domingo, 28 de outubro de 2012

SANTA CRUZ/RN: conheça os segredos e curiosidades da idealização e construção de Santa Rita de Cássia, a maior imagem católica do mundo, erguida em pleno sertão potiguar

O dia 26 de junho de 2010 é histórico para os cerca de 37 mil habitantes de Santa Cruz-RN. Nesta data, foi inaugurado o santuário de Santa Rita de Cássia, que abriga a maior imagem católica do mundo. Do início ao fim da obra, foram exatos dois anos e 23 dias de trabalho, dedicação, fé, e muito suor de centenas de santacruzenses devotos de Santa Rita de Cássia que, de maneira direta ou indireta, foram responsáveis por transformar o sonho em uma colossal realidade de 56 metros de altura, erguida no alto do Monte Carmelo. 
Imagem de Santa Rita em fase de construção: foto, Credígila Medeiros
Imagem de Santa Rita em fase de construção. Foto: Credígila Medeiros
 A imagem desbancou em altura tudo que já havia sido construído, até então, no gênero católico no país, tais como o Cristo Redentor com seus 38 metros, a imagem de Padre Cícero no Juazeiro do Norte (CE) com 27 e até a famosa estátua da Liberdade que tem 46 metros. Assim é Santa Rita de Cássia, que só perde em grandiosidade para a própria história que tornou possível sua existência. É um pouco desta história que iremos contar a partir de agora.

A GÊNESE: Como nasceu a idéia de construção da imagem de Santa Rita de Cássia
Credígila Medeiros é funcionária de uma rádio local em Santa Cruz. Ela foi testemunha ocular de todo o processo, já que trabalhou na cobertura de construção da imagem de Santa Rita de Cássia. “Tenho um projeto sobre a história da cidade e a parte que narra a construção do santuário tratarei de forma especial porque acompanhei tudo de perto”, disse Credígila. Segundo ela, a ideia nasceu em 2007, quando o então prefeito Tomba, pensou em fazer algo que chamasse a atenção dos moradores de Santa Cruz e também daqueles que passassem pela cidade.
Tomba pensou inicialmente em colocar uma grande placa com letreiro no alto do Monte Carmelo e, com esse pensamento na cabeça, foi procurar o padre Aerton. O religioso então sugeriu a construção de uma imagem de Santa Rita de Cássia, já que era a padroeira da cidade e o povo tinha por ela uma enorme devoção. Tomba aceitou de imediato a sugestão, entretanto, nem ele, nem o padre Aerton imaginavam construir a maior imagem católica do mundo. Somente ao levar a idéia para a arquiteta Adriana Alves é que foi desenhado e imaginado algo que ficasse proporcional ao tamanho e imponência do Monte Carmelo. 
 
Leia mais

Fonte: V&C Artigos e Notícias

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023