domingo, 19 de outubro de 2014

Esporte: Sertão nordestino para ‘voadores’

O recorde brasileiro de distância percorrida voando com uma asa delta foi homologado em 2013, com um percurso de 541 km entre Tacima-PE e Sobral-CE. Com a expectativa de voar trajetos maiores, pilotos do Brasil inteiro se reúnem a partir da próxima semana no município de Araruna, na divisa da Paraíba com o Rio Grande do Norte. Entre os dias 5 e 12 de outubro, uma primeira tentativa foi realizada, mas, com condições de voo piores que as previsões de tempo, a aventura acabou fracassando. 

 À convite, a nossa reportagem acompanhou a aventura dos pilotos Marcelo Moikano, Dudu Fernandes e Davi Brito. Os três integram a seleção brasileira de voo livre e estiveram com outros 8 pilotos no Sertão nordestino em busca de bons ventos. Com o auxílio do motorista-resgate Zeca, o trio realizou dois voos, com distâncias percorridas entre 50 e 90 quilômetros.


 Desde 2007, diversos pilotos da modalidade tem conseguindo voar grandes distâncias na região. Em uma crescente de experiência, tecnologia e insistência, o recorde brasileiro foi subindo ao longo dos anos, até chegar ao atual 541 km. De acordo com Davi, estes dados são explicados por alguns fatores favoráveis encontrados no Sertão. “Aqui é desértico e o clima é absurdamente árido. Isso favorece bastante. Você consegue decolar 7, 8h da manhã, muito mais cedo que em outros locais do país”.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023