terça-feira, 8 de outubro de 2013

MUNDO: Nobel de Física de 2013 premia descoberta da 'partícula de Deus'

O britânico Peter Higgs e o belga François Englert ganharam nesta terça-feira (8) o prêmio Nobel de física de 2013 por preverem a existência do bóson de Higgs, a partícula-chave que explica por que a matéria elementar tem massa.
Os dois cientistas eram favoritos para dividir o prêmio de 8 milhões de coroas suecas (1,3 milhão de dólares) desde que o trabalho teórico deles foi finalmente confirmado por experimentos realizados no acelerador de partículas LHC, o Grande Colisor de Hádrons do Cern (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares).
A Real Academia de Ciências explicou que em 1964 uma equipe de físicos postulou teoricamente a existência deste mecanismo. A instituição argumentou que ambos merecem o prêmio pelo "descobrimento teórico de um mecanismo que contribui para nosso entendimento da origem das partículas subatômica com massa".
"A teoria premiada é uma parte central do Modelo Padrão das partículas físicas que descreve como o mundo é construído", disse a Real Academia Sueca de Ciências em comunicado. "De acordo com o Modelo Padrão, tudo, de flores e pessoas a estrelas e planetas, consiste de apenas alguns blocos de construção: partículas de matéria."
Englert e Higgs receberam em 2013 o prêmio Príncipe de Astúrias de Pesquisa. Englert nasceu em 1932 em e trabalha na Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica), enquanto Higgs nasceu em 1929 e leciona na Universidade de Edimburgo (Reino Unido).
O Nobel de física é o segundo a ser entregue este ano. Os prêmios por reconhecimento em ciências, literatura e paz foram entregues pela primeira vez em 1901, de acordo com o testamento do inventor da dinamite e empresário Alfred Nobel.
A atual edição do Nobel começou na segunda-feira (7) com o anúncio do prêmio de Medicina, vencido pelos americanos James E. Rothman e Randy W. Schekman e o alemão Thomas C. Südhof, por descobrirem o mecanismo que regula o trânsito vesicular, sistema de transporte essencial em nossas células.
Amanhã será divulgado o vencedor do Nobel de Química; na quinta-feira, de Literatura; na sexta-feira, da Paz; e na segunda-feira, de Economia. As entregas dos prêmios ocorrem, de acordo com a tradição, em duas cerimônias paralelas em 10 de dezembro, em Oslo para o da Paz e em Estocolmo para os restantes.
A Partícula de Deus - O nome Partícula de Deus ficou popular após a publicação do livro "A Partícula de Deus: Se o Universo é a resposta, qual é a pergunta?", escrito em 1993 pelo físico Leon Lederman, ganhador do Prêmio Nobel.
*com informações da agência EFE e da Reuters via Info

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023