terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Falta de energia atinge estados do sul do país

Um problema no sistema de transmissão de energia pode ter ocasionado o apagão registrado em estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil nesta terça-feira (4). De acordo com o portal MSN, o Operador Nacional do Sistema (ONS) detectou um problema no Sistema Interligado Nacional que causou falha no fornecimento para essas regiões. 
A nota sobre o assunto cita "para evitar a propagação do evento", o órgão solicitou às distribuidoras locais o desligamento automático de cargas. A falha foi detectada na ligação entre o Norte e Sudeste/Sul às 14h03 e, segundo o ONS, começou a ser normalizada às 14h41.

As concessionárias seguiram um procedimento técnico predefinido de alívio de carga, coordenado pelo ONS, o que envolve o desligamento de alimentadores. Esse procedimento é chamado de Esquema Regional de Alívio de Carga - ERAC.

Fonte: Nominuto

O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, e o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, darão entrevista coletiva, às 17h. O assunto, segundo o ministério, são as condições de abastecimento de energia elétrica no País, mas eles também comentarão o apagão.

*Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023