quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

EMPREGO: CONHEÇA OS DEZ MOTIVOS PELOS QUAIS OS FUNCIONÁRIOS PEDEM DEMISSÃO

Um alto índice de turnover pode custar caro para uma empresa. Mas reter os empregados também tem se tornado tarefa mais difícil. O site Glassdoor listou os dez principais motivos pelos quais os funcionários costumam pedir demissão, fazendo recomendações sobre como aumentar a retenção de talentos e manter a equipe satisfeita.

1. Falta de reconhecimento. Os empregados que saem por esses motivos não estão em busca de um tapinha nas costas a cada vez que terminam uma tarefa. Mas eles precisam ser lembrados, de vez em quando, que o trabalho que fazem é valioso para a empresa. Se forem ignorados por muito tempo, certamente irão buscar esse reconhecimento em outro local de trabalho.

2. Falta de compensação adequada. Esse é um grave problema e deve ser abordado mesmo que a empresa ache que está sendo justa. Não é nenhum segredo que as empresas que são mais generosas tendem a ser mais bem sucedidas.

3. Poucas folgas. Para compensar a equipe enxuta, muitas companhias sobrecarregam seus funcionários. Inicialmente, essa estratégia pode até funcionar, mas, a longo prazo, vai acabar provocando um alto índice de turnover e baixa produtividade, quando os trabalhadores começarem a se cansar da carga rigorosa imposta a eles.

4. Mudanças na direção. Empresas que não conseguem reconhecer a importância de uma decisão desse porte correm o risco de perder pessoal qualificado e valioso. Falar com os mais afetados pela mudança na direção é fundamental para manter a motivação dos funcionários e fazer com que a transição ocorra sem problemas.

5. Equipamentos velhos e desatualizados. Seja o mobiliário ou o sistema de telefonia, ferramentas que tornam o dia a dia de trabalho mais difícil têm um papel importante na fuga de talentos. Ficar continuamente substituindo esses funcionários provavelmente vai sair mais caro do que comprar equipamentos novos e mais modernos.

6. Metas fora da realidade. Estabelecer metas e objetivos é importante para manter o alto nível de produtividade e atingir melhores resultados. Isso é verdade tanto na vida pessoal quanto na profissional. Ficar constantemente mudando os objetivos e metas sem pensar no que é necessário para atingi-los pode afetar a motivação e produtividade dos funcionários. Aqueles que se sentem constantemente sendo testados nesse sentido podem eventualmente simplesmente resolver que não vale a pena.

7. Pouco apoio dos gestores. Chefes que não estão dispostos a apoiar aqueles que dependem deles vão encontrar dificuldade em manter uma equipe. Um líder respeitado precisa saber como fazer isso, mesmo que precise, às vezes, passar por cima de alguns de seus próprios objetivos profissionais.

8. Necessidade de desafios. Quando profissionais se cansam e ficam entediados com seus trabalhos, suas mentes vagueiam e eles começam a procurar uma posição mais desafiadora. Manter um bom profissional sempre desafiado com tarefas gratificantes é a melhor maneira de manter um profissional.

9. Ambiente pouco agradável e alegre. Olhe em volta em seu escritório. Os funcionários parecem felizes? Existe uma energia positiva que reverbera a cada departamento? Se não, porque isso não acontece? Locais de trabalho não precisam ser um ambiente pesado. Claro que não precisa ser uma atmosfera de festa o tempo todo, mas deveria ao menos ser agradável.

10. Falta de planejamento de carreira. Muitas vezes os funcionários ficam frustrados com a inabilidade dos seus superiores em apresentar um modelo a seguir. É que a maioria das pessoas não vai seguir em frente se não tiver ao menos uma ideia da direção em que está indo. E, se elas se perderem no meio do caminho, geralmente vão decidir seguir para outra direção. Um gestor atento vai saber guiar o funcionário e apresentar perspectivas de crescimento.


Da Agência O Globo Via DN Online

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