quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Secretaria de Saúde pede mais 22 profissionais do Programa Mais Médicos em Natal


A Secretaria Municipal de Saúde poderá receber em breve o reforço de mais 22 profissionais do Programa Mais Médicos. A solicitação já foi encaminhada ao Governo Federal, responsável pelo programa. A informação foi repassada pelo secretário municipal de Saúde, Cipriano Maia, durante a apresentação à Câmara Municipal de Natal da versão preliminar do relatório de atividades da secretaria do segundo quadrimestre de 2013. 

Durante a apresentação realizada ontem (9), o secretário de Saúde fez um breve relato das ações realizadas, destacando que, apesar das dificuldades enfrentadas, houve avanço na melhoria das estruturas de Atenção Básica e Especializada, a reorganização de serviço, com a inclusão, por meio do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) de 60 médicos para complementar equipes da Estratégia Saúde da Família e a integração na rede municipal de oito médicos do programa Mais Médicos.
O secretário elencou ainda a realização de serviços de recuperação e manutenção de equipamentos médico-hospitalares em todas as unidades de saúde; implementação do processo seletivo de profissionais de saúde para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Cidade da Esperança e Pajuçara; reorganização das policlínicas; e realização de mutirão de cirurgias eletivas (varizes, hérnias, próstatas, catarata, entre outras).

As reformas das unidades de saúde de Vale Dourado, Guarita, Cidade Praia e, em fase de finalização, as unidades de Gramoré, Nova Natal, Parque das Dunas e Nova Descoberta, foram outros pontos abordados por Cipriano. Ele destacou, também, a implementação da política de humanização nos serviços de saúde; da capacitação e especialização dos profissionais, por meio, de curso à distância, oferecido pela UFRN; e do fortalecimento das ações de vigilância em saúde e implantação de política de promoção da saúde, entre outras ações.

O secretário solicitou apoio dos vereadores para a votação do projeto de auxílio-moradia e auxílio-alimentação para os profissionais dos Mais Médicos, já que estas despesas são de responsabilidade do Município beneficiado pelo programa. Cada médico do programa recebe uma bolsa de R$ 10 mil do Governo Federal.

A audiência de apresentação do relatório de atividades do segundo quadrimestre de 2013 da saúde foi presidida pelo vereador Fernando Lucena, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal, e contou com a participação dos vereadores Aroldo Alves, Hugo Manso e Franklin Capistrano, além dos representantes do Conselho Municipal de Saúde, Eliton Duarte e Maria Nazaré Batista, e lideranças comunitárias.
Fonte: Nominuto

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023