quinta-feira, 17 de maio de 2012

CIÊNCIA: "A água é o combustível do nosso cérebro", diz especialista



Carlos Maurício Prado estudou por 5 anos na Universidade da Califórnia para aprender os benefícios da ginástica do cérebro, prática de exercícios físicos que estimulam o desenvolvimento da atividade cerebral dos dois lados do cérebro. “O lado direito está associado com a emoção e criatividade e o lado esquerdo representa o raciocínio e aprendizagem”, explicou.


Este método científico foi desenvolvido a partir de 1960 pelo Dr. Paul Dennison. Em 40 anos de pesquisa, juntamente com toda uma equipe de especialistas, médicos, neurologistas, psicólogos, e professores, desenvolveu 32 exercícios que estimulam o cérebro. 

Esses exercícios podem ser feito por qualquer pessoa e duram 1 minuto. “Essas atividades ajudam o cérebro funcionar melhor e fazem com que os dois lados do órgão trabalhem juntos, pois eles aumentam a capacidade da memória, autoestima e rendimento escolar”, disse Carlos em entrevista ao Jornal da 96.

Maurício mora em São Paulo, é formado em Engenharia Química, trabalha no ramo da ginástica cerebral há 15 anos e está aqui em Natal para realizar palestras e divulgar um livro que fala sobre o que aprendeu nesses estudos. Ele já realizou mais de 5000 palestras e trabalhos de treinamento em escolas e empresas.

“Muitas escolas me chamam para estimular os alunos a terem um rendimento melhor, prestar atenção nas aulas e evitar aquele famoso ‘branco’ na hora das avaliações”, disse Carlos Maurício Prado. 
Ele sugere que comecemos a fazer sete exercícios quando acordamos, no qual Prado chama isso de “Aquecimento Cerebral”. O primeiro é beber água, ele justificou que o líquido é o “combustível do cérebro”.

“O carro precisa da gasolina para andar, já o cérebro precisa da água para poder trabalhar”, argumentou o especialista.

Ele falou que quando as pessoas ficam estressadas, a tensão para na nuca. “A gravidade é nossa inimiga, quando estamos trabalhando, a energia é gasta e fica depositada na parte da nuca. Lá é a parte primitiva do corpo humano, nela não há raciocínio, mas tem o estímulo”, falou.

Para evitar ficar estressado, o especialista recomendou o exercício que estimula a massagem na região da testa. A tarefa também é recomendada para aqueles que tiveram derrame cerebral. “A nossa proposta é fazer com que a pessoa tenha longevidade, mas queremos ter isso com o cérebro funcionando”, afirmou.

Fonte: Nominuto.com.br

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023