domingo, 29 de abril de 2012

CIÊNCIA: Mentiras entre estadistas são raras', diz cientista político

O autor do livro 'Por que os líderes mentem' afirma que mentir sobre assuntos internacionais pode ser necessário, mas resultados tendem a ser desastrosos
“Se compete a alguém mentir é aos líderes da cidade, nos interesses da própria cidade, em virtude dos inimigos ou dos cidadãos”, escreveu Platão em sua obra A República. “A todas as demais pessoas não é lícito esse recurso.”Não pela primeira vez, o assunto abordado pelo filósofo grego no século IV a.C. foi retomado recentemente pelo premiado autor John Mearsheimer, professor de ciências políticas e codiretor do programa de Política de Segurança Internacional da Universidade de Chicago. Seu livro Por que os líderes mentem foi lançado no Brasil recentemente, pela Editora Zahar. Diferentemente de obras anteriores que se propõem a ressaltar a dificuldade de dissociar política e mentira, Mearsheimer traz conclusões surpreendentes. Os políticos, diz ele, usam a mentira de maneiras diferentes no contexto doméstico e internacional: se mentem com certa frequência ao seu povo, é bem mais raro que mintam entre si. Segundo Mearsheimer, os chefes de governo de países democráticos também mentiriam mais do que os autocratas. Confira a entrevista concedida ao site de VEJA:

Fonte: http://veja.abril.com.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá sou um fiel leitor dos blogs sitionovenses e estou indignado com o comportamento do redator do blog RN Informa na busca por um grande número de acessos a pagina. O que vem acontecendo é que o grande número de visitas registrado pelo blog está sendo provocado pelo próprio redator que utiliza a ferramenta de atualizar a pagina para aumentar seu número de acessos. Cada click na ferramenta gera uma nova visita.
Com isso o redator busca desprestigiar os demais blogs da cidade, que acabam ficando pra trás com as artimanhas adotadas pelo blogueiro. Na dúvida prestem atenção no contador de visitas do blog.

Chuvas no primeiro trimestre de 2023