sábado, 29 de novembro de 2014

O Jogo da decisão do América/RN para permanecer na Série B do Campeonato Brasileiro

Noventa minutos que valem por toda temporada do América na Série B. A partida de hoje, diante do Paraná, na Vila Capanema, em Curitiba, determina a permanência do clube potiguar na segunda divisão de 2015. Além da garra, o time comandado por Roberto Fernandes tem a segunda arma mais letal da competição para conseguir a vitória: Rodrigo Pimpão. O atacante é o vice-artilheiro do torneio com 15 gols e é fundamental para a partida. O jogador, que está de malas prontas para ir jogar na Grécia, pode fazer de sua despedida um dia de fico para o Alvirrubro.
Pimpão mostra sua importância para o clube potiguar não apenas pelos gols marcados. De acordo com dados da “Footstats”, o jogador aparece com excelentes números em outras áreas importantes para o ataque Alvirrubro. Nas finalizações certas, por exemplo, 50% das bolas arrematas à gol tem o destino correto. O jogador é o melhor da equipe nesse quesito e o décimo melhor entre todos os atletas da competição.


Os números de dribles aproveitados também destacam Pimpão no campeonato. O aproveitamento do jogador chega a 53,9%, sendo o melhor entre os americanos e o nono no certame. Os dados também apontam que o atacante está entre os que mais tentam o drible.

Mas quem pensa que Pimpão é eficiente apenas quando está no ataque ou com a bola nos pés se engana. Segundo as estatísticas da Série B, o jogador é o sexto melhor “roubador de bolas” do América. A eficiência  do atacante chega a 88% nas jogadas em que dá o combate.

A dupla Max e Pimpão, que forma o ataque Alvirrubro para o duelo contra o Paraná hoje tem, juntos 28 gols anotados, dos 43 marcados pelo clube até o momento na competição. Esses números equivalem a 65% dos gols da equipe no torneio.

Rodrigo Pimpão tem três gols a menos que Magno Alves, do Ceará, artilheiro até o momento do certame. “É difícil (fazer três gols na partida), mas, não é impossível. Quem sabe eu consiga e possa terminar a competição também como artilheiro e ajudando o América a escapar do rebaixamento”, comentou o jogador que pode se juntar a heróis do clube como Souza, Paulinho Kobayashi, Zé Ivaldo, o próprio Max e Moura.

No entanto, o artilheiro americano sabe que não vai encontrar moleza hoje em Curitiba. Para a partida, o técnico paranista, Ricardinho terá alguns retornos. O zagueiro Alef, o volante Edson Sitta, o meia Lucio Flavio e o atacante Thiaguinho, que cumpriram suspensão automática diante do Bragantino, estão à disposição. Em meio à crise financeira, o clube parece ter solucionado alguns problemas e a informação que chega de Curitiba é que os salários teriam sido colocados em dia. “Sabemos do incentivo que o Paraná vai receber para esse jogo, por isso, temos que fazer a nossa parte, que é vencer e não depender de nenhum outro resultado”, comenta Pimpão sobre a possível “mala branca” que teria ajudado na quitação do débito dos paranaenses com seus atletas.

Por outro lado, o técnico do Paraná, Ricardinho afirma que mesmo que houvesse a dívida o clube entraria em campo com o objetivo da vitória. “Se você tem consciência do teu trabalho, se você é um bom profissional, vencedor, nenhum tipo de situação fora da normalidade vai mudar o teu comportamento. A partir do momento em que o jogador tenha que se motivar devido a um incentivo de uma equipe é porque ele não está preparado”, disse Ricardinho.

O técnico Roberto Fernandes confirmou que fará duas modificações na equipe. Lázaro e Judson estão escalados.

Ficha técnica
Paraná: Marcos; Auremir, Cleiton, Alef e Yan; Edson Sitta, Jean e Lucio Flavio; Thiaguinho, Carlinhos e Giancarlo
Técnico: Ricardinho
América/RN:  Andrey; Wálber, Cléber, Lázaro e Wanderaon; Márcio Passos, Judson, Daniel Costa e Arthur Maia; Rodrigo Pimpão e Max. Técnico: Roberto Fernandes 
Local: Estádio Durival Britto e Silva, em Curitiba (PR) Horário: 15h20
Árbitro: Marcelo L. Henrique (Fifa-RJ)
Assistentes: Rodrigo Joia (Fifa-RJ) e Rodrigo F. Henrique Correa (RJ)

Os heróis americanos
SOUZA: Considerado um dos maiores ídolos do clube, foi um dos maiores responsáveis pelo acesso em 2006.
KOBAYASHI: Ídolo de uma das fases de ouro do clube foi decisivo na conquista inédita do Campeonato do Nordeste.
MOURA: Considerado um dos maiores talentos que já atuaram no Alvirrubro foi herói no acesso em 1996.
MAX: Fez os dois gols contra o Atlético/MG, no Mineirão e garantiu o acesso do clube para a Série A em 2006.

Rodrigo Pimpão: o América conta com a eficiência de Rodrigo Pimpão, vice-artilheiro da Série B, contra o Paraná, às 15h20. 
15 gols pelo América na Série B; 
0,45 é a média de gols por jogos disputados; 
50% é o percentual de acerto nas finalizações

O que precisam
América/RN: Precisa de uma vitória simples sobre o Paraná para não depender de outros resultados na rodada de hoje
Bragantino: Precisa vencer o ABC e torcer por um empate ou derrota do América para o Paraná na Vila Capanema
Oeste: Para não depender de nenhum outro resultado, o Oeste depende apenas de uma vitória sobre o Joinville, em casa


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023