quinta-feira, 25 de junho de 2015

Chove 120 mm em Natal na últimas 24 horas

A forte chuva no leste do Nordeste ganhou força em Natal na manhã desta quinta-feira (25) e o aeroporto Augusto Severo registra chuva forte desde às 01h da madrugada.
Os dados do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) registraram chuva de 120mm nas últimas 24 horas no bairro da Ponta Negra, na capital potiguar. Este volume representa 41% de toda a chuva normal para o mês inteiro de junho na cidade. Além de Natal, o CEMADEN também informa chuva em Ceará-Mirim, Canguaretama, Várzea e Goianinha, mas apenas em Natal é que os volumes foram expressivos, que em pouco tempo aumentam o risco para transtornos, como alagamentos. 

Estas chuvas são provocadas pelas Ondas de Leste, que são áreas de instabilidade formadas por ventos que vêm da África e comuns nesta época do ano. De acordo com dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), em junho choveu 15 dos 25 dias deste mês. 


A previsão da Somar Meteorologia é de que as chuvas diminuam de intensidade, mas ainda não devem deixar o Rio Grande do Norte. No fim de semana, há uma ligeira trégua nas instabilidades, mas na próxima semana ganham força novamente. Patricia Vieira é técnica em meteorologia pela FVE-UNIVAP com especialização em radar meteorológico e monitoramento de tempo severo. Desde 1999 é colaboradora da Somar Meteorologia e atua com treinamentos, estágios, palestras e faz parte do grupo de apresentadores de previsão do tempo para televisão e web.

Fonte: Somar Meteorologia

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023