terça-feira, 8 de maio de 2012

INFORMÁTICA: Microsoft cria tecnologia de reconhecimento de movimentos baseada em som

O departamento de pesquisa da Microsoft, junto com a faculdade de tecnologia da Universidade de Washington, nos EUA, desenvolveu um sistema que usa apenas o microfone e as caixas de som dos computadores para reconhecer os movimentos do usuário. De acordo com seus criadores, a invenção usa o mesmo princípio dos sonares dos submarinos para oferecer um efeito semelhante ao do sofisticado Kinect.
Batizada de SoundWave, a invenção utiliza o efeito Doppler (distorção das ondas de som provocadas por alterações da distância de objetos em relação a seu emissor) para detectar os movimentos e os gestos feitos próximos ao computador. Na criação, as caixas de som emitem ondas na frequência de 18 KHz a 22 KHz, que não podem ser detectadas pelo ouvido humano, enquanto o microfone fica responsável por captar as alterações sonoras provocadas pelo movimento das mãos. Então, todos os dados são analisados por um software capaz de converter as informações em movimentos na tela.
Ao dispensar câmeras, sensores e outros equipamentos complicados, o SoundWave é menos preciso que “rivais” como Kinect, Playstation Move ou Wii Motion, mas sua vantagem é clara: com a tecnologia, potencialmente qualquer computador pode ter um sistema de reconhecimento de movimentos usando equipamentos extremamente baratos que podem ser encontrados em qualquer lugar.
Fonte:http://imasters.com.br/

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023