quarta-feira, 14 de setembro de 2011

INFORMÁTICA


Estamos repensando a Microsoft, diz executivo-chefe Steve Ballmer

FERNANDA EZABELLA

ENVIADA ESPECIAL A ANAHEIM, CALIFÓRNIA
Se o lançamento do Windows 8 representou uma forma de "reimaginar" o clássico sistema operacional da Microsoft, então o novo produto é também uma oportunidade para repensar a própria empresa, afirmou o executivo-chefe Steve Ballmer nesta quarta-feira (14).
"Estamos também no processo, e o Windows 8 é um passo importante para isto, de reimaginar a Microsoft. E realmente reimaginar em torno de quatro grandes temas: novo hardware, serviço de nuvem, novos cenários para aplicativos e novas oportunidades", disse Ballmer em apresentação no Build, evento voltado a desenvolvedores que acontece em Anaheim, Califórnia, até o dia 16.
"Cada um desses temas está mudando a nossa direção, o que estamos fazendo, o que estamos tentando atingir. E cada um deles traz oportunidades incríveis não só para nós, mas para todos os desenvolvedores do mundo todo."
Laura Rauch - 5.jan.11/Efe
Steve Ballmer, executivo-chefe da Microsoft, na Consumer Electronics Show 2011, em Las Vegas
Steve Ballmer, executivo-chefe da Microsoft, na Consumer Electronics Show 2011, em Las Vegas
Ballmer, que ocupa o cargo desde 2000, é conhecido pelas apresentações descontraídas, muitas vezes com gracinhas ou gritos, mas desta vez manteve um tom bastante sério, talvez para ressaltar a mudança de atitude de uma empresa que parece andar atrás na onda das novidades tecnológicas.
De qualquer maneira, a Microsoft segue líder no mercado de PCs, e Ballmer fez questão de ressaltar isso. "Não há nada no planeta que vá enviar às lojas 350 milhões de unidades de qualquer coisa [neste ano], a não ser o Windows", disse, sendo aplaudido euforicamente pela plateia, num auditório em forma de arena.
Ballmer insistiu bastante na promessa de focar no usuário. Quando falou sobre novo hardware, afirmou que os processadores não serão "Intel ou ARM, serão Intel e ARM". "Queremos fazer [hardware] mais barato e eficiente para os usuários", repetiu.
Sobre o serviço de computação na nuvem, uma das grandes apostas da Microsoft, Ballmer afirmou: "Estamos extremamente apenas no começo, apesar de os consumidores já usarem bastante". Entre os desafios, citou como exemplo como fazer para os dados de busca do Bing ficarem disponíveis para uso de desenvolvedores.
Ao falar sobre Windows Phone, lançado em outubro de 2010, Ballmer soou como um presidente de uma start-up. "Somos relativamente novos comparados com os outros caras", disse, fazendo referência aos líderes de mercado, Google e Apple.
Segundo ele, já são 30 mil aplicativos e 50 mil desenvolvedores registrados para o Windows Phone, que traz um novo design chamado Metro, presente também no novo Windows 8, que deverá ser compatível com celulares por meio do serviço de nuvem.
"Esta é a hora e o momento do desenvolvedor do Windows", disse Ballmer, no final do seu discurso, cativando a plateia de 5.000 desenvolvedores. "E uma última coisa: desenvolvedores, desenvolvedores e desenvolvedores", disse, repetindo seu famoso mantra.
A jornalista FERNANDA EZABELLA está hospedada a convite da Microsoft

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023