terça-feira, 8 de maio de 2012

COPA 2014:Câmara aprova urgência e Lei Geral da Copa será votada amanhã

O Senado aprovou nesta terça-feira (8) em regime de urgência a data de votação da Lei Geral da Copa, que ocorrerá no plenário da Casa amanhã. O governo quer manter o texto aprovado pela Câmara, sem a liberação explícita da venda de bebidas alcoólicas durante o Mundial e a Copa das Confederações.
Se a redação for mantida pelos senadores, a Fifa poderá ter que negociar diretamente com os sete dos 12 Estados-sede da Copa que vedam o consumo em suas arenas. O governo também analisa editar, a poucos dias do início do evento, medida provisória liberando a venda das bebidas.
O líder do governo no Senado, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), disse que a ideia é votar o texto da Câmara para evitar que o projeto retorne para nova análise dos deputados. O governo quer sancionar a lei rapidamente, sem nova discussão pelos deputados.
Na Câmara, a votação do projeto foi marcada por polêmicas - a principal delas quando o governo decidiu, para agradar a bancada evangélica e facilitar a aprovação da lei, tirar do texto o artigo que deixava explícita a liberação da venda das bebidas.
Um acordo assinado com a Fifa, no entanto, garante que o país não vai impor restrição à venda de bebidas nos estádios durante o evento, o que fez o governo recuar e reincluir no projeto a liberação explícita no texto.
A confusão só terminou quando, pressionado por aliados, o governo resolveu apoiar o texto que apenas suspende, durante o evento, o artigo do Estatuto do Torcedor que proíbe a venda do álcool nos estádios durante as duas competições. 

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023