quinta-feira, 26 de setembro de 2013

RN: STF mantém decisão do TJ e 70% devem retornar ao trabalho

Policiais civis e servidores do Itep reclamam perdas salariais
O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento à reclamação interposta pelo Sindicado dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (Sinpol). A entidade ingressou com pedido para reformar decisões proferidas pelo relator da Ação Cível Originária nº 2013. 014425-4, desembargador Claudio Santos, nos dias 29 de agosto e 3 de setembro. Nelas, o magistrado de segunda instância determinou que o Sinpol garantisse percentual mínimo de 70% de agentes, escrivães e funcionários do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) trabalhando enquanto durasse a greve da categoria, iniciada em 6 de agosto.
Celso de Mello negou seguimento à reclamação, ontem (24), julgando prejudicada a liminar requerida. Ainda é aguardada a publicação da decisão com o inteiro teor do posicionamento do relator. Segundo o TJRN, o STF ao apreciar outra outra reclamação, a nº 6568, definiu que a Polícias Civil não têm direito à greve.
A decisão sai um dia depois de reunião que o Sinpol/RN teve com o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. O encontro, segundo a diretoria do Sinpol, ocorreu para tratar desse recurso julgado ontem. A assessoria jurídica do Sindicato ainda tem três recursos em trâmite no Tribunal de Justiça do RN. O mais recente é o pedido de “exceção de suspeição” do desembargador Cláudio de Amorim Santos, no processo em que o magistrado atua como relator e decidiu pelo corte nos salários dos agentes e escrivães de Polícia Civil, faltosos ao trabalho.

O desconto é retroativo ao dia 3 de setembro, quando a decisão foi formalizada. Na manhã desta quarta-feira, 25, o presidente do Sinpol, Djair Oliveira, recebeu o mandado de intimação acerca da mais recente decisão proferida pelo desembargador Cláudio Santos que determinou aos grevistas manter uma distância de 200 metros do Centro Administrativo, Degepol, delegacias de plantão e Itep. Além dele foram notificados: o secretário de Segurança Pública do RN, Aldair da Rocha, o delegado Geral da PCRN, Ricardo Sérgio, e o diretor geral do ITEP, nazareno de Deus.

O Sindicato já confirmou que vai recorrer da decisão. A medida foi solicitada pelo Procuradoria Geral do Estado. O Sinpol/RN chegou a impedir o funcionamento das delegacias de plantão na noite da sexta-feira, 13, em protesto,pelo cancelamento de uma audiência de negociação que estava prevista. Os policiais e servidores do Itep suspenderam 100% dos serviços nas delegacias de plantão durante seis horas, até os primeiros minutos do sábado, 14.

“É um absurdo, sem precedentes na história do país. Cláudio Santos – desembargador que proferiu a decisão -  está criando uma legislação, sem precedentes na lei de greve”, atacou Djair Oliveira, presidente do Sinpol, em entrevista na última terça-feira. O Sinpol/RN garante que os grevistas não retomam o trabalho sem uma negociação vantajosa, mesmo sob a pressão do Estado. Do outra lado, o Governo afirma que ofereceu as propostas que pode cumprir e alega a falta de orçamento para arcar com os demais pleitos.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023