segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Clima: Meteorologistas preveem ausência de El Niño e La Niña neste trimestre


O boletim do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com previsões climáticas para o trimestre de agosto a outubro de 2013, elaborado no fim de julho, indica para a possibilidade de aquecimento das águas superficiais da faixa equatorial do oceano Pacífico. A perspectiva, no entanto, é de manutenção da neutralidade do fenômeno El Niño–Oscilação Sul (Enos), o que significa ausência de El Niño e La Niña até outubro. 

O Enos é uma interação atmosfera-oceano associado a alterações da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) e dos ventos na região do Pacífico Equatorial. As fases positivas e negativas são denominadas de El Niño e La Niña, respectivamente.

Entretanto, é importante citar que o modelo do National Centers for Environmental Prediction/National Oceanic and Atmospheric Administration (NCEP/NOAA) indica o aquecimento das águas superficiais do oceano. Se a previsão se confirmar, as temperaturas marítimas podem contribuir para a mudança dos padrões de precipitação observados sobre o Brasil nos próximos três meses.

Precipitação no Brasil

Uma previsão elaborada em consenso por entidades meteorológicas prevê um regime deficiente de chuva para o noroeste da região Norte e para o Centro-Sul do país nos próximos três meses. A probabilidade de ocorrência de chuva abaixo do normal para a primeira região citada deve ser de 40%. Já no Sul, sul de Mato Grosso do Sul e sudoeste e sul de São Paulo, 45% da incidência de precipitação deve ser menor do que o normal para o período. Os dados são do Inmet, do CPTEC, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

A previsão ainda indica uma tendência de chuva normal a ligeiramente acima da média para uma área que abrange o leste do Norte (Amapá, Pará e Tocantins), o nordeste de Mato Grosso e o oeste de Maranhão. Um regime de chuva semelhante deve ocorrer no trecho do Recôncavo Baiano até Alagoas.

Em relação às temperaturas, a previsão para o trimestre é de normalidade na região Sul e um padrão entre normal a acima do normal para as demais áreas do Brasil. Há possibilidade de incursões de massas de ar frio no Centro-Sul, especialmente no início do trimestre, que podem atingir parte do Centro-Oeste e o sul da região Norte. Em agosto, ainda há possibilidade de formação de geadas e nevoeiros ao amanhecer, principalmente no Sul e no Sudeste.

Fonte: tempo.ruralbr.com.br/

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023