terça-feira, 24 de abril de 2012

TECNOLOGIA: Audi apresenta carro com tecnologia OLED, que gera diversos efeitos de luz

Esqueça os tradicionais faróis dos carros que você vê hoje em dia. O futuro das luzes automotivas – de acordo com a Audi – é muito mais high tech.
No conceito apresentado no vídeo abaixo, O resultado é impressionante: uma deslumbrante variedade de efeitos de luz que representam várias funções do veículo, como acelerar ou sinalizar uma curva para a direita ou esquerda.
Se a primeira parte do vídeo já é interessante, no final ficamos boquiabertos com um protótipo de carro com faróis traseiros que reproduzem animações. Neste efeito, conhecido como “Swarm” (“enxame”, em inglês), toda a traseira do carro é transformada em uma grande superfície iluminada que reage aos movimentos do carro.

Infelizmente, não veremos esta tecnologia em nossas estradas tão cedo, uma vez que o OLED não produz luzes fortes o suficiente para os padrões das luzes de freios.
*Diodo orgânico emissor de luz ou fotoemissor (OLED): é uma tecnologia criada pela Kodak em 1980 e que promete telas planas muito mais finas, leves e baratas que as atuais telas de LCD. A idéia é usar diodos orgânicos, compostos por moléculas de carbono que emitem luz ao receberem uma carga elétrica. A vantagem é que ao contrário dos diodos tradicionais, essas moléculas podem ser diretamente aplicadas sobre a superfície da tela, usando um método de impressão. Acrescentados os filamentos metálicos que conduzem os impulsos elétricos a cada célula, está pronta uma tela a um custo extremamente baixo.
Veja abaixo:


a fabricante alemã incorpora grandes superfícies com tecnologia OLED* (sigla em inglês para diodo orgânico emissor de luz) aos modelos de automóveis Audi R8 e Q7




Fonte: Band.com.br

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023