quarta-feira, 29 de agosto de 2012

POLÍTICA: Líder do PMDB na Câmara faz lobby por sócio na afiliada da Globo no Rio Grande do Norte, diz R7

Líder do PMDB na Câmara e pré-candidato à Presidência da Casa, o deputado Henrique Eduardo Alves, faz lobby no TCU (Tribunal de Contas da União) para que um de seus sócios obtenha o contrato de concessão da BR-101, entre o Espírito Santo e a Bahia. O negócio envolve cerca de R$ 7 bilhões. Na última semana, Alves percorreu gabinetes do TCU, na companhia de um advogado e de uma diretora da empresa Caraíva Participações, conversando com ministros e distribuindo documentos com a defesa do consórcio do seu sócio, Rodovia Capixaba (do qual participa a Caraíva) para o contrato de concessão. A Caraíva é sócia do deputado na TV Cabugi, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Norte, e tem participação na Tervap Pitanga Mineração e Pavimentação, uma das seis empresas integrantes do consórcio derrotado.
 Apesar das visitas e da distribuição de memoriais aos ministros do TCU, Alves negou ter feito lobby para favorecer a Rodovia Capixaba, segunda colocada na licitação da concessão da BR-101 e que contesta no TCU a vitória do consórcio Rodovia da Vitória. — Fiz um favor pessoal a um empresário meu amigo. É uma questão pontual, residual, de uma gentileza com a diretora de uma empresa que é do meu Estado, é (de um) sócio meu, inclusive. (Ele) Me pediu essa gentileza de acompanhá-la e eu fiz. Não fui escondido. Fui com audiência marcada.
 Os ministros do TCU decidem nesta quarta-feira sobre processo que pode beneficiar a empresa do sócio de Alves na disputa pelo contrato. A concessão da BR-101 é a primeira do governo Dilma Rousseff e está parada no TCU e na Justiça por questionamentos da Rodovia Capixaba, segunda colocada no leilão do trecho, cujo primeiro colocado foi o consórcio Rodovia da Vitória. Após sucessivos adiamentos, o tribunal marcou para hoje julgamento de recurso do Ministério Público junto ao TCU para impedir a contratação do grupo vencedor por supostas falhas na proposta.

Fonte: V&C 

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023