quarta-feira, 6 de novembro de 2013

NAVIO PESQUEIRO CRUZEIRO DO SUL ESTARÁ ABERTO AO PÚBLICO NESTA SEXTA (08) E SÁBADO

Navio será aberto ao público nesta sexta-feira
Segundo Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) da Marinha do Brasil, responsável pelo navio, o Cruzeiro do Sul é um Laboratório Nacional Embarcado, projeto que foi concebido com o propósito de dotar o Brasil de mais uma plataforma de coleta de dados oceanográficos, incrementando o embarque de pesquisadores, professores e alunos, de forma sistemática e contínua.
O navio teve inicio em 2008 e por ano são disponibilizados 80 dias de mar à comunidade acadêmico-científica para a realização de atividades e projetos de pesquisa afins. Ele foi construído na Noruega e lançado ao mar em 1º de março de 1986. Construído como navio pesqueiro de alto-mar, foi convertido, em 1991, em navio de pesquisas sísmicas, quando seu comprimento foi aumentado de 59,7m para 65,7m.

O Cruzeiro do Sul possui, entre seus equipamentos orgânicos, um sistema de posicionamento dinâmico “DP class II” e um guindaste de 6 toneladas. Conta com uma área de 128 m2 destinada à pesquisa, coleta e processamento de dados e com laboratórios seco e molhado. Possui também certificado de segurança para navegação em águas polares de condição campo de gelo aberto.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023