quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Treinamento Militar da Força Aérea Brasileira deixa população assustada em Currais Novos/RN

Por volta das 10h40min, a cidade de Currais Novos sentiu uma pequena explosão em vários bairros da cidade e em comunidades rurais. Várias pessoas inclusive, alegaram que em algumas casas, o gesso rachou e algumas paredes e portas chegaram a balançar
Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Caicó, está acontecendo a Cruzex, ou seja, uma simulação de Guerra que acontece anualmente e envolve vários pais, e desta vez foi colocado uma base da Aeronáutica, com cerca de 70 militares, na cidade de Caicó, além de Natal e Pau dos Ferros.


E isso pode ter sido uma explosão, quando alguns caças ultrapassam a barreira do som, e pode chegar a quebrar janelas. Quando o ar em fluxo supersônico é comprimido, sua pressão e densidade aumentam, formando uma onda de choque. Em vôo supersônico (com velocidades acima de Mach 1), o avião produz inúmeras ondas de choque, sendo mais intensas as que se originam no nariz do avião, nas partes dianteira (bordo de ataque) e posterior (bordo de fuga) das asas e na parte terminal da fuselagem.
As ondas de choque geradas por um avião em vôo supersônico atingirão o solo depois da passagem do avião que as está produzindo, pois esse é mais veloz. Um observador no solo ouvirá um forte estampido assim que as ondas de choque o alcançarem.
Esse estampido é conhecido como 'estrondo sônico', e sua intensidade depende de vários fatores, tais como dimensões do avião, forma do avião, velocidade do vôo e altitude. Esse fenômeno pode, em certas circunstâncias, ser forte o suficiente para produzir danos materiais no solo, como quebra de vidros, rachaduras em paredes, muros e outros estragos. Essas possibilidades limitam a operação de voos em velocidades supersônicas sobre os continentes.

Fonte: 3ª CIPM de Currais Novos via Blog Edmilson Sousa

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023