terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

POLÍTICA: HENRIQUE EDUARDO ALVES É O PRIMEIRO POTIGUAR A SER PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS


Henrique Eduardo Alves comemora o resultado das eleições com o ex-presidente Marco Maia, que deixou o comando da Câmara
O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) foi eleito ontem presidente da Câmara dos Deputados. Ele obteve 271 votos e derrotou os deputados Chico Alencar (Psol-RJ), Júlio Delgado (PSB-MG) e Rose de Freitas (PMDB-ES), que tiveram 11, 165 e 47 votos, respectivamente. Foram 3 votos brancos. No total, votaram 497 deputados.
Henrique Eduardo Alves é o primeiro potiguar na História a ser eleito presidente da Câmara. Sua escolha confirma acordo feito no início de 2011 entre PT e PMDB, pelo qual os dois partidos fariam um rodízio na Presidência da Câmara, cabendo ao PMDB o segundo biênio.
No primeiro discurso como presidente, Henrique Eduardo Alves disse que, após onze mandatos consecutivos como deputado federal, se sente plenamente maduro para assumir o cargo. "Já votei e elegi 15 presidentes e sei que hoje chego aqui pela história, pelo meu trabalho e pelo meu compromisso com o Parlamento", destacou.  

MESA DIRETORA

Após ser eleito em primeiro turno, Henrique Eduardo Alves assumiu o comando da Mesa Diretora e conduziu a apuração dos votos para os demais cargos. Foram eleitos todos os candidatos oficiais indicados pelos partidos ou blocos parlamentares. A composição da Mesa Diretora ficou da seguinte forma:

Henrique Eduardo Alves - Presidente

Andre Vargas (PT-PR) - 1ª Vice-Presidência;

Fábio Faria (PSD-RN) - 2ª Vice-Presidência;

Marcio Bittar (PSDB-AC) - 1ª Secretaria;

Simão Sessim (PP-RJ) - 2ª Secretaria;

Maurício Quintella Lessa (PR-AL) - 3ª Secretaria;

Biffi (PT-MS) - 4ª Secretaria;

Suplentes de secretário: Gonzaga Patriota (PSB-PE).



Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023