quarta-feira, 13 de junho de 2012

CIÊNCIA: Partícula de Deus está próxima de ser descoberta, diz CERN


São Paulo - Rolf-Dieter Heuer, diretor do CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), anunciou hoje que os físicos estão cada vez mais próximos de encontrar a misteriosa partícula Bóson de Higgs, também chamada de Partícula de Deus.
Segundo o jornal britânico The Telegraph, Heuer está confiante de que até o final do ano será possível dizer se a Partícula de Deus existe ou não. Para isso, os cientistas estão usando o LHC, O Grande Colisor de Hádrons, o maior acelerador de partículas do mundo
 LHC é uma estrutura subterrânea sob a fronteira franco-suíça, onde é possível simular as condições do Big Bang, explosão que teria dado origem ao universo há mais de 14 bilhões de anos. Isso porque, pelo Modelo Padrão, o Bóson de Higgs e o campo energético a ele associado foram responsáveis por conferir massa à matéria depois do Big Bang.
Esse acelerador é capaz de fazer colisões de partículas, como prótons, para testar os limites do Modelo Padrão, a teoria moderna que explica o funcionamento físico do Universo. Então, ao encontrar o Bóson de Higgs, os físicos acreditam que seria possível explicar a origem da massa no Universo.
Embora esteja prevista no modelo, essa partícula nunca foi identificada e é uma das grandes lacunas da física. Das partículas fundamentais do Universo, o Bóson de Higgs é a única que ainda não foi detectada.
Segundo a agência de notícias Reuters, existe uma expectativa de que o anúncio da possível descoberta da partícula seja feito durante uma importante conferência em julho, na Austrália.  Antes disso, os físicos precisam analisar mais de 300 trilhões de colisões de prótons no LHC, em pesquisa iniciada em janeiro.
No final deste ano, as atividades no LHC serão encerradas por até dois anos a fim de realizar melhorias no acelerador. Elas devem aumentar ainda mais o poder do colisor e permitir que ele continue com novos experimentos. Além disso, pela primeira vez, o LHC será aberto ao público, que será autorizado a atravessar o túnel subterrâneo.
NOTA: O nome Partícula de Deus ficou popular após a publicação do livro "A Partícula de Deus: Se o Universo é a resposta, qual é a pergunta?", escrito em 1993 pelo físico Leon Lederman, ganhador do Prêmio Nobel.  
Fonte: Info

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023