sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Meteorologistas Preveem Inverno Com Chuvas Dentro da Normalidade no Semiarido do Nordeste em 2014

Meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) divulgaram na manhã de hoje (21) a previsão de chuvas para o próximo trimestre no Estado. Com média entre os 300 e 400 milímetros, alguma região do RN podem chegar a registrar chuvas acima de 600 mm entre março e maio. Para o ano de 2014, a média do estado potiguar ficará entre 600 e 800 mm.

De acordo com chefe do setor de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, a expectativa é que as chuvas variem entre normal e abaixo da normalidade. Segundo estudos de meteorologistas de diversas instituições do país, que chegaram a essa conclusão, há 45% de chance de as chuvas serem normais, 30% de serem abaixo do normal e 25% acima do normal.

Esse foi o último debate entre os meteorologistas para achegarem à conclusão sobre a quadra chuvosa de 2014. Eles se reuniram ontem na sede da Emparn, onde definiram o quadro da previsão climática para Norte e Nordeste do Brasil, e hoje o resultado foi apresentado na Governadoria.

A previsão é mais animadora à população urbana e rural dos municípios dessa região, tendo em vista que na última reunião realizada em Fortaleza (CE), em janeiro deste ano, o prognóstico era de inverno abaixo do normal.

Também estiveram presentes para apresentação do resultado das análises a governadora Rosalba Ciarlini, o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), Tarcísio Bezerra Dantas; o titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Leonardo Nunes Rego; além de meteorologistas representantes de outras instituições participantes da análise da Paraíba, do Ceará, de Pernambuco, da Bahia, da UFRN, Ufersa e do Colégio Agrícola de Jundiaí.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023