quarta-feira, 17 de julho de 2013

SAÚDE: Governo amplia para até 49 anos faixa etária para vacinação contra hepatite B

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira que ampliou a faixa etária de vacinação contra a hepatite B. A partir de agora, homens e mulheres com até 49 anos poderão receber a vacina gratuitamente em qualquer posto de saúde. As hepatites são doenças que atacam o fígado. No ano passado, a idade limite para vacinação gratuita era 29 anos.
De acordo com o ministério, a vacina também é oferecida aos grupos mais expostos à doença, independentemente da faixa etária, como gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares, rodoviários, doadores de sangue, profissionais do sexo e coletores de lixo domiciliar e hospitalar. Em 2012, mais de 15,7 milhões de pessoas foram protegidas contra a hepatite B.
A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, mas também pode ser transmitida pelo contato com sangue e por materiais cortantes contaminados, como alicate de unha. Nem sempre a hepatite B apresenta sintomas. Quando aparecem, podem provocar cansaço, tontura ou ânsia de vômito. A pessoa pode levar anos para perceber que está doente.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023