segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

SERRA DA TAPUIA: Blog Acorda Sítio Novo Homenageia Nezinho Justino

O senhor Manoel Justino Sobrinho, seu Nezinho como é conhecido popularmente no município é um dos cidadãos sítio-novense que merece ser destacado culturalmente pelo dom e maestria em tocar rabeca.
Seu Nezinho mora no Distrito Serra da Tapuia, é agricultor e nas horas vagas aproveita para praticar a arte que mais admira, que é tocar.
Hoje com mais de 80 anos ele fala com emoção da paixão que sente pela música e de tocar o seu instrumento.
É com orgulho que ele exibe a sua rabeca que ganhou do seu irmão conhecido por Deca. Seu Nezinho costuma dizer que não há dinheiro que pague o valor dela,  a qual ele a tem como um verdadeiro tesouro.
Ele relembra dos tempos em que percorria as cidades vizinhas e ate outro estado com a sua rabeca para tocar nas famosas festas de João Redondo.
Sua inspiração pela musica e pela arte de tocar deve-se ao seu companheiro de festas Fabião das queimadas.
Seu Nezinho despertou no filho José Justino Sobrinho e netos o gosto por esta arte e juntos, em fins de semanas se reúnem para tocar.
Já por alguns anos Seu Nezinho, seu filho e os netos tocam no Forró dos Idosos, evento promovido pela Prefeitura Municipal.
Um pouco de sua história foi contada em um documentário realizado dentro da Oficina de Vídeo do Projeto Um Olhar Sobre a Serra, organizado por Caminhos, Comunicação & Cultura.
No nosso município existem diversas pessoas como seu Nezinho que possui o dom em praticar determinada arte.
Queremos hoje parabeniza-lo pela sua maestria em tocar rabeca e que ele continue com essa força e determinação, juntamente com seu filho e seus netos, espalhando através de sua rabeca a alegria e a emoção   
Fonte: Blog Acorda Sítio Novo 

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023