segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

FENÔMENOS NATURAIS: Mar Avança e Erosão Tende a Piorar no Litoral Potiguar

Barra de Maxaranguape: erosão se agravou em 2002. Desde então, situação só se agravou. Na orla, vários prédios ruíram
Estudos apontam há décadas que o problema da erosão na costa potiguar é sério e só tende a piorar. Além de Ponta Negra - que recebe projeto de enrocamento para contenção e proteção do calçadão, afetado pela força das águas, nos últimos anos,  outras 16 praias do litoral têm situação crítica. A TRIBUNA DO NORTE visitou algumas dessas praias e mostra o cenário de destruição e as tentativas frustadas de impedir o avanço das águas. Especialistas afirmam que os processos erosivos afetam mais de 60% das praias potiguares e causam, além de tristeza e frustração, prejuízos econômicos aos moradores que assistem suas casas serem levadas pelas águas do mar. Em Ponta Negra, o mar avança, em média, até 1,8 metros por ano. Mas na Ponta do Tubarão, em Macau, esse avanço chega até 50 metros por ano. 
Mar avança uma média de 1,8 metro/ano em Ponta Negra

Estudos recentes mostram que dos anos 70 até 2012, o avanço relativo do nível médio do mar de Ponta Negra avançou uma média de até 1,8 metros por ano. O comportamento do oceano é fácil de se perceber. Basta dar um passeio no calçadão de uma das praias mais famosas da cidade para se deparar com obras promovidas pela Prefeitura com o objetivo de conter as ondas. O problema não é exclusividade de Ponta Negra. Estudos recentes mostram que o avanço do mar pode ser percebido nos 17 estados banhados pelo Oceano Atlântico, no Brasil. No Estado, o mesmo pode ser visto em outras 16 praias, principalmente, mais ao norte, como em Muriu, pertencente ao município de Ceará mirim, Barra de Maxaranguape e, no extremo norte, Macau.

A costa potiguar é dividida em dois setores pelos cientistas. A faixa de terra limitada a leste pelo Cabo Calcanhar, município de Touros, e a oeste pela praia de Tibau, município de Tibau – divisa entre os estrados do RN e Ceará – é nominada pelos cientistas de litoral setentrional. A extensão de terra limitada ao sul pela praia do Sagi, município de Baía Formosa – divisa do RN com Paraíba – e ao norte pelo Cabo Calcanhar, município de Touros, é denominada litoral oriental.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023