quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

MUNDO: Morre, aos 95 anos, Nelson Mandela

Morreu nesta quinta-feira, aos 95 anos, o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, em sua residência de Johannesburg, informou o presidente sul-africano Jacob Zuma em mensagem à Nação.

Nelson Mandela "faleceu", declarou Zuma. "Nosso querido Madiba terá funerais de Estado" e as bandeiras serão colocadas a meio pau a partir desta sexta-feira e até seus funerais. Ele passava por um tratamento após ter adquirido uma infecção pulmonar.

A primeira informação sobre a piora do estado de saúde do herói nacional sul-africano, que passou 27 anos na prisão durante o regime racista do Apartheid, foi dada no dia 11 de dezembro do ano passado.

A esposa de Mandela, Graça Machel, já havia demonstrado sua tristeza em vê-lo próximo da morte. "Vê-lo envelhecer é uma coisa que dá pena. Mas você entende e sabe que isto tem que acontecer", afirmou ao canal NCA.

Trajetória


Nelson Mandela (1918-2013) nasceu em um pequeno vilarejo da região de Transkei, na África do Sul. Rolihlahla Dalibhunga Mandela começou a ser chamado de Nelson aos sete anos, quando tornou-se o primeiro membro de sua família a frequentar a escola primária, em Qunu. Dois anos mais tarde, seu pai morre e Mandela é enviado para outro colégio - desta vez próximo ao palácio do Regente.

De etnia Xhosa, o líder seguiu suas tradições e foi iniciado na sociedade aos 16 anos, quando passa pelo ritual de circuncisão. Ele seguiu para o Instituto Clarkebury, onde estudou cultura ocidental.

Ele mudou-se em 1934 para Fort Beaufort, onde começou o curso para se tornar bacharel em Direito na Universidade de Fort-Hare. Foi lá que Mandela se envolveu no movimento estudantil, o que lhe rendeu uma expulsão da universidade.

Foi em Johanesburgo que ele terminou a graduação na Universidade da África do Sul e, depois, continuou os estudos na Universidade de Witwatersrand. 

Fonte: Band

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023