terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

JUSTIÇA: OAB defende descentralização dos pagamentos de precatórios


O presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no RN, Paulo Eduardo Teixeira, defendeu que o pagamento de precatórios volte a ser realizado por cada tribunal a quem a dívida é referente. Pelo atual modelo, fixado em Emenda Constitucional, o Tribunal de Justiça é responsável por gerir o dinheiro de todos os entes.

A medida, aliada a controle de fiscalização, evitaria o que ocorreu ao TJRN, onde irregularidades foram detectadas em face de demasiada delegação de poderes aos responsáveis pelo setor de precatórios.

Teixeira espera que o caso motive a presidência do Tribunal de Justiça a modernizar o Setor de Precatórios, algo que, de fato, já está sendo feito. O setor, que estava fechado, volta a funcionar hoje. Paulo Eduardo acredita que a vinda do CNJ acelerará as investigações.

CNJ

O Conselho Nacional de Justiça começa a visita aos estados pelo Rio Grande do Norte, em face da crise no TJRN. Órgão externo de controle, ele teve seus poderes de investigação ratificados pelo pleno do Supremo Tribunal Federal na semana passada.

“O CNJ é um anseio da sociedade. Não podemos negar que todos os órgãos precisam de órgão de controle externo. O STF reconquista espaço dentro da sociedade com essa decisão”, comemorou o presidente da OAB, para quem é improcedente o entendimento de que o CNJ serviria para minimizar o Judiciário brasileiro.

Em seu segundo mandato à frente da OAB, Paulo Eduardo Teixeira deverá ser sucedido em eleição marcada para novembro deste ano. A Ordem reúne cerca de 10 mil advogados.
Fonte: nominuto.com

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023