quinta-feira, 4 de junho de 2015

Informática: Você poderá formatar seu PC e reinstalar o Windows 10

Então você decidiu aceitar a oferta de upgrade gratuito para o Windows 10. Mas vamos supor: e se daqui a algum ano, quando a oferta não valer mais, você precise formatar o computador? Você poderá reinstalar legalmente o novo Windows em seu PC? A Microsoft respondeu “sim” a esta dúvida simples, mas importantíssima.
Era uma das principais dúvidas envolvendo o sistema. Afinal de contas, a empresa ainda não havia falado se forneceria uma key válida para quem fizesse o upgrade, ou se a chave do Windows 7 ou 8 ainda funcionaria. Também não se sabia se seria necessário reinstalar uma versão antiga do sistema para atualizá-la novamente para o 10.
Há a opção mais simples, que é fazer o procedimento restauração das configurações de fábrica, que limpa o Windows. Funciona como se o computador fosse formatado.
Quem preferir o método mais complexo, que envolve a reinstalação completa do sistema também poderá fazê-lo. Isso porque será salva uma chave de produto ligada ao PC direto na Windows Store. Assim, a Microsoft verifica que a máquina está autorizada a usar o Windows 10, mesmo que ela tenha sido formatada. Não será necessária a utilização da chave do W7 ou 8.

No entanto, isso abre uma dúvida. A Microsoft fornecerá uma imagem ISO do sistema para que as pessoas possam fazer o procedimento de formatação e reinstalação do Windows 10? Provavelmente sim, como ela já faz com o W8.1, mas isso ainda não está confirmado.

Fonte: Olhar DigitalVia Paul Thurrot e Ars Technica 

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023