domingo, 17 de junho de 2012

BRASIL: Caruaru tem pé de moleque de 15 metros

Junho é mês festa junina. Por todo o Brasil, os arraiás estão recebendo barraquinhas, quadrilhas e comidinhas que muita gente espera o ano todo pra comer. Só Caruaru, em Pernambuco, deve receber um milhão e duzentos mil visitantes neste mês.

São mais de trezentas atrações. Grandes nomes da música brasileira se apresentam na cidade, Michel Teló, Elba Ramalho, Dominguinhos, Chiclete com Banana.

Mauricio Kubrusly foi conferir como são os preparativos dessa grande festa. Neste arraial, tem um grupo de artistas de pernas de pau, que ficam a 1,40 do solo. Somando pernas e corpo, eles viram gigantes: 3,20 de altura. “É tranquilo, é tão bom, parece que a gente ta voando”, comenta a integrante da companhia.

Parece fácil, até criança anda nisso. A Jéssica, caçulinha do grupo, tem só 6 anos. Eles vão garantir a diversão da festa.

Mas quem está cuidando da comida?

A Dona Maria, conhecida como Maria do Bolo. Ela tem 66 anos, há quinze prepara uma tradição junina de Caruaru: o pé de moleque. Não é aquele doce de amendoim. Na cozinha da Dona Maria, pé de moleque é um bolo de castanha gigante! “Ele tá pra ser 15 metros”, conta Dona Maria.

O bolo é feito em partes no formato de um pé. O trabalho duro durou o dia, a noite e a madrugada, porque na sexta, logo de manhãzinha, a Dona Maria tinha de despachar o pé de moleque.

Você imagina quanto de ingrediente tem nesse enorme pé de moleque. São 800 quilos de mandioca, 300 gramas de açúcar, 250 quilos de margarina, 15 quilos de cravo, 15 quilos de canela, 15 quilos de erva-doce, 3 mil ovos, 40 quilos de doce de goiaba, 80 quilos de castanha, 60 quilos de coco ralado.

A disputa pelos pedaços durante a festa foi grande. Dona Maria ajudou a distribuir. Encerrou o trabalho aplaudida pelo povo. Foi o fim de mais uma festa, mas no dia seguinte tinha outra. E de gala. O pessoal vai com seus vestidões compridos, pelo meio da rua mesmo. Quase nem dá pra ver as pernas de pau. E Mauricio Kubrusly vai ser o noivo desta quadrilha. O espetáculo começa, logo vem o casamento. O padre dá a bênção. E é hora de beijar a noiva! Uma típica farra junina.

Domingo que vem tem mais, Mauricio Kubrusly estará em Campina Grande, na Paraíba.
Vejam o vídeo


Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023