sexta-feira, 10 de abril de 2015

Número de habilitações retidas em blitz reduz 73% em relação ao mesmo período de 2014

O número de habilitações recolhidas durante as operações da Lei Seca no Rio Grande do Norte reduziu drasticamente neste ano em relação ao mesmo período de 2014.
De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), no ano passado 2.785 habilitações foram retidas pelas blitze da Lei Seca. Somente nos meses de janeiro a março, 853 pessoas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida. Neste mesmo período em 2015, o número caiu 73% com 228 CNHs retidas.

O coordenador de fiscalização e educação do Detran, Adriano Barbosa, explica que essa redução se deu por causa da expansão das fiscalizações, que passaram a observar não apenas condutores sob efeito de álcool como também outras infrações e crimes. “Atendemos um apelo da população que era de expandir o alvo da fiscalização. Antes o foco era motoristas que dirigiam alcoolizados. Hoje a fiscalização é mais rigorosa, aumentamos em 235% o número de veículos apreendidos pelos mais diversos motivos. Queixas de furto ou roubo, sem documentação ou com documentação atrasada”.
Adriano atribui ainda a redução dos números a uma maior educação por parte da população. “Outro fator que contribuiu para a redução no número de habilitações retidas é uma maior conscientização das pessoas. Por exemplo, casais que vão sair elegem um motorista da rodada”, comentou.
O coordenador afirmou que o mais importante é salvar vidas e alerta. “Claro que ainda tem as pessoas que insistem em beber e dirigir e nós vamos continuar fiscalizando. Nesta semana, por exemplo, iremos realizar novas blitze”.

Dirigir sob efeito de álcool não é único motivo para perder CNH

bafo-int-P
Mesmo quem nunca foi flagrado conduzindo veículo após ingerir bebida alcoólica pode perder o direito de dirigir. São os casos em que o sujeito atinge 20 pontos ou mais na CNH no período de um ano. “Ao renovar a carteira, o Detran verifica a pontuação e se estiver nessa situação, a pessoa é notificada e terá que passar por um curso de reciclagem em autoescola”, explicou Adriano Barbosa.

Até o fechamento desta matéria o Detran ainda não havia disponibilizado o número de CNHs retidas por esse motivo, mas o diretor de uma autoescola localizada na Avenida Bernardo Vieira, José Ilton de Medeiros, acredita que a quantidade seja baixa. “Neste ano só tivemos três pessoas que fizeram curso de reciclagem, no momento não temos ninguém matriculado nessa situação”, comenta.
Para obter novamente a CNH, o motorista é obrigado a participar de um curso de reciclagem, com noções de legislação de trânsito, direção defensiva e primeiros socorros. O curso deve ser realizado somente por autoescolas credenciadas ao Detran.

Fonte: Nominuto

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023