e elimina a necessídade de uma pista para decolar.
Reprodução
Para ativar o modo voador, é só clicar em um botão no painel do carro. As portas do veículo se levantam e revelam dois motores ligados a um par de hélices. Depois de atingir uma certa velocidade, as hélices são desligadas e o carro é movido por uma espécie de ventilador que fica na parte de trás. Uma vez no ar, o veículo consegue se mover usando uma combinação de gasolina e motores elétricos até atingir.

Windows 10: conheça as diferenças entre cada versão do sistema

Na semana que vem a Microsoft dá início oficialmente à saga do Windows 10. A partir do dia 29 de julho, as pessoas devem começar a receber notificações para migrar para o novo sistema gratuitamente. No entanto, você já sabe qual versão do Windows 10 será instalada no seu computador?
A Microsoft não facilita a situação, já que há SETE diferentes versões do Windows 10: Windows 10 Home, Windows 10 Pro, Windows 10 Educação, Windows 10 Enterprise, Windows 10 Mobile, Windows 10 Mobile Enterprise, e Windows 10 IoT Core. Confira na tabela abaixo qual edição será instalada na sua máquina assim que você aceitar a atualização.
Ok, mas qual é a diferença?
A maioria dos usuários deve migrar direto para o Windows 10 Home, que é feito para usuários domésticos. Ele traz todas as novidades da versão, incluindo a Cortana, o navegador Edge, o novo Menu Iniciar e os aplicativos universais. Ela é mais simples e deve resolver as necessidades de quem usa o sistema em casa.

Nasa encontra planeta similar à Terra em potencial zona habitável

Cientistas da Nasa divulgaram nesta quinta-feira (23) que descobriram um exoplaneta com características muito similares à Terra e que orbita uma estrela semelhante ao Sol.
O planeta Kepler-452b foi chamado pelos cientistas de "primo distante" da Terra. Ele é 60% maior e tem boa chance de ser rochoso, embora sua massa e composição ainda não tenham sido determinados.
Comparação entre o Sistema Kepler-452 e o Sistema Solar feita pela agência espacial americana, a Nasa (Foto: NASA/JPL-CalTech/R. Hurt)
Ele demora 385 dias para dar uma volta completa ao redor de sua estrela, chamada de Kepler-452, astro do sistema que está a 1.400 anos-luz de distância da Terra.
Essa estrela é um pouco mais velha que o Sol (tem "só" 1,5 bilhão de anos a mais), tem a mesma temperatura, é 20% mais brilhante e possui um diâmetro 10% maior.

Acidente entre dois veículos na BR-226 entre Tangará e Serra Caiada

Um acidente entre dois veículos foi registrado na manhã desta quinta feira (23) em um dos trechos da BR-226, entre as cidades de Tangará e Serra Caiada, RN, onde um Caminhão Pipa de placas MXV-8040 e uma L-200 Triton Branca de Placas da cidade de Santa Cruz se envolveram neste acidente.
Segundo informações da polícia militar, não houve feridos, somente danos materiais, as investigações sobre as circunstâncias que ocasionaram o acidente devem ficam a cargo da Polícia Rodoviária Federal.
Com as informações do Blog Tangaraense

Chuvas no primeiro trimestre de 2023