quarta-feira, 13 de junho de 2012

EDUCAÇÃO: UFRN CAI 13 POSIÇÕES NO RANKING DAS MELHORES UNIVERSIDADES LATINAS

A Quacquarelli Symonds (QS) University Rankings listou as melhores universidades da América Latina e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se encontra nesta listagem. Ela ocupa a 110ª posição, apesar de ter caído 13 posições, em relação à lista divulgada no ano passado.

A Universidade de São Paulo (USP) aparece, pelo segundo ano consecutivo, como a primeira colocada. A QS avaliou a reputação acadêmica, reputação com empregadores, média de artigos por professor, citações por artigo, docentes com pós-doutorado, e impacto na internet.

Entre as dez primeiras colocadas, destaque para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que saltou do 19º para o oitavo lugar. Entre as 30 melhores colocadas, aparecem também a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na 13ª posição; Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 14º; Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 15º; Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 17º; Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 18º; Universidade de Brasília (UnB), em 25º; e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

São 65 universidades brasileira que estão no ranking. Ao todo, foram avaliadas 250 instituições de ensino da América Latina. O forte posicionamento do Brasil no ranking pode ser atribuído no aumento do acesso ao ensino superior, o número de matrículas foi triplicado na última década. A quantidade de pesquisas acadêmicas também cresceu.

Além disso, programas como o “Ciências sem Fronteira” ajudou na qualificação das universidades brasileiras. O projeto vai levar 100 mil estudantes para estudar, por um ano, no exterior.

"O Brasil tem nove universidades, entre as dez latinas com mais trabalhos acadêmicos por docentes, e tem nove do total de dez com maiores proporções de docentes com PhD", afirma Danny Byrne, coordenador do ranking.

Fonte: Nominuto.com

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023